Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15860
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAMARAL, C. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1921665388565896pt_BR
dc.contributor.advisor1SERAFIM, Roseane Christhina da Nova Sá.-
dc.contributor.advisor1IDSERAFIM, R. C. N. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0695092587147553pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Flávia Moura de.-
dc.contributor.referee2CARNEIRO, Virgínia Teles.-
dc.description.resumoA prática do profissional de psicologia no cenário hospitalar refere-se a um saber especializado legitimado pelo Conselho Federal de Psicologia. Objetiva-se com este relato de experiência de estágio, descrever a prática psicológica realizada com crianças diagnosticadas com câncer, seus acompanhantes (familiares) e equipe de saúde. O estágio foi realizado numa enfermaria oncopediátrica, sediada num hospital universitário do Estado da Paraíba, durante março, abril e maio do corrente ano. As atividades de campo perfizeram um total de 180 carga horária, o que corresponde um total de 36 plantões de 20 horas por semana. Os procedimentos e intervenções clínicas foram norteados pela Psicologia da Saúde e Semiótica de Charles Pierce, em consonância ao modelo de clínica ampliada e compartilhada, com vistas a minimizar a experiência de sofrimento relacionada ao adoecimento, hospitalização e tratamento. Foram realizadas entrevistas de anamneses, avaliação psicológica, intervenções psicoeducativas e psicoprofiláticas com uso de materiais lúdicos como recurso terapêutico auxiliar. Por meio da escuta clínica ampliada, verificou-se que o signo câncer emerge na fala da equipe de saúde (profissionais e estudantes de psicologia, medicina e enfermagem) como ícone de doença crônica, ao mesmo tempo em que indica inúmeras intervenções invasivas e interdições sobre o corpo das crianças hospitalizadas para tratamento oncológico. Este mesmo signo quando emerge associado ao signo internação e tratamento, desvela representações negativas associadas a estados de angústia e ansiedade. Estes e outros conteúdos demandaram do diagnóstico e prognóstico de crianças com câncer, enfatizando o sujeito para além do adoecimento. A partir do vivenciado, novos conhecimentos foram adquiridos, tornando-se incontestável a importância que um acompanhamento psicológico tem no que tange pensar em possibilidades de enfrentamento para crianças que tem uma doença crônica, aqui, o câncer e seus familiares que acompanham o processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.titleO fazer psicológico na oncopediatria: relato de experiência de estágio.pt_BR
dc.date.issued2016-10-04-
dc.description.abstractThe practice of psychology professional in the hospital setting refers to a specialized knowledge legitimized by the Federal Council of Psychology. Purpose is to achieve with this report of stage experience, describe the psychological practice performed with children diagnosed with cancer, their caregivers (family) and health staff. The stage was held in oncopediátrica ward, based in a university hospital in the state of Paraiba, during March, April and May of this year. Field activities amounted to a total of 180 hours, representing a total of 36 shifts of 20 hours per week. The procedures and clinical interventions were guided by the Health Psychology and Semiotics Charles Pierce in line to Amplified clinic model, in order to minimize the experience of suffering related to illness, hospitalization and treatment. Anamnesis interviews were conducted; psychological assessment, psychoeducational interventions and Psych prophylactic with use of play materials as auxiliary therapeutic resource. Through qualified listening, it was found that the sign cancer emerges in the health team of speech (professionals and students of psychology, medicine and nursing) as chronic disease icon, while indicating numerous invasive interventions and bans on body of children hospitalized for cancer treatment. This same sign when the sign emerges associated hospitalization and treatment reveals negative representations associated with distress and anxiety states. These and other content demanded the diagnosis and prognosis of children with cancer, emphasizing the subject beyond the illness. From experienced, new knowledge has been acquired, becoming undeniable the importance that psychological counseling has regarding think of coping possibilities for children who have a chronic disease, here, cancer and their family members who accompany the process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15860-
dc.date.accessioned2020-10-05T15:45:20Z-
dc.date.available2020-10-05-
dc.date.available2020-10-05T15:45:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia da Saúde-
dc.subjectPrática Clínica-
dc.subjectSemiótica-
dc.subjectCâncer Infantil-
dc.subjectHealth Psychology-
dc.subjectClinical Practice-
dc.subjectSemiotics-
dc.subjectChildhood Cancer-
dc.subjectPsicología de la Salud-
dc.subjectCáncer Infantil-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMARAL, Carlúcia Cardoso do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePsychological practice in oncopediatrics: report of internship experience.pt_BR
dc.title.alternativeLa práctica psicológica en oncopediatría: relato de una experiencia de internado.-
dc.identifier.citationAMARAL, Carlúcia Cardoso do. O fazer psicológico na oncopediatria: relato de experiência de estágio. 2016. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15860pt_BR
dc.description.resumenEl ejercicio del profesional de la psicología en el escenario hospitalario se refiere a saberes especializados legitimados por el Consejo Federal de Psicología. El presente relato de experiencia de pasantía tiene como objetivo describir la práctica psicológica realizada con niños diagnosticados con cáncer, sus acompañantes (familiares) y el equipo de salud. El internado fue realizado en una sala de oncopediatría, con sede en un hospital universitario del Estado de Paraíba, durante los meses de marzo, abril y mayo del presente año. Las actividades de campo ascendieron a un total de 180 cargas de trabajo, lo que corresponde a un total de 36 turnos de 20 horas semanales. Los procedimientos e intervenciones clínicas fueron guiados por la Psicología de la Salud y la Semiótica de Charles Pierce, en línea con el modelo clínico ampliado y compartido, con el objetivo de minimizar la experiencia del sufrimiento relacionado con la enfermedad, la hospitalización y el tratamiento. Se realizaron entrevistas de anamnesis, valoración psicológica, intervenciones psicoeducativas y psicoprofilácticas con el uso de materiales lúdicos como recurso terapéutico auxiliar. A través de la escucha clínica ampliada, se constató que el signo cáncer emerge en el discurso del equipo de salud (profesionales y estudiantes de psicología, medicina y enfermería) como icono de enfermedad crónica, al mismo tiempo que indica numerosas intervenciones invasivas y prohibiciones en el cuerpo de los niños hospitalizados para el tratamiento del cáncer. Este mismo signo, cuando emerge asociado al signo hospitalización y tratamiento, revela representaciones negativas asociadas a estados de angustia y ansiedad. Estos y otros contenidos requerían el diagnóstico y pronóstico de los niños con cáncer, enfatizando el tema más allá de la enfermedad. A partir de lo vivido se adquirieron nuevos conocimientos, siendo innegable la importancia que tiene un seguimiento psicológico en cuanto a pensar posibilidades de enfrentamiento para los niños que presentan una enfermedad crónica, aquí el cáncer y sus familiares que acompañan el proceso.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLÚCIA CARDOSO DO AMARAL - TCC PSICOLOGIA CCBS 2016.pdfCarlúcia Cardoso do Amaral - TCC Psicologia CCBS 2016357.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.