Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDHENRIQUES, N. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0740522000216768pt_BR
dc.contributor.advisor1SERAFIM, Roseane Christhina da Nova Sá.-
dc.contributor.advisor1IDSERAFIM, R. C. N. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0695092587147553pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Simone Marin.-
dc.contributor.referee2COSTA, Lindecy Pereira.-
dc.description.resumoA prática “psi” no contexto hospitalar data antes da regulamentação profissional no Brasil. A segmentação da psicologia como núcleo de saber no campo da saúde, no contexto da atenção especializada de alta complexidade, conectado às equipes multiprofissionais é legitimada pelo Conselho Federal de Psicologia e, a partir da regulamentação da psicologia hospitalar como saber especializado, constituiu possível sua inserção estável e significativa nesse campo. Entretanto, de forma hegemônica, o modelo clinico stricto sensu é transposto ao território hospitalar, a este respeito cabe dizer que tal modelo não atende as inúmeras demandas contemporâneas do sujeito-paciente. Em face dessas elucidações, afirma-se que o processo de formação apresenta fragilidades considerando articulações entre teoria e prática. Dessa forma, este trabalho constitui um relato de experiência de um Estágio em Psicologia Hospitalar com o objetivo de descrever as atividades de um Estágio Supervisionado Especifico, integrando os conhecimentos teóricos à prática psicológica no contexto hospitalar, enfocando-se na escuta clínica de um processo de adoecimento atravessado pela hospitalização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.titleIntervenções psicológicas na atenção especializada de alta complexidade: relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2015-11-23-
dc.description.abstractThe “psy” pratice in the hospital context is dated before of professional regulation in Brazil. The segmentation of psychology as a core of knowledge in the health field, in the context of specialized care of high complexity, connected to the multidisciplinary teams is legitimized by the Federal Council of Psychology and, from the regulation of health psychology as specialized science, made possible a stable and meaningful insertion in this field. However, of hegemonic form, the clinical model stricto sensu is transposed to the hospital territory, in this respect it should be said that such a model does not satisfy the numerous contemporaneous demands of the subject-patient. Given these elucidations, it is stated that the process of training has weaknesses considering links between theory and practice. Thus, this work is an experience report of an Internship in Health Psychology in order to describe the activities of a Specific Supervised Internship, integrating theoretical knowledge to psychological practice in the hospital contexto, focusing on clinical listening to a disease process crossed by hospitalization.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15902-
dc.date.accessioned2020-10-06T12:49:44Z-
dc.date.available2020-10-06-
dc.date.available2020-10-06T12:49:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia da saúde-
dc.subjectSaúde pública-
dc.subjectFormação do psicólogo-
dc.subjectAtuação do psicólogo-
dc.subjectHealth psychology-
dc.subjectPublic health-
dc.subjectPsychologist education-
dc.subjectPsychologist performance-
dc.subjectPsicología de la salud-
dc.subjectSalud pública-
dc.subjectFormación del psicólogo-
dc.subjectDesempeño del psicólogo-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorHENRIQUES, Nathália da Cunha.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePsychological interventions in highly complex specialized care: experience report.pt_BR
dc.title.alternativeIntervenciones psicológicas en atención especializada de alta complejidad: relato de experiencia.-
dc.identifier.citationHENRIQUES, Nathália da Cunha. Intervenções psicológicas na atenção especializada de alta complexidade: relato de experiência. 2015. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15902pt_BR
dc.description.resumenLa práctica del “psi” en el contexto hospitalario se remonta a la regulación profesional en Brasil. La segmentación de la psicología como núcleo del saber en el campo de la salud, en el contexto de la atención especializada de alta complejidad, articulada a equipos multidisciplinarios, es legitimada por el Consejo Federal de Psicología y, con base en la regulación de la psicología hospitalaria como saber especializado, su inserción fue posible, estable y significativa en este campo. Sin embargo, de manera hegemónica, el modelo clínico stricto sensu se transpone al territorio hospitalario, al respecto vale decir que tal modelo no responde a las numerosas demandas contemporáneas del sujeto-paciente. Frente a estas aclaraciones, se afirma que el proceso de formación presenta debilidades considerando las articulaciones entre teoría y práctica. Así, este trabajo constituye un relato de experiencia de un Internado en Psicología Hospitalaria con el objetivo de describir las actividades de un Internado Específico Supervisado, integrando los conocimientos teóricos a la práctica psicológica en el contexto hospitalario, centrándose en la escucha clínica de un proceso de enfermedad atravesado por hospitalización.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATHÁLIA DA CUNHA HENRIQUES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2015.pdfNathália da Cunha Henriques - TCC Psicologia CCBS 2015345.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.