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dc.creator.IDDANTAS, W. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290001390119016pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, S. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8823166970900982pt_BR
dc.contributor.referee1MORAES, Maristela de Melo.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Flávio Antônio.-
dc.description.resumoO presente trabalho visa descrever as intervenções psicossociais realizadas durante os Estágios Supervisionados Específicos I e II, e registradas por meio da abordagem qualitativa e da técnica da observação participante em diário de campo. Os materiais utilizados nas intervenções foram: papel oficio, lápis de cor, lápis grafite, cola colorida atóxica, gliter e giz de cera. Os procedimentos utilizados primaram pelo uso da criatividade durante o desenho livre, a percepção através da construção do origami e capacidade de realizar projeções futuras através do desenho dirigido. As atividades tiverem como objetivo estabelecer vínculo entre as estagiárias e as crianças e adolescentes em situação de rua que eram assistidas pelo Programa Ruanda. Além disso objetivou-se também proporcionar diálogo entre as estagiárias e as crianças e adolescentes atendidas pelo Programa Ruanda; oferecer, ainda que minimamente, acesso à informação, lazer e cultura; e, por fim, propiciar aos usuários do programa um espaço de expressão dos sentimentos, pensamentos e sonhos. A Psicologia Social Comunitária somada aos elementos da Arte-identidade como técnica expressiva possibilitou a criação de vínculo e aproximação das realidades vividas pelas crianças e adolescentes em situação de rua. Os adolescentes se expressaram espontaneamente através da pintura permitindo a criação do vínculo individual entre cada participante com as estagiárias e possibilitando o fortalecimento do vínculo entre os membros do grupo. Durante o processo vivencial foi possível perceber que o Programa Ruanda é a porta de entrada para o sistema de garantia de direito para essas crianças e adolescentes em situação de rua e parece ser o único serviço implicado com a questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.titleIntervenção de psicologia com crianças e adolescentes em situação de rua: relato de experiência de estágio.pt_BR
dc.date.issued2016-05-25-
dc.description.abstractThis present paper aims to describe the psychosocial interventions realized during the Estágios Supervisionados Específicos I e II, which was registered through the qualitative approach and the technical participant observation in the field journal. The materials used in the interventions were: foolscaps, graphite and colored pencils, nontoxic colored glue, glitter, and crayons. The procedures prioritized the use of creativity during the free drawing activity, the perception through the building of origamis and the capability of realizing future projections through directed drawings. The activities had as objective to establish a bond between the student teachers and the children and adolescents in street situation which were assisted by the Programa Ruanda. Besides that, there was an intent of making possible the dialog between the student teachers and the children and adolescents in street situation which were assisted by the Programa Ruanda; to offer, even if minimally, access to information, leisure and culture; and, at last, to propitiate to the users of the program a space where feelings, thoughts, and dreams could be expressed. The Social Community Psychology added to the elements of Art-identity as expressive technique made possible the bond-making and proximity to the realities lived by the children and adolescents in street situation. The adolescents spontaneously expressed themselves through paintings, making possible the creation of individual bonds between each participant and the student teachers, enabling the fortification of the bond between the members of the group. During the living experience, it was possible to perceive that the Programa Ruanda is the gateway between the system of rights ensuring for these children and adolescents in street situation, seeming to be the only service involved with the question.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15903-
dc.date.accessioned2020-10-06T12:55:24Z-
dc.date.available2020-10-06-
dc.date.available2020-10-06T12:55:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrograma ruanda-
dc.subjectEstágio-
dc.subjectIntervenção-
dc.subjectIntervenção-
dc.subjectPsicologia-
dc.subjectCrianças e adolescentes em situação de rua-
dc.subjectRwanda program-
dc.subjectPhase-
dc.subjectIntervention-
dc.subjectPsychology-
dc.subjectChildren and street adolescents-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Wéryka Cristina da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePsychology intervention with street children and adolescents: report of internship experience.pt_BR
dc.title.alternativeIntervención psicológica con niños y adolescentes de la calle: relato de experiencia de pasantía.-
dc.identifier.citationDANTAS, Wéryka Cristina da Silva. Intervenção de psicologia com crianças e adolescentes em situação de rua: relato de experiência de estágio. 2016. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15903pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo tiene como objetivo describir las intervenciones psicosociales realizadas durante las Prácticas Específicas Supervisadas I y II, y registradas a través de un enfoque cualitativo y la técnica de observación participante en un diario de campo. Los materiales utilizados en las intervenciones fueron: papel artesanal, lápices de colores, lápices de grafito, pegamento de colores no tóxico, purpurina y crayones. Los procedimientos empleados se caracterizaron por el uso de la creatividad durante el dibujo libre, la percepción a través de la construcción del origami y la capacidad de realizar proyecciones de futuro a través del dibujo dirigido. El objetivo de las actividades fue establecer un vínculo entre los pasantes y los niños y adolescentes de la calle que fueron atendidos por el Programa Ruanda. Además, el objetivo también fue propiciar el diálogo entre los pasantes y los niños, niñas y adolescentes atendidos por el Programa Ruanda; ofrecer, aunque sea mínimamente, acceso a la información, el ocio y la cultura; y, finalmente, brindar a los usuarios del programa un espacio para expresar sus sentimientos, pensamientos y sueños. La Psicología Social Comunitaria sumada a los elementos del Arte-identidad como técnica expresiva posibilitó la creación de vínculos y la aproximación a las realidades vividas por los niños y adolescentes en situación de calle. Los adolescentes se expresaron espontáneamente a través de la pintura, permitiendo crear un vínculo individual entre cada participante y los pasantes y posibilitando el fortalecimiento del vínculo entre los integrantes del grupo. Durante el proceso vivencial se pudo percibir que el Programa Ruanda es la puerta de entrada al sistema de garantía de derechos de estos niños y adolescentes de la calle y parece ser el único servicio involucrado con el tema.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

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