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Title: Intervenção de psicologia com crianças e adolescentes em situação de rua: relato de experiência de estágio.
Other Titles: Psychology intervention with street children and adolescents: report of internship experience.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Wéryka Cristina da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAES, Maristela de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Flávio Antônio.
Issue Date: 25-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Wéryka Cristina da Silva. Intervenção de psicologia com crianças e adolescentes em situação de rua: relato de experiência de estágio. 2016. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho visa descrever as intervenções psicossociais realizadas durante os Estágios Supervisionados Específicos I e II, e registradas por meio da abordagem qualitativa e da técnica da observação participante em diário de campo. Os materiais utilizados nas intervenções foram: papel oficio, lápis de cor, lápis grafite, cola colorida atóxica, gliter e giz de cera. Os procedimentos utilizados primaram pelo uso da criatividade durante o desenho livre, a percepção através da construção do origami e capacidade de realizar projeções futuras através do desenho dirigido. As atividades tiverem como objetivo estabelecer vínculo entre as estagiárias e as crianças e adolescentes em situação de rua que eram assistidas pelo Programa Ruanda. Além disso objetivou-se também proporcionar diálogo entre as estagiárias e as crianças e adolescentes atendidas pelo Programa Ruanda; oferecer, ainda que minimamente, acesso à informação, lazer e cultura; e, por fim, propiciar aos usuários do programa um espaço de expressão dos sentimentos, pensamentos e sonhos. A Psicologia Social Comunitária somada aos elementos da Arte-identidade como técnica expressiva possibilitou a criação de vínculo e aproximação das realidades vividas pelas crianças e adolescentes em situação de rua. Os adolescentes se expressaram espontaneamente através da pintura permitindo a criação do vínculo individual entre cada participante com as estagiárias e possibilitando o fortalecimento do vínculo entre os membros do grupo. Durante o processo vivencial foi possível perceber que o Programa Ruanda é a porta de entrada para o sistema de garantia de direito para essas crianças e adolescentes em situação de rua e parece ser o único serviço implicado com a questão.
Abstract: This present paper aims to describe the psychosocial interventions realized during the Estágios Supervisionados Específicos I e II, which was registered through the qualitative approach and the technical participant observation in the field journal. The materials used in the interventions were: foolscaps, graphite and colored pencils, nontoxic colored glue, glitter, and crayons. The procedures prioritized the use of creativity during the free drawing activity, the perception through the building of origamis and the capability of realizing future projections through directed drawings. The activities had as objective to establish a bond between the student teachers and the children and adolescents in street situation which were assisted by the Programa Ruanda. Besides that, there was an intent of making possible the dialog between the student teachers and the children and adolescents in street situation which were assisted by the Programa Ruanda; to offer, even if minimally, access to information, leisure and culture; and, at last, to propitiate to the users of the program a space where feelings, thoughts, and dreams could be expressed. The Social Community Psychology added to the elements of Art-identity as expressive technique made possible the bond-making and proximity to the realities lived by the children and adolescents in street situation. The adolescents spontaneously expressed themselves through paintings, making possible the creation of individual bonds between each participant and the student teachers, enabling the fortification of the bond between the members of the group. During the living experience, it was possible to perceive that the Programa Ruanda is the gateway between the system of rights ensuring for these children and adolescents in street situation, seeming to be the only service involved with the question.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15903
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

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