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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1276541016176740pt_BR
dc.contributor.advisor1DELFINO, Islania Andrade de Lira.-
dc.contributor.advisor1IDDELFINO, I. A. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0993777333130230pt_BR
dc.contributor.referee1MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes.-
dc.contributor.referee1IDMAGALHÃES, M. R. A.pt_BR
dc.contributor.referee2PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.-
dc.contributor.referee2IDPEREIRA, A. W. R.pt_BR
dc.description.resumoA motivação é um fator importante a ser estudado, pois este elemento pode interferir no desempenho de um indivíduo no ambiente de trabalho. O presente estudo teve como objetivo avaliar quais aspectos ligados à motivação afetam o desempenho dos servidores internos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Gerência Regional Rio do Peixe - CAGEPA-GRRP. No intuito de atingir este objetivo, foram traçados quatro objetivos específicos: caracterizar a empresa e o perfil socioeconômico e profissional dos servidores; verificar de que forma a CAGEPAGRRP e os servidores definem as metas no ambiente organizacional; identificar os principais fatores capazes de estimular a motivação, na visão dos servidores; e verificar quais são os principais fatores capazes de afetar o desempenho dos servidores. A abordagem do problema foi feita de forma qualitativa e a estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso. Foi realizado um levantamento em pesquisas sobre comportamento humano, motivação no trabalho e as principais teorias motivacionais. A partir disso, percebeu-se que a Teoria do Estabelecimento de Metas aborda com maior ênfase a relação entre motivação e desempenho e por isso, esta teoria embasou o estudo. A coleta de dados junto aos sujeitos de pesquisa ocorreu por meio de entrevistas. Após esta etapa, foi escolhido o método da análise de conteúdo para a análise e interpretação dos dados. Os resultados obtidos na pesquisa foram apresentados através das categorias que surgiram a partir das entrevistas. Concluiu-se que alguns servidores planejam metas a fim de organizar o seu trabalho, mas a maioria não possui este hábito, pois alguns dos serviços não são programados e os meios mais utilizados pela CAGEPA-GRRP para transmitir informações a respeito dos serviços são documentos e comunicação verbal. Os fatores mais citados como estímulos para a motivação foram: ter boas condições de trabalho, bom relacionamento com os colegas na empresa e o salário, apesar de ter sido comentado em diversos depoimentos que a CAGEPA-GRRP não se preocupa em praticar ações voltadas para estimular a motivação dos seus colaboradores. Verificou-se que os principais fatores capazes de afetar o desempenho dos servidores são as metas, aptidões, tipo de supervisão da chefia, o clima e o reconhecimento. Os resultados deste estudo foram confrontados com a Teoria do Estabelecimento de Metas e outras teorias motivacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleMotivação no setor público: um estudo na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba em Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractMotivation is an important factor to be studied, because this element can interfere with the performance of an individual in the workplace. The present study has aimed to evaluate which aspects connected to the motivation affect the performance of the Company’s internal servers Water and Sewage of Paraiba – Regional Management Rio do Peixe - CAGEPA-GRRP. In order to achieve this goal, it has been traced four specific goals: to characterize the company and the socioeconomic profile of the servers; to verify in which way CAGEPA-GRRP and the servers define the goals in the organizational environment; to identify the main factors capable of stimulating motivation, in the severs’ view; and to verify which the main factors capable of affecting the performance of the servers are. The approach of the problem was done qualitatively and the research strategy adopted was the case study. It was carried out a survey in researches about human behavior, motivation at work and the main motivational theories. From that, it was noticed that the goal setting theory approaches with greater emphasis the relationship between motivation and performance and because of that, this theory has based the study. The data collection together with the research subjects occurred through interviews. After this step, it was chosen the content analysis method for the analysis and interpretation of data. The results obtained in the research were presented through the categories which emerged from the interviews. It is concluded that some employees plan goals in order to organize their work, but most of them does not have this habit, since some of the services are not programmed and the most used means by CAGEPA-GRRP for transmitting information about the services are documents and verbal communication. The most mentioned factors as stimulus for the motivation were: having good work conditions, good relationship with the workmates in the company and good salary, although it has been commented in many testimonials that CAGEPA-GRRP is not concerned about practicing actions for stimulating the motivation of their collaborators. It has been verified that the main factors capable of affecting the employees’ performance are the goals, aptitudes, type of chief supervision, the environment and the recognition. The results of this study were confronted with the theory of the establishment of goals and other motivational theories.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15845-
dc.date.accessioned2020-10-02T21:52:15Z-
dc.date.available2020-10-02-
dc.date.available2020-10-02T21:52:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstímulospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMetaspt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectCagepapt_BR
dc.subjectStimulipt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectGoalspt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCagepapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Karine dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMotivation in the public sector: a study at the Paraíba Water and Sewage Company in Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karine dos Santos. Motivação no setor público: um estudo na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba em Sousa-PB. 2013. 68fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

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KARINE DOS SANTOS OLIVEIRA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2013.pdfKarine dos Santos Oliveira- TCC Administração 2013413.19 kBAdobe PDFView/Open


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