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Title: Avaliação qualitativa da relação entre a oferta e demanda de serviços contábeis nas micro e pequenas empresas da cidade de Sousa - PB.
Other Titles: Qualitative assessment of the relationship between supply and demand for accounting services in micro and small companies in the city of Sousa - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Gerlaneide Linhares da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE , Lúcia Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REGO, Thaiseany de Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Fabiano Ferreira.
Issue Date: 17-Sep-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Gerlaneide Linhares da. Avaliação qualitativa da relação entre a oferta e demanda de serviços contábeis nas micro e pequenas empresas da cidade de Sousa - PB. 2010. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse estudo tem como objetivo principal investigar o desequilíbrio entre a oferta e a demanda por serviços contábeis com base na visão dos proprietários, empresários e/ou gestores de micro e pequenas empresas da cidade de Sousa-PB. Para alcance do objetivo proposto, foi utilizado como procedimentos metodológicos a pesquisa descritiva e de campo, realizada no período de fevereiro a maio de 2010, por meio da aplicação de um questionário, com perguntas fechadas, direcionado a 50 gestores. No qual houve um retorno de 30 questionários, portanto a amostra colhida e não-probabilística. Todas as empresas pesquisadas são do setor de comercio varejista. Em relação aos resultados da pesquisa, verificou-se que 40,01% das empresas participantes tem mais de 10 anos de atividade. Na percepção de 86,67% dos gestores o contador e considerado o profissional apto a produzir informações para o controle dos negócios e avaliação do desempenho da empresa. A pesquisa evidenciou que ha um certo desequilíbrio na oferta e demanda dos serviços contábeis. Um numero expressivo de informações gerenciais (61%), ligadas a Contabilidade, são processadas pelos gestores sem ajuda do contador, soma-se a esse fato a disposição de 73,33% dos gestores permanecerem com o contador mesmo que houvesse simplificação do recolhimento dos impostos e encargos sociais. Outrossim, 70% dos gestores entrevistados estão dispostos a pagar mais pelos serviços contábeis caso recebam informação útil para a tomada de decisões na empresa, haja vista que os serviços que estão sendo ofertados pelos seus contadores são de predominância fiscal, havendo pouca oferta de outros serviços que auxiliam os gestores no controle financeiro e econômico da empresa. A atitude de ter um bom relacionamento pessoal com os gestores tem influencia positiva na percepção dos gestores sobre a qualidade dos serviços contábeis ofertados.
Abstract: This study aims at investigating the imbalance between supply and demand for accounting services based on the vision of owners, entrepreneurs and / or managers of micro and small enterprises in the city of Sousa-PB. To reach the objective proposed, was used as a descriptive methodological procedures and field, held in February-May period of 2010 through the application of a questionnaire with closed questions, directed to 50 managers. In which there was a return of 30 questionnaires, so the sample taken is non-probabilistic. All companies surveyed are of the retail sector. Regarding the survey results, there was 40.01% of participating companies have over 10 years of activity. In the perception of 86.67% of the managers, the accountant is considered the professional to produce information for the control of the business and assessing the performance of the company. The research showed that there is an imbalance in supply and demand of accounting services .Um significant number of management information (61%), related to accounting, are handled by managers without the help of the counter, sum up the fact that the provision of 73 33% of managers remain with the counter even if there were simplifying the collection of taxes and social charges. Moreover, 70% of managers surveyed are willing to pay more for accounting services if they receive useful information for decision making in the company, given that the services being offered by their counters are predominantly fiscal, having little to offer other services that help managers in financial and economic control of the company. The attitude of having a good personal relationship with the managers has a positive influence on the perception of managers on the quality of accounting services offered.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15750
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