Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAMARAL, C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3850423505872657pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAES, Maristela de Melo.-
dc.contributor.advisor1IDMORAES, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2704701903980934pt_BR
dc.contributor.referee1AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.-
dc.description.resumoEsse ensaio pretende problematizar o trabalho sobre drogas realizado junto a crianças e adolescentes no âmbito escolar, apontando as potencialidades de uma perspectiva de educação para autonomia nesses contextos. Essa discussão é fruto de inquietações movidas pela atuação no Programa Saúde na Escola, durante a realização de um estágio junto a um NASF. Em um primeiro momento, fez-se um breve resgate histórico sobre como vem se dando a relação entre os setores da saúde e da educação no Brasil, e como o ambiente escolar passa a ser entendida como importante locus para intervenções do campo da saúde. Em seguida, problematizou-se como a questão das drogas tem sido abordada nas escolas e suas possíveis implicações, desdobramentos e entraves, discutindo ainda, a partir da perspectiva da educação para a autonomia, outros modos fazer/pensar uma educação sobre drogas junto aos alunos. Nesse sentido, esse ensaio não pretende responder a pergunta de “o que fazer” em relação a essa problemática, mas tecer algumas pontuações em relação ao “como fazer”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.titlePara além do "diga não ás drogas"; de crianças e adolescentes.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis essay intends to problematize the work about drugs conducted with children and adolescents in school environment, pointing out the potential of an education for autonomy’s perspective in these contexts. This discussion is the result of concerns driven by the performance in the Health at School Program, while attending an internship in a NASF. At first, there was a brief historical review of how the relationship between the sectors of health and education in Brazil has been happening, and how the school environment becomes understood as an important locus for interventions on the field of health. Then, it was problematized how the drug issue has been addressed at schools and its possible implications, consequences and obstacles, still arguing, from the perspective of education for autonomy, other ways to do/think an education about drugs with the students. Thus, this essay is not intended to answer the question of "what to do" in relation to this problem, but to point some directions in relation to "how to do".pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15858-
dc.date.accessioned2020-10-05T15:24:25Z-
dc.date.available2020-09-05-
dc.date.available2020-10-05T15:24:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDrogas-
dc.subjectSaúde-
dc.subjectEducação para autonomia-
dc.subjectCrianças e adolescentes-
dc.subjectDrugs-
dc.subjectHealth-
dc.subjectEducation for autonomy-
dc.subjectChildren and teenagers-
dc.subjectSalud-
dc.subjectEducación para la autonomía-
dc.subjectInfancia y adolescentes-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMARAL, Carla de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIn addition to "say no to drugs"; of children and adolescents.pt_BR
dc.title.alternativeAdemás de “di no a las drogas”; de niños y adolescentes.-
dc.identifier.citationAMARAL, Carla de Souza. Para além do "diga não ás drogas"; de crianças e adolescentes. 2016. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15858pt_BR
dc.description.resumenEste ensayo tiene como objetivo problematizar el trabajo sobre drogas realizado con niños y adolescentes en el ámbito escolar, señalando las potencialidades de una perspectiva de educación para la autonomía en estos contextos. Esta discusión es el resultado de inquietudes impulsadas por el trabajo en el Programa Salud en la Escuela, durante una pasantía en una NASF. En un primer momento, se realizó una breve revisión histórica sobre cómo se viene dando la relación entre los sectores de la salud y la educación en Brasil, y cómo el ambiente escolar es ahora entendido como un lugar importante para las intervenciones en el campo de la salud. Luego, se discutió cómo se ha abordado el tema de las drogas en las escuelas y sus posibles implicaciones, desarrollos y obstáculos, discutiendo también, desde la perspectiva de la educación para la autonomía, otras formas de hacer/pensar una educación sobre drogas con los estudiantes. En ese sentido, este ensayo no pretende responder a la pregunta de “qué hacer” en relación a este problema, sino tejer algunos puntos en relación al “cómo hacerlo”.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA DE SOUZA AMARAL - TCC PSICOLOGIA CCBS 2016.pdfCarla de Souza Amaral - TCC Psicologia CCBS 2016155.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.