Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNÓBREGA, I. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7853059896626743pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Marconi Araújo.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.referee2IDALVES, V. Q.pt_BR
dc.description.resumoO composto mercadológico é uma ferramenta do marketing que poderá, se bem utilizado, ser um diferencial competitivo para empresas de todos os portes, e ainda contribuir na inserção das empresas em contextos que exigem mudanças estruturais e estratégicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar como as empresas de pequeno porte do comércio varejista de confecções da cidade de Pombal–PB utilizam o composto mercadológico considerando as estratégias voltadas para seus clientes externos e internos.Para o alcance desse estudo realizou-se uma pesquisa de campo e descritiva por meio do método indutivo. A técnica de coleta de dados foi o formulário por meio de entrevistas com os donos das empresas. Os principais resultados da pesquisa apontam que os empresários do setor pesquisado concordam em parte com os benefícios advindos com a utilização do marketing, apesar de concordarem que o mesmo seja importante para atingir desejos e necessidades do cliente; os clientes internos mais importantes são os funcionários; o benefício mais importante dos produtos é a sua qualidade; a maioria das empresas considera que o preço do produto é adequado; a distribuição dos produtos ocorre por meio de loja própria na maioria das empresas e a comunicação com os clientes externos ocorre, em boa parte das empresas por meio da propaganda em rádio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdminitraçãopt_BR
dc.titleAplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.pt_BR
dc.date.issued2013-09-24-
dc.description.abstractThe marketing mix used in a right way can be a competitive differential for all sized companies, additionally it can to contribute on companies insertion in contexts that require structural and strategic changes. This study aim to identify how the smallsized companies of retails markets of clothing from the city of Pombal-PB use the marketing mix considering the strategies aimed to their external and internal customers. For the present investigation it was performed a fieldwork and descriptive study using the inductive method. The data collection technique was a form through interviews with the company owners. The main results shows that the entrepreneurs from the researched sector partially agree with the benefits of marketing use, although they agree that the marketing is important to achieve the desires and needs of customers; the internal customers most important are the employees; the most important benefits of products is the quality; the most companies consider that the price of their products is suitable; the products distribution is made by one single shop in most of the companies interviewed and the communication with the external customers occurs by radio advertising in the most of companies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15807-
dc.date.accessioned2020-10-01T16:56:59Z-
dc.date.available2020-10-01-
dc.date.available2020-10-01T16:56:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectComposto mercadológicopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectMarketing compoundpt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNÓBREGA, Ingrid Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplications of the marketing compound in small companies in the retail sector in clothing: a study in the city of Pombal-PB.pt_BR
dc.identifier.citationNÓBREGA, Ingrid Gomes. Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB. 2013. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INGRID GOMES NÓBREGA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2013.pdfIngrid Gomes Nóbrega -TCC Administração 2013514.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.