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dc.creator.IDSANTOS, I. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773874760000699pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Monilly Ramos Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, M. R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029090915971102pt_BR
dc.contributor.referee1GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.-
dc.contributor.referee2GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.-
dc.description.resumoO desenvolvimento acadêmico da criança em idade escolar possui como pilar essencial a aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, algumas crianças encontram uma gama de dificuldades no processo de alfabetização. Para a Psicologia Cognitiva, essas dificuldades na maioria das vezes estão relacionadas a déficits nas habilidades metalinguísticas, uma vez que estas são preditoras do desenvolvimento da leitura e da escrita. Tendo em vista esse pressuposto teórico, avaliamos os níveis de habilidades metalinguísticas (consciência fonológica e memória visual) em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem atendidas em um Centro de Assistência Especializado da cidade de Campina Grande-PB. Participaram da pesquisa 15 crianças entre 7 e 10 anos de idade, divididas em dois grupos: o primeiro grupo com estímulo a leitura no âmbito familiar e o outro sem esse estímulo. A hipótese levantada foi a de que as crianças que eram estimuladas a leitura no contexto familiar gastariam menos tempo nas tarefas de consciência fonológica e memória visual e consequentemente teriam escores maiores em ambas as tarefas. Para comprovarmos ou não essa hipótese, utilizamos a ficha de dados sociodemográficos dos participantes e um teste informatizado denominado Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL). Verificamos que o grupo com estímulo a leitura foi melhor nas tarefas de consciência fonológica (com exceção de rima) e memória visual e foi mais rápido no processamento da informação; tais achados corroboram com o que diz a literatura sobre o tema. Palavras-chaves: dificuldades de aprendizagem; habilidades metalinguísticas; consciência fonológica; memória visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.titleAvaliação das habilidades metalinguísticas em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2015-10-23-
dc.description.abstractThe academic development of the child with age to go to school has as an essential pillar the learning of both reading and writing. However, some children face a range of difficulties during the alphabetisation process. For the Cognitive Psychology these difficulties are, most of times, related to the deficit of metalinguistic skills, since these are predictors of the development of the reading and writing processes. Based on this premise we evaluated the level of metalinguistic skills (phonological awareness and visual memory) in children with complaints of learning difficulties, attended in a Specialized Assistance Centre from the city of Campina Grande-PB. Participated in the research 15 children aged from 7 to 10, divided into two groups: the first with reading stimulus and the second without it. The hypothesis assumed was that the children that were stimulated to reading in the familiar context would spend less time doing the phonological awareness and visual memory tasks, thus having higher scores in both kinds of activities. To prove or disprove this hypothesis, we used the socio-demographic data of the participants as well as a computerised test called Reading-Predictor Skills Test (THPL). It was verified that the group with the reading stimulus was better succeeded in the phonological awareness (with exception for the rhyme) and visual memory tests, being faster in the processing of information as well; these findings corroborate with the existent literature about the subject. Key words: learning difficulties, metalinguistic skills; phonological awareness; visual memory.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15888-
dc.date.accessioned2020-10-05T18:57:03Z-
dc.date.available2020-10-05-
dc.date.available2020-10-05T18:57:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagem-
dc.subjectHabilidades metalinguísticas-
dc.subjectConsciência fonológica-
dc.subjectMemória visual-
dc.subjectLearning difficulties-
dc.subjectMetalinguistic skills-
dc.subjectConscience phonological-
dc.subjectVisual memory-
dc.subjectDificultades de aprendizaje-
dc.subjectHabilidades metalingüísticas-
dc.subjectConciencia fonológico-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ingrid Michélle de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of metalinguistic skills in children with complaints of learning difficulties.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluación de las habilidades metalingüísticas en niños con problemas de aprendizaje-
dc.identifier.citationSANTOS, Ingrid Michélle de Souza. Avaliação das habilidades metalinguísticas em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. 2015. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15888pt_BR
dc.description.resumenEl desarrollo académico de los niños en edad escolar tiene como pilar fundamental el aprendizaje de la lectura y la escritura. Sin embargo, algunos niños encuentran una serie de dificultades en el proceso de alfabetización. Para la Psicología Cognitiva, estas dificultades se relacionan con mayor frecuencia con déficits en las habilidades metalingüísticas, ya que estas son predictoras del desarrollo de la lectura y la escritura. Teniendo en cuenta este supuesto teórico, evaluamos los niveles de habilidades metalingüísticas (conciencia fonológica y memoria visual) en niños con quejas de dificultades de aprendizaje atendidos en un Centro de Atención Especializada en la ciudad de Campina Grande-PB. En la investigación participaron quince niños entre 7 y 10 años, divididos en dos grupos: el primer grupo con estímulo lector en el ámbito familiar y el otro sin este estímulo. La hipótesis planteada fue que los niños a los que se animaba a leer en el contexto familiar dedicarían menos tiempo a las tareas de conciencia fonológica y memoria visual y, en consecuencia, obtendrían puntuaciones más altas en ambas tareas. Para probar o refutar esta hipótesis, utilizamos la ficha de datos sociodemográficos de los participantes y una prueba computarizada llamada Test of Predictive Reading Skills (THPL). Encontramos que el grupo con estimulación lectora fue mejor en tareas de conciencia fonológica (a excepción de la rima) y memoria visual y fue más rápido en el procesamiento de la información; tales hallazgos corroboran lo que dice la literatura sobre el tema.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

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