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dc.creator.IDSILVA, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7843240520405589pt_BR
dc.contributor.advisor1RÊGO, Thaiseany de Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDRÊGO, T. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0964977646712026pt_BR
dc.description.resumoA evidenciação de informações ambientais representa uma ferramenta que permite a transparência econômico-financeira e que também pode ser usada como instrumento de marketing pelas empresas, uma vez que elas conseguem reconhecimento das suas atividades diante do meio ambiente e facilitam a obtenção de créditos junto as instituições financeiras. Ante ao exposto, o objetivo do presente estudo consiste em verificar se as maiores empresas do segmento de Papel e Celulose em 2008, denominadas pela REVISTA DINHEIRO, evidenciam informações relacionadas a contabilidade ambiental. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se em estudos bibliográficos e documentais (relatório de administração, relatório de sustentabilidade, notas explicativas, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício), sendo seleccionadas três empresas, entre as cinco denominadas pela REVISTA DINHEIRO no ano de 2008, haja vista que essas negociam suas ações na BOVESPA e são obrigadas a divulgar as demonstrações contábeis. Diante dos dados estudados, verificou-se a divulgação de 60,30% de itens ambientais no ativo, bem como uma predominância em 74% de itens contabeis ambientais, divulgados no relatório de sustentabilidade e a inexistência de modelo padronizado de divulgação que permita o estudo comparativo das informações relacionadas a Contabilidade Ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEvidenciação de itens ambientais: o caso das maiores empresas do segmento de papel e celulose da revista dinheiro em 2008.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe disclosure of environmental information is a tool for economic and financial transparency and can also be used as a marketing tool by companies, once they get recognition of their activities on the environment and facilitate the crediting institutions together financial. Faced with the above, the purpose of this study is to verify that the largest segment of Pulp and Paper in 2008, named by MONEY MAGAZINE, show information related to environmental accounting. For this purpose, the methodology was based on bibliographic and documentary studies (management report, sustainability report, notes, balance sheet, income statement for the year), three companies were selected among the five named by MONEY MAGAZINE year 2008, considering that these trade their shares on the BOVESPA and they required to disclose financial statements. From the data studied, there was a release of 60.30% items in environmental assets as well as predominance in 74% of environmental accounting items, as disclosed in the sustainability report and the lack of standardized disclosure model that allows the comparative study information related to Environmental Accounting.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15716-
dc.date.accessioned2020-09-28T16:51:41Z-
dc.date.available2020-09-28-
dc.date.available2020-09-28T16:51:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jônatas Nobre da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDisclosure of environmental items: the case of the largest companies in the paper and cellulose segment of the Dinheiro magazine in 2008.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jônatas Nobre da. Evidenciação de itens ambientais: o caso das maiores empresas do segmento de papel e celulose da revista dinheiro em 2008. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.pt_BR
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