Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1585
Title: O novo alunado universitário na perspectiva de docentes da UFCG.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Lênio Assis de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, André Augusto Diniz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DOMINGOS SOBRINHO, Moisés.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
???metadata.dc.contributor.referee3???: RODRIGUES, Melânia Mendonça.
Keywords: Educação Superior - Universidade;Universidade - Inclusão Social;Ensino Superior - Novo Alunado;Novo Alunado Universitário - Visão dos Docentes;New Student;Inclusion;University
Issue Date: 23-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, L. A. de. O novo alunado universitário na perspectiva de docentes da UFCG. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1585
???metadata.dc.description.resumo???: A universidade brasileira foi, historicamente, um espaço de exclusão das classes populares. Apenas a partir da década de 1990, com o crescimento do setor de educação superior, aliado, nas décadas seguintes, a uma política de democratização do acesso, ocorreu a entrada de um novo alunado nas universidades. O presente estudo tem por objetivo analisar o novo aluno universitário sob a ótica dos professores da UFCG, tendo por base a Teoria das Representações Sociais. Do universo de 681 professores, 37 de cada uma das áreas de exatas, humanas e saúde foram selecionados para compor a amostra, totalizando 111 participantes. Trata-se de um estudo qualitativo, com análise de conteúdo, e quantitativo, descritivo e transversal, com utilização de livre associação de palavras (ALP), além de um questionário estruturado, com dez questões objetivas estruturadas em escala likert e três questões discursivas, como instrumentos de coleta de dados. Os resultados indicaram a representação social fundamentalmente negativa de um alunado jovem, imaturo e despreparado, por professores de todas as áreas, mas com indicações importantes de mudança na área de humanas, onde o alunado é também visto como promissor.
Abstract: The Brazilian university was, historically, a space of exclusion of the popular classes. Only in the 1990s, with the growth of the higher education, allied in the following decades to a policy of democratization of access, occurred the entry of a new student into universities. The present study aims to analyze the new university student from the perspective of UFCG teachers, based on the Theory of Social Representations. From the universe of 681 professors, 37 from each of the areas of technology, human and health were selected to compose the sample, totaling 111 participants. It is a qualitative study, with quantitative, descriptive and transversal analysis, using free association of words (ALP), in addition to a structured questionnaire, with ten objective questions designed on a likert scale and three discursive questions, as research instruments. The results indicated a fundamentally negative social representation of a young, immature and unprepared student, by professors of all areas, but important indications of change observed in the human area, where the student is also seen as promising.
Keywords: Educação Superior - Universidade
Universidade - Inclusão Social
Ensino Superior - Novo Alunado
Novo Alunado Universitário - Visão dos Docentes
New Student
Inclusion
University
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1585
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÊNIO ASSIS DE BARROS – DISSERTAÇÃO PPGED CH 2018.pdfLênio Assis de Barros - Dissertação PPGEd CH 2018968.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.