Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPAULINO, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9618295706812545pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Adriana de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, A.pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Flávia Moura de.-
dc.contributor.referee2MIRANDA, Rosimar Socorro Silva.-
dc.description.resumoPartindo de um relato de experiência, possibilitado pelo Estágio Supervisionado Específico I, este trabalho se propõe a indagar acerca da importância do Método Canguru, como facilitador das inscrições primordiais no recém-nascido considerado de risco. O estágio foi orientado pelo aporte teórico da psicanálise e teve como campo de atuação dois setores de uma instituição de saúde vinculada à Prefeitura Municipal de Campina Grande/PB. No cotidiano das práticas de estágio, além dos espaços de conversação, onde foram valorizadas as falas maternas, optou-se também pela utilização de dinâmicas de grupo, por servirem como disparadores, favorecendo a abertura para os temas a serem abordados. As intervenções tiveram como finalidade a valorização e empoderamento das mães, para que pudessem construir novos sentidos acerca da maternidade, ao reconhecerem seu papel de protagonistas no desenvolvimento psíquico de seus bebês. A experiência vivenciada nos permite considerar que o Método Canguru pode contribuir para fortalecer este contato ao gerar uma maior aproximação, entre a mãe e recém-nascido de risco, favorecendo sua constituição psíquica. Ademais, a vivência no campo da saúde materno-infantil foi promotora do desenvolvimento de habilidades e competências forjadas a partir da articulação entre a teoria e as práticas de estágio, possibilitando o aprendizado e construção de saberes, singulares e essenciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.titleInterrogações acerca do método canguru: um relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractBased on an experience report, enabled by the Especific Supervised Internship I, this work aims to discuss the importance of the Kangaroo Method as an enabler of the paramount inscriptions on newborn in risk infants. The insternship was guided by psychoanalysis’ theoretical work and had as playing field two sectors of a health institution tied to the City Hall of Campina Grande, in the state of Paraíba. On the everyday of the internship practices besides the conversation spaces where the mother voices were valued, group dynamics were also used as they work as triggers, favoring the entrance of the questions to be approached. The interventions aimed the valorization and empowerment of mothers in order they could build new meanings around maternity while they recognize their role as protagonist on their babies’ psychic development. The lived experience allows us to consider the Kangaroo Method as a contributor to strengthen this bond when it provides a closer relation between the mother and the newborn in risk helping their psychic constitution. Moreover, the experience in the mother and child health field promoted the development of abilities and competences forged from the articulation of theory and internship practices, leading to learning and unique and essential knowledge construction.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15883-
dc.date.accessioned2020-10-05T18:24:39Z-
dc.date.available2020-10-05-
dc.date.available2020-10-05T18:24:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMétodo canguru-
dc.subjectRelação mãe-bebê-
dc.subjectConstituição psíquica-
dc.subjectKangaroo Method-
dc.subjectMother-baby relationship-
dc.subjectPsychic constitution-
dc.subjectRelación madre-bebé-
dc.subjectConstitución psíquica-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAULINO, Juscilene Nunes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterrogations about the kangaroo method: an experience report.pt_BR
dc.title.alternativePreguntas sobre el método canguro: un relato de experiencia.-
dc.identifier.citationPAULINO, Juscilene Nunes. Interrogações acerca do método canguru: um relato de experiência. 2016. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15883pt_BR
dc.description.resumenA partir de un relato de experiencia, posibilitado por el Internado Específico Supervisado I, este trabajo se propone indagar sobre la importancia del Método Canguro, como facilitador de las inscripciones primordiales en recién nacidos considerados de riesgo. La pasantía fue guiada por la contribución teórica del psicoanálisis y tuvo como campo de acción dos sectores de una institución de salud vinculada a la Municipalidad de Campina Grande/PB. En las prácticas cotidianas de la pasantía, además de los espacios de conversación, donde se valoraban los discursos maternos, también se optó por el uso de dinámicas grupales, ya que sirven como disparadores, favoreciendo la apertura a los temas a abordar. Las intervenciones estuvieron dirigidas a valorar y empoderar a las madres, para que construyeran nuevos significados sobre la maternidad, reconociendo su papel como protagonistas en el desarrollo psíquico de sus bebés. La experiencia vivida permite considerar que el Método Madre Canguro puede contribuir a fortalecer ese contacto al generar una relación más cercana entre la madre y el recién nacido en riesgo, favoreciendo su constitución psíquica. Además, la experiencia en el campo de la salud maternoinfantil fue promotora del desarrollo de habilidades y competencias forjadas a partir de la articulación entre la teoría y las prácticas del internado, posibilitando el aprendizaje y la construcción de conocimientos únicos y esenciales.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUSCILENE NUNES PAULINO - TCC PSICOLOGIA CCBS 2016.pdfJuscilene Nunes Paulino - TCC Psicologia CCBS 2016233.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.