Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15868
Title: Sujeitx em processo:representações sociais da folha de S.Paulo sobre transgêneros no contexto educacional.
Other Titles: Subject in process: social representations of the S.PAULO sheet on transgenders in the educational context.
Sujetos en proceso: representaciones sociales de Folha de S. Paulo sobre transgénero en el contexto educativo.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Ana Beatriz Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Anderson Scardua.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA FILHO, Pedro de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.
Keywords: Transgênero;Escola;Instituição educacional;Representações sociais;Transgender;School;Educational institution;Social representations;Escuela;Institución educativa;Representaciones sociales
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Ana Beatriz Bezerra. Sujeitx em processo:representações sociais da folha de S. Paulo sobre transgêneros no contexto educacional. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15868
???metadata.dc.description.resumo???: Xs sujeitxs transexuais são pessoas invisíveis, excluídxs nos mais variados âmbitos, seja no trabalho, seja nas organizações, seja em ambientes educacionais. Ambientes estes que propagam ainda mais paradigmas e, não somente, também os produz, o que dificulta a permanência dos sujeitos nas instituições. Tivemos como objetivo identificar as representações sociais que a mídia - o jornal Folha de S.Paulo - desenvolve acerca dxs sujeitxs transgêneros no contexto educacional, bem como detectar se há aspectos positivos ou histórias de sucesso noticiadas sobre xs indivíduxs, e como elas aparecem. O critério utilizado para a seleção das matérias analisadas foi o de fazer uso do material o qual houvesse o relato da vivência dx sujeitx transgênero relacionado ao contexto institucional da educação, resultando em 24 notícias publicadas no período de maio de 2003 a julho de 2014. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. A metodologia para a análise de dados foi a análise de conteúdo temática. Dois grandes eixos foram detectados, sendo eles: quem aparece, quando se fala de trans (de quem mais se fala); e o que se fala, de fato, quando se está publicando sobre transgêneros. Neste, duas foram as categorias que mais se destacaram: a categoria “Direito”, relacionada ao âmbito da lei; e a categoria “Vivências”, relativa às experiências educacionais dxs sujeitxs. Concluímos que x sujeitx é apresentado como alguém que necessita entrar em disputa judicial para ter reconhecimento e direitos assegurados; e que a família aparece como grande apoiadora e principal suporte para x trans. Xs indivíduxs estão em processo: processo físico para a adequação do corpo à identidade de gênero, processo judicial para assegurar sua cidadania, processo social para ser reconhecidx; é umx sujeitx que protagoniza um processo de mudança quanto às conquistas e relações sociais.
Abstract: Transgender people are invisible, excluded in various contexts, whether at work, in organizations or education institutions. And school propagates more paradigms and, not only, also produces it, which makes the remained of these subjects in the educational institution. We intend to identify the social representations that the media - the “Folha de S.Paulo” newspaper - develops about transgender individuals in the institutional context of education, as well as detect whether there are positive aspects or success stories reported on individuals and how they appear. The criteria used for the selection of the analyzed material was to make use of the material which had the account of the experience of the transgender subject within the institutional context of education, resulting in 24 reports published from May 2003 to July 2014. This work is characterized as a qualitative research. The methodology used was thematic content analysis. Two main areas were identified, namely: who appears when we speech about “trans” (who else is spoken); and what is said, in fact, when you are publishing on transgender. On that, two were the categories that are most important: the category "Law", related to the scope of the jurisprudence; and the category "Experiences", on the educational experiences of the subjects. We conclude that the subject is presented as someone who needs come under dispute to be recognized and their rights guaranteed; and that the family appears as strong supporter and the principal support for the trans. This people are in process: physical process to adapt the body to gender identity, judicial process to ensure their citizenship, social process to be recognized. Is someone who stars in a process of change as the achievements and social relations.
???metadata.dc.description.resumen???: Los sujetos transexuales son personas invisibles, excluidas en los más variados ámbitos, ya sea en el trabajo, en las organizaciones o en los entornos educativos. Ambientes que propagan aún más paradigmas y, no solo, también los producen, lo que dificulta la permanencia de los sujetos en las instituciones. Nuestro objetivo fue identificar las representaciones sociales que los medios de comunicación -el diario Folha de S.Paulo- desarrollan sobre los sujetos transgénero en el contexto educativo, así como detectar si hay aspectos positivos o casos de éxito relatados sobre estos individuos, y cómo aparecen. . El criterio utilizado para la selección de los artículos analizados fue hacer uso del material en el que había un relato sobre la experiencia del sujeto trans relacionado con el contexto institucional de la educación, resultando 24 noticias publicadas desde mayo de 2003 hasta julio de 2014. Este trabajo se caracteriza por ser una investigación cualitativa. La metodología para el análisis de datos fue el análisis de contenido temático. Se detectaron dos grandes ejes, a saber: quién aparece, cuando se habla de trans (de quién se habla más); y lo que realmente se dice cuando se publica sobre transgénero. En esto, dos fueron las categorías que más se destacaron: la categoría “Ley”, relacionada con el alcance de la ley; y la categoría “Experiencias”, relacionada con las experiencias educativas de los sujetos. Concluimos que x sujeitx se presenta como alguien que necesita entrar en una disputa legal para tener reconocimiento y derechos asegurados; y que la familia aparece como un gran apoyo y apoyo principal para x trans. Las personas Xs están en proceso: proceso físico para la adecuación del cuerpo a la identidad de género, proceso judicial para asegurar su ciudadanía, proceso social para ser reconocido; es un sujeto que lidera un proceso de cambio en términos de conquistas y relaciones sociales.
Keywords: Transgênero
Escola
Instituição educacional
Representações sociais
Transgender
School
Educational institution
Social representations
Escuela
Institución educativa
Representaciones sociales
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15868
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA BEATRIZ BEZERRA COSTA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2015.pdfAna Beatriz Bezerra Costa -TCC Psicologia CCBS 2015265.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.