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dc.creator.IDSEVERO, S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3521631911819017pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, V. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4754499535748686pt_BR
dc.contributor.referee1PAASHAUS JÚNIOR, Aberto Gustavo.-
dc.contributor.referee1IDPAASHAUS JÚNIOR, A. G.pt_BR
dc.contributor.referee2LEMENHE, Flávio.-
dc.contributor.referee2IDLEMENHE, F.pt_BR
dc.description.resumoEm um ambiente cada vez mais acirrado pela competitividade, por fatores econômicos, políticos e sociais as empresas travam verdadeiras batalhas pela sobrevivência, buscam novas formas de atuação, procuram desenvolver ações que venham a atrair e manter clientes. Nessa perspectiva esse estudo desenvolveu-se com o objetivo principal de analisar as ações de comunicação e marketing desenvolvidas pelas empresas do ramo de artigos de vestuário e acessórios localizadas na cidade de Pombal-PB. No que diz respeito a classificação quanto aos objetivos a pesquisa é classificada como descritiva; quanto aos procedimentos técnicos é classificada como bibliográfica e pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados o formulário.Quanto ao método lógico, foi utilizado o método indutivo, e com relação ao método técnico utilizou-se o método estatístico por meio de uma estatística descritiva simples por acessibilidade. Com o estudo verificou-se que a propaganda é a ação mais praticada pelas empresas, o rádio é o veículo de divulgação mais utilizado e verificou-se também que o principal meio de contato com o cliente antes, durante ou após as ações desenvolvidas é a ligação telefônica (telemarketing), quea maioria das empresas realizam pelo menos alguma ação diariamente, que embora a maioria das empresas declarassem não realizar alguma ação como forma de reagir a uma ação dos concorrentes, ficou nítido com os dados das tabelas apresentadas que as empresas acabam que agindo dessa forma, pois, caso contrário perderiam clientes para os concorrentes. O estudo também evidenciou que em 88% das empresas que realizam alguma ação de comunicação e marketing os clientes informam como tomaram conhecimento das ações, o objetivo principal das empresas em realizarem as ações é aumentar as vendas, 58% das empresas não buscam informações sobre o perfil dos clientes ou consumidores em potencial, 31% das empresas acreditam que o rádio é o meio de divulgação mais eficiente para atrair clientes para a loja, 27% acreditam ser ele o meio que proporciona maior retorno das promoções e por último evidenciou-se que 52% das empresas que realizam alguma ação de comunicação e marketing acreditam que se não as realizassem manteriam os clientes atuais, mas não conquistariam novos clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleAs práticas e ações de marketing nas empresas de artigos no vestuário e acessórios localizadas na cidade de Pombal-PB.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractIn a environment Increasingly fierce by the competitiveness, by economic, political and social factors, the companies wage real battles for survival, they seek new ways of working, seeking for develop actions that may attract and keep customers. In this perspective this study was developed in order to analyze the actions of communication and marketing developed by the companies in the clothing and accessories sector, located in Pombal city, Paraíba. As regards the classification of research about the objectives it's classified as descriptive; as for technical procedures is classified as bibliographic and field research, using as data collection instruments, the form. As for the logical method used was the inductive method, and concerning the technical method, was used the statistical method through a simple descriptive statistics by accessibility. With the study was found that advertising is the most practiced action by companies, radio is the most used vehicle disclosure, it was also observed that the main means of contact with the customer before, during or after the actions developed is the telephone connection (telemarketing), that although most companies declare they do not perform any action in reaction to an action of competitors, it became clear with the data of the chart presented that companies end up acting that way, because otherwise they would lose customers to competitors. The study also showed that in 88% of companies that perform some form of communication and marketing, customers inform the companies how they have taken knowledge of the actions, the main objective of the companies in doing the actions is to increase sales, 58% of companies do not seek information about profile of potential customers or consumers, 31% of companies believe that radio is the most efficient means of divulgation to attract customers to the store, 27% believe that's the way to get higher financial return of promotions and finally became clear that 52% of companies that keep some form of communication and marketing, believe that if they didn't performing any action they would keep current customers but wouldn't conquer new customers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15761-
dc.date.accessioned2020-09-29T16:46:50Z-
dc.date.available2020-09-29-
dc.date.available2020-09-29T16:46:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAções de marketingpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectConfecçõespt_BR
dc.subjectMarketing actionspt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectClothingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSEVERO, Samuel Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMarketing practices and actions in clothing and accessories companies located in the city of Pombal-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSEVERO, Samuel Soares. As práticas e ações de marketing nas empresas de artigos no vestuário e acessórios localizadas na cidade de Pombal-PB. 2015. 54fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

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