Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923125459801332pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, André Augusto Diniz.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, A. A. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8891017471432810pt_BR
dc.contributor.referee1DOMINGOS SOBRINHO, Moisés.-
dc.contributor.referee2SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.-
dc.contributor.referee3RODRIGUES, Melânia Mendonça.-
dc.description.resumoA universidade brasileira foi, historicamente, um espaço de exclusão das classes populares. Apenas a partir da década de 1990, com o crescimento do setor de educação superior, aliado, nas décadas seguintes, a uma política de democratização do acesso, ocorreu a entrada de um novo alunado nas universidades. O presente estudo tem por objetivo analisar o novo aluno universitário sob a ótica dos professores da UFCG, tendo por base a Teoria das Representações Sociais. Do universo de 681 professores, 37 de cada uma das áreas de exatas, humanas e saúde foram selecionados para compor a amostra, totalizando 111 participantes. Trata-se de um estudo qualitativo, com análise de conteúdo, e quantitativo, descritivo e transversal, com utilização de livre associação de palavras (ALP), além de um questionário estruturado, com dez questões objetivas estruturadas em escala likert e três questões discursivas, como instrumentos de coleta de dados. Os resultados indicaram a representação social fundamentalmente negativa de um alunado jovem, imaturo e despreparado, por professores de todas as áreas, mas com indicações importantes de mudança na área de humanas, onde o alunado é também visto como promissor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO novo alunado universitário na perspectiva de docentes da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2018-04-23-
dc.description.abstractThe Brazilian university was, historically, a space of exclusion of the popular classes. Only in the 1990s, with the growth of the higher education, allied in the following decades to a policy of democratization of access, occurred the entry of a new student into universities. The present study aims to analyze the new university student from the perspective of UFCG teachers, based on the Theory of Social Representations. From the universe of 681 professors, 37 from each of the areas of technology, human and health were selected to compose the sample, totaling 111 participants. It is a qualitative study, with quantitative, descriptive and transversal analysis, using free association of words (ALP), in addition to a structured questionnaire, with ten objective questions designed on a likert scale and three discursive questions, as research instruments. The results indicated a fundamentally negative social representation of a young, immature and unprepared student, by professors of all areas, but important indications of change observed in the human area, where the student is also seen as promising.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1585-
dc.date.accessioned2018-08-29T17:04:56Z-
dc.date.available2018-08-29-
dc.date.available2018-08-29T17:04:56Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação Superior - Universidadept_BR
dc.subjectUniversidade - Inclusão Socialpt_BR
dc.subjectEnsino Superior - Novo Alunadopt_BR
dc.subjectNovo Alunado Universitário - Visão dos Docentespt_BR
dc.subjectNew Studentpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Lênio Assis de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationBARROS, L. A. de. O novo alunado universitário na perspectiva de docentes da UFCG. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1585pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÊNIO ASSIS DE BARROS – DISSERTAÇÃO PPGED CH 2018.pdfLênio Assis de Barros - Dissertação PPGEd CH 2018968.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.