Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15858
Title: Para além do "diga não ás drogas"; de crianças e adolescentes.
Other Titles: In addition to "say no to drugs"; of children and adolescents.
???metadata.dc.creator???: AMARAL, Carla de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MORAES, Maristela de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AMARAL, Carla de Souza. Para além do "diga não ás drogas"; de crianças e adolescentes. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse ensaio pretende problematizar o trabalho sobre drogas realizado junto a crianças e adolescentes no âmbito escolar, apontando as potencialidades de uma perspectiva de educação para autonomia nesses contextos. Essa discussão é fruto de inquietações movidas pela atuação no Programa Saúde na Escola, durante a realização de um estágio junto a um NASF. Em um primeiro momento, fez-se um breve resgate histórico sobre como vem se dando a relação entre os setores da saúde e da educação no Brasil, e como o ambiente escolar passa a ser entendida como importante locus para intervenções do campo da saúde. Em seguida, problematizou-se como a questão das drogas tem sido abordada nas escolas e suas possíveis implicações, desdobramentos e entraves, discutindo ainda, a partir da perspectiva da educação para a autonomia, outros modos fazer/pensar uma educação sobre drogas junto aos alunos. Nesse sentido, esse ensaio não pretende responder a pergunta de “o que fazer” em relação a essa problemática, mas tecer algumas pontuações em relação ao “como fazer”.
Abstract: This essay intends to problematize the work about drugs conducted with children and adolescents in school environment, pointing out the potential of an education for autonomy’s perspective in these contexts. This discussion is the result of concerns driven by the performance in the Health at School Program, while attending an internship in a NASF. At first, there was a brief historical review of how the relationship between the sectors of health and education in Brazil has been happening, and how the school environment becomes understood as an important locus for interventions on the field of health. Then, it was problematized how the drug issue has been addressed at schools and its possible implications, consequences and obstacles, still arguing, from the perspective of education for autonomy, other ways to do/think an education about drugs with the students. Thus, this essay is not intended to answer the question of "what to do" in relation to this problem, but to point some directions in relation to "how to do".
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15858
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA DE SOUZA AMARAL - TCC PSICOLOGIA 2016.pdfCarla de Souza Amaral - TCC Psicologia CCBS - 2016.269.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.