Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUCENA, P. E. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6286047845019439pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Marconi Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111688738963072pt_BR
dc.contributor.referee1MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes.-
dc.contributor.referee1IDMAGALHÃES, M. R. A.pt_BR
dc.contributor.referee2DELFINO, Islania Andrade de Lira.-
dc.contributor.referee2IDDELFINO, I. A. L.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo realizou-se em duas indústrias da cidade de Sousa-PB: a Sorvetes Mareni e a Sorvetes Flor de Lis, com o objetivo de identificar como o mercado percebe a imagem mercadológica dessas industrias através de seus processos de comunicação. Para chegar aos resultados, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com diretores,clientes e consumidores dessas indústrias para colher opiniões acerca desses itens. Utilizou-se também a pesquisa bibliográfica, onde foram analisados ideias, pontos de vista e concepções de diversos autores, especialistas em imagem mercadológica e comunicação empresarial, o que tornou possível a abordagem dos conceitos. Como técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo temática proposta por Bardin (1977). Os resultados mostram que as duas empresas possuem uma boa imagem no mercado, mas com relação à percepção da marca, eles revelam que a maior parte dos entrevistados possui uma melhor percepção da indústria Mareni, enquanto a Flor de Lis apresenta problemas em alguns pontos. Os resultados mostram ainda, falhas no processo de comunicação das duas organizações, o que demonstra a necessidade de planejamento sobre a maneira de se comunicar com o público. Observa-se também, que o aspecto mais importante relacionado à construção da imagem atual dessas organizações são os produtos. Ou seja, todo processo de comunicação que incorpora a criação de uma imagem mercadológica e consequentemente uma reputação no mercado está alicerçado, na percepção do mercado, nos produtos comercializados pelas empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleOs processos de comunicação na construção da imagem mercadológica das indústrias de sorvetes da cidade de Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe present study was performed in two industries in the city of Sousa-PB: a Sorvetes Mareni e a Sorvetes Flor de Lis, with the aim of identifying how the market perceives the marketing image of these industries through their communication processes. To arrive at the results, we used a qualitative approach, through interviews with directors, clients and consumers in these industries to gather opinions about these items. We also used the bibliographical research, which analyzed ideas, views and conceptions of various authors, experts in marketing image and corporate communications, which made it possible to approach the concepts. The technique of data analysis was used content analysis proposed by Badrin (1977). The results show that the two companies have a good image in the market, but with the perception of the brand, they reveal that the majority of respondents have a good perception of the industry only Mareni while Flor de Lis has problems at some points. The results also show faults in the communication process of the two organizations, which demonstrates the need for planning in the way of how to communicate with the public. It is also observed that the most important aspect related to the construction of the current image of these organizations are the products. in other words the entire process of communication that incorporates the creation of an Marketing image and consequently a market reputation is grounded in the perception of the market in products sold by companies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15853-
dc.date.accessioned2020-10-03T02:13:22Z-
dc.date.available2020-10-03-
dc.date.available2020-10-03T02:13:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectImagem mercadológicapt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.subjectMarketing imagept_BR
dc.subjectBusiness Communicationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUCENA, Paulo Eduardo Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCommunication processes in the construction of the marketing image of the ice cream industries in the city of Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationLUCENA, Paulo Eduardo Gomes de. Os processos de comunicação na construção da imagem mercadológica das indústrias de sorvetes da cidade de Sousa-PB. 2013. 87fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO EDUARDO GOMES DE LUCENA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2013.pdfPaulo Eduardo Gomes de Lucena - TCC Administração 2013950.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.