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Title: Direcionadores de competitividade no setor supermercadista em Cajazeiras-PB.
Other Titles: Competitiveness drivers in the supermarket sector in Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Josefa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DELFINO, Islania Andrade de Lira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Marcos Macri.
Keywords: Varejo;Supermercado;Direcionadores de competitividade;Retail;Supermarket;Competitiveness drivers
Issue Date: 9-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Josefa de Oliveira. Direcionadores de competitividade no setor supermercadista em Cajazeiras-PB. 2015. 67fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo central desta pesquisa foi investigar os direcionadores de competitividade no setor supermercadista em Cajazeiras - PB. Os sujeitos da pesquisa foram os empresários supermercadistas e stakeholders externos da cidade de Cajazeiras – PB. A metodologia utilizada baseou-se no método monográfico de cunho exploratória, descritiva e de campo. No processo de coleta dos dados o estudo baseou-se na técnica de formulário, por meio de um roteiro, de modo a identificar elementos que respondessem aos objetivos desta pesquisa. O tratamento dos dados foi de cunho qualitativo. Os resultados da pesquisa evidenciam as principais demandas e potencialidades em cada dimensão estudada. a) fatores internos: gestão participativa, melhoria na infraestrutura, sistema operacional no controle de caixa, ampliação de equipamentos e inovação tecnológica; nas estratégias de gestão de pessoas observou-se como variáveis mais adotadas o incentivo salarial, a bonificação e a capacitação. b) fatores estruturais: quanto à avaliação do setor foi classificado como competitivo; incentivos governamentais destacou-se o lucro real; a concorrência ocorre de forma desleal. c) fatores sistêmicos na visão dos gestores: fator macroeconômico de impacto foi à inflação; instituições atuantes foram a CDL, o PROCON e os bancos; políticas governamentais há pouco conhecimento; quanto às leis regulamentadoras tem-se o código do consumidor; a infraestrutura destacou-se como boa e na competitividade evidenciou-se o atendimento e o preço. d) Fatores sistêmicos para os stakeholders externos: fatores macroeconômicos foi o preço, a inflação e o aumento tarifário dos insumos; instituição mais atuante, o PROCON; existem políticas governamentais, mas não contribuem com benefícios no setor; lei regulamentadora foi o Código de Defesa do Consumidor; infraestrutura é importante e o preço é fator importante na competitividade. A partir dos resultados desta pesquisa conclui-se que as empresas têm similaridades na forma de gerir, mas que existe certa ausência de conhecimento quanto à parte regulamentadora e governamental que ampara as organizações que atuam neste setor.
Abstract: The central objective of this research was to investigate the drivers of competitiveness in the supermarket sector in Cajazeiras - PB. The research subjects were the supermarket business owners and external stakeholders of the city of Cajazeiras - PB. The methodology used was based on the monographic method of exploratory and descriptive nature and from field. In the data collection process the study was based on the form technique, through a script, in order to identify elements that would respond to the objectives of this research. The data treatment was qualitative nature. The research results show the main demands and potentialities in each dimension studied. a) internal factors: participative management, improvement on infrastructure, operating system on cash control, expansion of equipment and technological innovation; in people management strategies was observed as variables most adopted the salary incentive, bonus and training. b) structural factors: about the evaluation of the sector it was rated as competitive; government incentives stood out the real profit; competition occurs unfairly. c) systemic factors in the view of managers: macroeconomic impact factor was inflation; active institutions were the CDL, PROCON and the banks; government policies there is little knowledge; as the laws regulating it has the Consumer Code; infrastructure stood out as good and at the competitiveness evidenced up the attendance and the price. d) Systemic factors for external stakeholders: macroeconomic factors was the price, inflation and the rate increase of inputs; most active institution, PROCON; there are government policies, but do not contribute with benefits in the sector; regulatory law was the Consumer Protection Code; infrastructure is important and the price is an important factor in competitiveness. From the results of this research can be concluded that companies have similarities in how to manage, but that there is some lack of knowledge about the regulatory and governmental part that supports organizations that operate in this sector.
Keywords: Varejo
Supermercado
Direcionadores de competitividade
Retail
Supermarket
Competitiveness drivers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15732
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