Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, A. P. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3939563530386579pt_BR
dc.contributor.advisor1NUNES, Aline Vieira de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDNUNES, A. V. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1290166719878724pt_BR
dc.contributor.referee1AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.-
dc.contributor.referee2SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo sistematizar produções acadêmico-científicas voltadas à temática da intervenção na síndrome de burnout. Realizou-se uma busca bibliográfica exploratória nas bases de dados SCIELO e LILACS utilizando os descritores em pares: burnout e intervenção; burnout e tratamento; esgotamento profissional e intervenção; e estresse ocupacional e intervenção. O material bibliográfico encontrado foi subdividido em três categorias referentes à síndrome de burnout: necessidade de intervenção; possibilidade de intervenção; e realização de intervenção. As produções que relataram as intervenções são mínimas, cabendo assim o relato das intervenções existentes e a problematização da pouca produção e/ou publicação sobre esse tema. Ademais, espera-se que este estudo propicie a reflexão acerca do problema, inspire e configure-se como um convite à abertura de um espaço onde as intervenções em síndrome de burnout possam ser realizadas, compartilhadas e alcancem os profissionais que se encontram em sofrimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.titleUma revisão bibliográfica acerca da Síndrome de Burnout e a escassez de relatos de intervenção.pt_BR
dc.date.issued2016-07-29-
dc.description.abstractThe present study aimed to systematize scientific academic productions focused on the issue of intervention in burnout syndrome. One conducted an exploratory literature research on SCIELO and LILACS databases using the paired descriptors: burnout and intervention; burnout and treatment; professional exhaustion and intervention; and occupational stress and intervention. The bibliographic material found was subdivided into three categories concerning burnout syndrome: need for intervention; possibility of intervention; and carrying out intervention. The productions that reported the interventions are minimal, thereby enabling the report of existing interventions and the questioning of the low production and/or publication about this topic. Furthermore, it is expected that this study will provide a reflection regarding this issue, and that will inspire and configure itself as an invitation to the opening of a space where interventions in burnout syndrome can be performed, shared, and reach the professionals who are in distress.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15839-
dc.date.accessioned2020-10-02T17:08:00Z-
dc.date.available2020-10-02-
dc.date.available2020-10-02T17:08:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSíndrome de burnout-
dc.subjectIntervenção-
dc.subjectSaúde mental do trabalhador-
dc.subjectBurnout syndrome-
dc.subjectIntervention-
dc.subjectWorker's mental health-
dc.subjectIntervención-
dc.subjectSalud mental del trabajador-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Angélica Priscila Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA bibliographic review about the Burnout Syndrome and the scarcity of intervention reports.pt_BR
dc.title.alternativeUna revisión de la literatura sobre el Síndrome de Burnout y la escasez de informes de intervención.-
dc.identifier.citationBARROS, Angélica Priscila Araújo. Uma revisão bibliográfica acerca da Síndrome de Burnout e a escassez de relatos de intervenção. 2016. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15839pt_BR
dc.description.resumenEl presente estudio tuvo como objetivo sistematizar producciones académico-científicas centradas en el tema de la intervención en el síndrome de burnout. Se realizó una búsqueda bibliográfica exploratoria en las bases de datos SCIELO y LILACS utilizando los descriptores en pares: burnout e intervención; agotamiento y tratamiento; desgaste profesional e intervención; y estrés e intervención ocupacional. El material bibliográfico encontrado se subdividió en tres categorías relacionadas con el síndrome de burnout: necesidad de intervención; posibilidad de intervención; y llevar a cabo la intervención. Las producciones que relataron las intervenciones son mínimas, ajustando así el relato de las intervenciones existentes y la problematización de la poca producción y/o publicación sobre este tema. Además, se espera que este estudio fomente la reflexión sobre el problema, inspire y sirva de invitación para abrir un espacio donde se puedan realizar, compartir y llegar a profesionales en apuros, intervenciones en el síndrome de burnout.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGÉLICA PRISCILA ARAÚJO BARROS - TCC PSICOLOGIA CCBS 2016.pdfAngélica Priscila Araújo Barros - TCC Psicologia CCBS 2016454.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.