Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFURTADO, P. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2433560629905851pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Marconi Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111688738963072pt_BR
dc.contributor.referee1LEMENHE, Flávio.-
dc.contributor.referee1IDLEMENHE, F.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA NETO, Enéas Dantas da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA NETO, E. D.pt_BR
dc.description.resumoO setor do varejo farmacêutico é constantemente influenciado pelos elementos do ambiente empresarial externo, sejam por leis, regulações, concorrentes, ou mesmo oportunidades surgidas. É um setor promissor que vem crescendo a cada ano e atraindo para si mais investidores. Diante disto o estudo buscou identificar quais os elementos do ambiente empresarial externo nas farmácias e drogarias implantadas na cidade de Sousa, PB. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, bibliográfica e descritiva, realizada com um universo de 29 gestores das farmácias e drogarias da cidade, conforme dados da AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), escritório de Sousa - PB. Como resultados da pesquisa foram identificados que os elementos influenciadores da gestão, são: a carga tributária, os encargos (ANVISA, AGEVISA e CRF) e a concorrência. E esses elementos impactam a gestão das organizações, com redução de vendas, diminuição de clientes, diminuição do lucro, também constatado que os elementos possuem influência positiva, como o caso da PFPB (Programa Farmácia Popular do Brasil), Associativismo, programas de laboratório que impactam a empresa com o aumento nas vendas, no numero de clientes, melhor preço de compra, diferenciando as drogarias do mercado. Constatou-se ainda que a maneira que a empresa é afetada depende da decisão do gestor, no caso do SNPGC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados), que se trata de uma regulação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), porém é identificado como um implemento, que aumenta vendas, controla estoque e diferência a organização no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleA influência dos elementos do ambiente empresarial externo na gestão das Farmácias e Drogarias independentes da cidade de Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe retail pharmacy sector is constantly influenced by elements of the external business environment, whether by laws, regulations, competitors, or even opportunities arising. It is a promising sector that is growing every year and attracting more investors themselves. Before this study sought to identify which elements of the external business environment in pharmacies based in the city of Sousa, PB. This study is characterized as a quantitative, descriptive literature and held a universe of 29 managers of pharmacies in the city, according to the AGEVISA (State Agency for Sanitary Vigilance), office Sousa - PB. The research results have identified elements that influencers management are: the tax burden, the burden (ANVISA, AGEVISA and CRF) and competition. And these elements impact the management of organizations, with a reduction of sales, decreased customer, declining profit, also found that the elements have positive influence, as the case of PFPB (Popular Pharmacy Program in Brazil), Associations, laboratory programs that impact the company with the increase in sales, number of customers, best bid, differentiating the drugstore market. It was also found that the way the company is affected depends on the manager's decision in the case of SNPGC (National System of Management of Controlled Products), that it is a regulation of ANVISA (National Health Surveillance Agency), but is identified as an implement, which increases sales, stock control and deference to the organization in the market.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15854-
dc.date.accessioned2020-10-03T19:24:38Z-
dc.date.available2020-10-03-
dc.date.available2020-10-03T19:24:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectDrogariapt_BR
dc.subjectElementospt_BR
dc.subjectAmbiente externopt_BR
dc.subjectDrugstorept_BR
dc.subjectDrugstorept_BR
dc.subjectElementspt_BR
dc.subjectExternal environmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFURTADO, Petronio Gomes-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of elements of the external business environment in the management of independent Pharmacies and Drugstores in the city of Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationFURTADO, Petronio Gomes. A influência dos elementos do ambiente empresarial externo na gestão das Farmácias e Drogarias independentes da cidade de Sousa-PB. 2013. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PETRONIO GOMES FURTADO - TCC ADMINISTRAÇÃO 2013.pdfPetronio Gomes Furtado - TCC Administração 2013728.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.