Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGUIMARÃES, C. L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2848016067883193pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, L. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813864142204954pt_BR
dc.contributor.referee1GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.-
dc.contributor.referee2CHAVES, Célia Maria Cruz Marques.-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral investigar a relação entre a emissão de comportamentos agressivos e o uso de Técnicas e Práticas Parentais de Socialização adotadas pelas mães de crianças em Desenvolvimento Típico (DT) e de crianças com Síndrome de Down (SD) entre 4 e 10 anos de idade. Participaram da pesquisa 34 mães de crianças com SD e 34 mães de crianças em DT, respondendo a três escalas. Os resultados apontaram que as práticas de socialização intituladas Severidade/Imposição e Aceitação/Implicação são utilizadas mais pelas mães de crianças em DT do que pelas mães de crianças com SD. O estilo parental Autoritativo prevaleceu entre as mães de crianças em DT e o estilo Negligente entre as mães de crianças com SD. Quanto aos comportamentos agressivos, os filhos em DT obtiveram médias significativamente maiores do que os filhos com SD em relação à Agressividade verbal e a Hostilidade, e médias significativamente menores em relação à Agressividade física. Ainda se constatou correlações significativas e positivas entre a prática intitulada Severidade/Imposição e a emissão de comportamentos agressivos. Por fim, sugere-se que sejam realizadas intervenções com as participantes que se dispuseram a fazer parte desta pesquisa para problematizar os resultados aqui encontrados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.titleComportamentos agressivos e socialização de crianças com síndrome de Down e em desenvolvimento típico.pt_BR
dc.date.issued2016-10-03-
dc.description.abstractThis study was made to investigate the relationship between aggressive behavior and Parental Socializationtechniques/practices adopted by mothers of children with typical development (TD) versus the Parental Socialization techniques adopted by mothers of children who have Down Syndrome (DS) between 4 and 10 years of age. To make up this research, 68 volunteering mothers were requested. Half of them were TD kids mothers, the other half were DS children mothers. Both groups answered three scales. The results showed that the TD kids mothers practice the socialization entitled Severity/Imposition and Acceptance/Implication more than the mothers whose kids have DS. The Authoritative parenting style prevailed among TD children mothers and Negligent style among mothers of children with DS. As for the aggressive behavior, TD children had significantly higher average than the DS children in verbal aggression and hostility, and significantly lower scores in physical aggression. Still, it was found significant and positive correlations between practice entitled Severity/Imposition and the issue of aggressive behavior. Finally, it is suggested by the research group interventions with the parents that have participated in this research to discuss the results that were found here to develop a crictical thought about their kids’ progress and education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15862-
dc.date.accessioned2020-10-05T15:55:56Z-
dc.date.available2020-10-05-
dc.date.available2020-10-05T15:55:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectComportamento agressivo-
dc.subjectSocialização materna-
dc.subjectCrianças-
dc.subjectAggressive behavior-
dc.subjectMaternal socialization-
dc.subjectKids-
dc.subjectComportamiento agresivo-
dc.subjectSocialización materna-
dc.subjectNiños-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUIMARÃES , Clara Lohana Cardoso.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAggressive behaviors and socialization of children with Down syndrome and in typical development.pt_BR
dc.title.alternativeComportamiento agresivo y socialización de niños con síndrome de Down y desarrollo típico.-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Clara Lohana Cardoso. Comportamentos agressivos e socialização de crianças com síndrome de Down e em desenvolvimento típico. 2016. 31fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15862pt_BR
dc.description.resumenEste estudo tem como objetivo geral investigar a relação entre a emissão de comportamentos agressivos e o uso de Técnicas e Práticas Parentais de Socialização adotadas pelas mães de crianças em Desenvolvimento Típico (DT) e de crianças com Síndrome de Down (SD) entre 4 e 10 años de edad. Participaron de la encuesta 34 madres de niños con SD y 34 madres de niños con DT, respondiendo a tres escalas. Los resultados mostraron que las prácticas de socialización denominadas Severidad/Imposición y Aceptación/Implicación son más utilizadas por las madres de niños con DT que por las madres de niños con SD. Predominó el estilo de crianza Autoritario entre las madres de niños con DT y el estilo Negligente entre las madres de niños con SD. En cuanto a la conducta agresiva, los niños con TD obtuvieron medias significativamente superiores a los niños con SD en relación a la Agresión Verbal y Hostilidad, y medias significativamente inferiores en relación a la Agresión Física. También se encontraron correlaciones significativas y positivas entre la práctica denominada Severidad/Imposición y la emisión de conductas agresivas. Finalmente, se sugiere realizar intervenciones con los participantes que estuvieron dispuestos a participar en esta investigación para problematizar los resultados aquí encontrados.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLARA LOHANA CARDOSO GUIMARÃES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2016.pdfClara Lohana Cardoso Guimarães - TCC Psicologia CCBS 2016349.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.