Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1584
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUSTOSA, K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9888883440265511pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964593101151807pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Severino Bezerra.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Melânia Mendonça.-
dc.contributor.referee3BATISTA, Maria do Socorro Xavier.-
dc.contributor.referee4LIMA, Niédja Maria Ferreira de.-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi compreender como a Campanha de Educação Popular (Ceplar) se constituiu e desenvolveu sua prática político-educativa na Paraíba, no período de 1961 a 1964, e, nesta atuação, que diálogos estabeleceu com as Ligas Camponesas da Paraíba. Visando atender a este objetivo maior, definimos os seguintes objetivos específicos: 1- Contextualizar a Educação Popular no Brasil, no cenário político-social e educacional na década de 1960, e a influência do pensamento freireano nos movimentos educativos populares do período, dentre estes a Ceplar; 2- Situar e analisar a emergência dos movimentos campesinos e movimentos educativos populares na década de 1960, e quais as articulações e fundamentos político-pedagógicos que os influenciaram; 3- Analisar a vinculação estabelecida entre a Ceplar e as Ligas Camponesas da Paraíba, e refletir sobre o porquê da prática educativa da Ceplar ter sido considerada como uma atividade de caráter subversivo. Do ponto de vista teórico, nos referenciamos na abordagem dialética, numa perspectiva do materialismo histórico para tecer nossas análises e reflexões. As categorias analíticas Estado Ampliado, Intelectual Orgânico de Antônio Gramsci e Conscientização de Paulo Freire, orientaram o esforço de apropriação e entendimento do objeto de estudo. Do ponto de vista metodológico, o processo investigativo que resultou nesta dissertação esteve ancorado em um tripé formado por três grandes procedimentos de pesquisa: o estudo exploratório, a análise documental e os relatos orais de memória. Ao longo do trabalho foi possível compreender o momento histórico e teórico que provocaram e orientaram as formulações da Ceplar, que foram: a reorientação do capitalismo na perspectiva desenvolvimentista, a efervescência política e social dos anos 1960 na Paraíba, e em todo o Brasil, o surgimento de organizações sociais campesinas, e de uma nova concepção de Educação Popular, principalmente a partir do pensamento de Paulo Freire. A prática educativo-cultural da Ceplar, embora curta e abortada pelo golpe militar, foi uma experiência muito rica ao acenar ao horizonte de possibilidade. A sua contribuição para a organização camponesa na Paraíba apontou a possibilidade de que os sujeitos campesinos, considerados invisíveis assumissem um protagonismo social. A existência de pensamentos e práticas que contribuíam para suscitar essa ideia emancipatória assustou o latifúndio e as propostas conservadoras, fazendo com que sua prática educativa fosse considerada ―subversiva‖.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleQuando a educação é tomada como “ato subversivo”: a campanha de educação popular-CEPLAR e as ligas camponesas na Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2018-04-23-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to understand how the Popular Education Campaign (Ceplar) was constituted and developed its political-educational practice in Paraíba, from 1961 to 1964, and in this work, which dialogues established with the Peasant League of Paraíba. In order to meet this larger objective, we defined the following specific objectives: 1 - To contextualize Popular Education in Brazil, in the politico-social and educational scenario in the 1960s, and the influence of Freirean thought in the popular educational movements of the period, among these to Ceplar; 2- Situate and analyze the emergence of peasant movements and popular educational movements in the 1960s, and what articulations and political-pedagogical foundations that influenced them; 3- Analyze the established link between Ceplar and the Peasant League of Paraíba, and reflect on why Ceplar's educational practice has been considered as an activity of subversive character. From the theoretical point of view, we refer in the dialectical approach, in a perspective of historical materialism to weave our analyzes and reflections. The analytical categories Extended State, Intellectual Organic of Antônio Gramsci and Awareness of Paulo Freire, guided the effort of appropriation and understanding of the object of study. From the methodological point of view, the investigative process that resulted in this dissertation was anchored in a tripod formed by three great research procedures: the exploratory study, the documentary analysis and the oral reports of memory. Throughout the work it was possible to understand the historical and theoretical moment that provoked and guided the formulations of Ceplar, which were: the reorientation of capitalism in the development perspective, the political and social effervescence of the 1960s in Paraíba, and throughout Brazil, the emergence of peasant social organizations, and of a new conception of Popular Education, mainly from the thought of Paulo Freire. The educational-cultural practice of Ceplar, though short and aborted by the military coup, was a very rich experience in waving to the horizon of possibility. His contribution to the peasant organization in Paraíba pointed to the possibility that peasant subjects, considered invisible, would assume a social role. The existence of thoughts and practices that contributed to this emancipatory idea frightened the latifundio and conservative proposals, making its educational practice considered "subversive".pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1584-
dc.date.accessioned2018-08-29T16:49:31Z-
dc.date.available2018-08-29-
dc.date.available2018-08-29T16:49:31Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCampanha de Educação Popularpt_BR
dc.subjectCEPLARpt_BR
dc.subjectLigas Camponesaspt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectPeasant Leaguespt_BR
dc.subjectPopular Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUSTOSA, Kelyana da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationLUSTOSA, K. da S. Quando a educação é tomada como “ato subversivo”: a campanha de educação popular-CEPLAR e as ligas camponesas na Paraíba. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1584pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELYANA DA SILVA LUSTOSA – DISSERTAÇÃO PPGED CH 2018.pdfKelyana da Silva Lustosa - Dissertação PPGEd CH 20181.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.