Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15851
Title: A gestão ambiental na empresa e o perfil do gestor: um estudo junto às empresas do segmento alimentício do setor industrial da cidade de Sousa / PB.
Other Titles: Environmental management in the company and the profile of the manager: a study with companies in the food sector of the industrial sector in the city of Sousa / PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Mayara Muniz de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA NETO, Enéas Dantas da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valterlin da Silva.
Keywords: Meio ambiente;Gestão ambiental;Empresas do segmento alimentício;Environment;Environmental management;Food companies
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Mayara Muniz de. A gestão ambiental na empresa e o perfil do gestor: um estudo junto ás empresas do segmento alimentício do setor industrial da cidade de Sousa/PB. 2013. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O contemporâneo conceito de gestão ambiental engloba a propositura de novas ideias ligadas à necessidade de permanência em um mercado cada vez mais globalizado. Esta gestão está intrinsecamente relacionada às formas de gerir com responsabilidade ambiental, logo torna-se necessário agregar as estratégias empresariais e ética, que possam atender às necessidades dos grupos, pois estas são atingidas pelas atividades desenvolvidas por estas organizações,buscando não apenas o desenvolvimento econômico, mas também o desenvolvimento social e a preservação ambiental. A responsabilidade social detém atualmente uma maior importância no setor empresarial, e tem como fundamento que a sustentabilidade econômica, social e ambiental, devem estar agregadas as atividades empresariais e a garantia do bem estar coletivo das presentes e futuras gerações. O estudo contorna-se na avaliação da prática de gestão ambiental nas empresas do segmento alimentício do setor industrial da cidade de Sousa-PB e o perfil do principal gestor em relação às questões ambientais, abrangendo a verificação do nível de consciência das empresas sobre a gestão ambiental, descrevendo e abrindo discussão sobre os Sistemas de Gestão Ambiental empregados nas mesmas e se estes sistemas são utilizados. A referida pesquisa foi desenvolvida, verificando se as empresas, em estudo, praticam algum tipo de gestão ambiental e qual o perfil do principal gestor frente a essa questão. Para chegar ao resultado esperado foi utilizado como método de abordagem o indutivo, com o intuito de chegar a determinadas conclusões onde por meio da amostra de empresas foram constatados. Empregaram-se procedimentos histórico-evolutivo,dimensionados a um breve histórico da questão ambiental até o despertar da consciência sobre a preservação do meio ambiente. A utilização de questionários e entrevistas de forma exploratória e descritiva teve como técnica de pesquisa apresentar um diagnostico qualitativo da preocupação com a questão ambiental nas empresas em estudo utilizou-se a técnica de pesquisa bibliográfica, investigação documental para a formação do referencial teórico, utilizado pelo estudo. Sendo constado que as empresas sousenses, apesar de uma pequena parcela destas terem adotado um Sistema Ambiental de forma oficial (5%), a maior parte das empresas em estudo adota práticas que visam diminuir o consumo de água e energia,reaproveitam os resíduos do processo produtivo e já vem investindo na compra de equipamentos para a redução da emissão de poluentes, apresentando mudanças comportamentais quanto às preocupações ambientais e sociais, o que influência diretamente na forma de agir e desenvolver suas atividades. Quanto ao perfil dos gestores conclui-se que os mesmos em um futuro próximo desenvolverão suas atividades enquadradas às práticas ambientais, uma vez que em seu perfil tem características de solidariedade através do espírito em grupo e respeito ao outro e à vida, respeito aos direitos do consumidor, boa qualidade do ar e satisfação com o trabalho, o que nos mostra que os gestores dão importância à qualidade do ambiente que vive.
Abstract: The contemporary concept of environmental management encompasses the bringing of new ideas related to the need to remain in an increasingly globalized market. This management is intrinsically related to ways of dealing with environmental responsibility, then it is necessary to aggregate the business strategies and ethics, which can meet the needs of groups, as these are affected by the activities of these organizations, seeking not only to economic development but also social development and environmental preservation. Social responsibility currently holds greater importance in the business sector, and is based on the economic, social and environmental, should be aggregated business activities and ensuring the collective well-being of present and future generations. The study outlines on the evaluation of the practice of environmental management in companies in the food segment of the industrial sector of the city of Sousa-PB and the profile of the main manager in relation to environmental issues, including the verification of the level of awareness among companies about the environmental management describing and opening discussion on the environmental Management Systems employees the same and if these systems are referred utilizados.A research was conducted by checking whether the companies in the study, practice some form of environmental management and the profile of the front of the main manager this issue. To get the expected result was used as a method of inductive approach, in order to arrive at certain conclusions which through the sample companies were found. Procedures were employed historical-evolutionary, scaled to a brief history of environmental issues to the awakening of awareness about the preservation of the environment. The use of questionnaires and interviews to exploratory and descriptive research technique was to present a qualitative diagnosis of concern for environmental issues in companies in the study used the technique of bibliographical, documentary research for the formation of the theoretical framework used by study. Being featured in companies sousenses, although a small proportion of these have adopted Environmental System official form (5%), most of the companies in the study adopts practices that aim to reduce the consumption of water and energy, process waste reutilize productive and have been investing in the purchase of equipment for reducing emissions of pollutants, behavioral changes regarding environmental and social concerns, which directly influence the course of action and develop their activities. As the profile of managers concluded that the same in the near future will develop their activities under environmental practices, once on your profile has characteristics of the spirit of solidarity through group and respect for others and to life, respect for the rights of consumer, good air quality and job satisfaction, which shows that managers give importance to the quality of the living environment.
Keywords: Meio ambiente
Gestão ambiental
Empresas do segmento alimentício
Environment
Environmental management
Food companies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15851
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA MUNIZ DE OLIVEIRA - - TCC ADMINISTRAÇÃO 2013.pdfMayara Muniz de OLiveira -TCC Administração 2013837.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.