Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15839
Title: Uma revisão bibliográfica acerca da Síndrome de Burnout e a escassez de relatos de intervenção.
Other Titles: A bibliographic review about the Burnout Syndrome and the scarcity of intervention reports.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Angélica Priscila Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NUNES, Aline Vieira de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.
Issue Date: 29-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Angélica Priscila Araújo. Uma revisão bibliográfica acerca da Síndrome de Burnout e a escassez de relatos de intervenção. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo sistematizar produções acadêmico-científicas voltadas à temática da intervenção na síndrome de burnout. Realizou-se uma busca bibliográfica exploratória nas bases de dados SCIELO e LILACS utilizando os descritores em pares: burnout e intervenção; burnout e tratamento; esgotamento profissional e intervenção; e estresse ocupacional e intervenção. O material bibliográfico encontrado foi subdividido em três categorias referentes à síndrome de burnout: necessidade de intervenção; possibilidade de intervenção; e realização de intervenção. As produções que relataram as intervenções são mínimas, cabendo assim o relato das intervenções existentes e a problematização da pouca produção e/ou publicação sobre esse tema. Ademais, espera-se que este estudo propicie a reflexão acerca do problema, inspire e configure-se como um convite à abertura de um espaço onde as intervenções em síndrome de burnout possam ser realizadas, compartilhadas e alcancem os profissionais que se encontram em sofrimento.
Abstract: The present study aimed to systematize scientific academic productions focused on the issue of intervention in burnout syndrome. One conducted an exploratory literature research on SCIELO and LILACS databases using the paired descriptors: burnout and intervention; burnout and treatment; professional exhaustion and intervention; and occupational stress and intervention. The bibliographic material found was subdivided into three categories concerning burnout syndrome: need for intervention; possibility of intervention; and carrying out intervention. The productions that reported the interventions are minimal, thereby enabling the report of existing interventions and the questioning of the low production and/or publication about this topic. Furthermore, it is expected that this study will provide a reflection regarding this issue, and that will inspire and configure itself as an invitation to the opening of a space where interventions in burnout syndrome can be performed, shared, and reach the professionals who are in distress.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15839
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGÉLICA PRISCILA ARAÚJO BARROS - TCC PSICOLOGIA 2016.pdfAngélica Priscila Araújo Barros - TCC Psicologia CCBS - 2016. 863.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.