Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Marcos Macri.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, M. M.pt_BR
dc.contributor.referee2MELO, Wellington Ferreira de.-
dc.contributor.referee2IDMELO, W. F.pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças tecnológicas, sociais ou demográficas que ocorrem no mundo induzem as pequenas e médias empresas a buscarem novas possibilidades de desenvolvimento e crescimento. A gestão estratégica ligada à avaliação do desempenho competitivo conduz ao entendimento das variáveis e fatores que compõem o ambiente das pequenas e médias empresas, o processo de planejamento e de ações estratégicas ligadas a cada setor administrativo direcionando assim para o sucesso das empresas diante de um mercado competitivo. Este trabalho teve como objetivo analisar como as Indústrias de Transformação da cidade de Sousa-PB delineiam suas estratégias funcionais visando ao desempenho competitivo.O instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário elaborado de acordo com a caracterização do processo administrativo, descrição das estratégias de marketing, recursos humanos, produção e contábilfinanceira desenvolvida para a compreensão do processo de tomada de decisão, e assim verificando quais os indicadores de desempenho competitivo são valorizados pelas empresas. Os dados foram tabulados pelo software Excel. Os resultados indicam que ainda existe a falta de conhecimento teórico em relação à gestão estratégia, bem como a utilização do BSC como ferramenta gerencial que permite a mensuração e o acompanhamento dos indicadores de desempenho, sendo desconhecido pela maioria das empresas pesquisadas, e como a sua implantação garante assim sua posição competitiva no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleGestão de estratégica e desempenho competitivo: um estudo nas indústrias de transformação da cidade de Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2015-03-09-
dc.description.abstractTechnological, social or demographic changes occurring in the world induce small and medium enterprises to seek new opportunities for development and growth. Strategic management in the assessment of competitive performance leads to understanding of the variables and factors that make up the environment for small and medium enterprises, the process of planning and strategic actions related to each administrative sector thus directing to the success of companies on a market competitive. This study aimed to analyze how the Manufacturing industry in the city of Sousa-PB outline their strategies for functional performance competitivo. O data collection instrument used was the standard form according to characterization the administrative process, description of marketing strategies, human resources, production and accounting and financial developed to understand the decision making process, and thereby determining which competitive performance indicators are valued by companies. Data were tabulated by Excel software. The results indicate that there is still a lack of theoretical knowledge for the management strategy and the use of the BSC as a management tool that allows the measurement and monitoring of performance indicators, being unknown by most of the companies surveyed, and how their deployment thus ensures its competitive position in the marketpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15731-
dc.date.accessioned2020-09-28T23:44:11Z-
dc.date.available2020-09-28-
dc.date.available2020-09-28T23:44:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectDesempenho competitivopt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectSmall and medium-sized enterprisespt_BR
dc.subjectStrategic managementpt_BR
dc.subjectCompetitive performancept_BR
dc.subjectPerformance indicatorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Joilandia Mateus dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStrategic management and competitive performance: a study in the transformation industries of the city of Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Joilandia Mateus dos. Gestão de estratégica e desempenho competitivo: um estudo nas indústrias de transformação da cidade de Sousa-PB. 2015. 90fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOILANDIA MATEUS DOS SANTOS - TCC ADMINISTRAÇÃO 2015.pdfJoilandia Mateus dos Santos - TCC Administração 2015510.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.