Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7117689540894386pt_BR
dc.contributor.advisor1SERAFIM, Roseane Christhina da Nova Sá.-
dc.contributor.advisor1IDSERAFIM, R. C. N. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0695092587147553pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Flávia Moura de.-
dc.contributor.referee2COSTA, Lindecy Pereira.-
dc.description.resumoEste artigo, trata-se de um relato de experiência sobre o uso do desenho-estória como recurso lúdico e terapêutico juntos a crianças hospitalizadas para tratamento oncológico. Com respaldo das práticas de Estágio Supervisionado Específico na área de Psicologia Hospitalar, o uso desta técnica projetiva objetivou facilitar a abertura de um espaço terapêutico de fala, para que infantes pudessem tornar consciente e inteligível conteúdos obscuros relativos aos afetos, cognições e comportamentos que emanam do adoecimento e tratamento oncológico, durante período de internação hospitalar. Entre o período de novembro de 2014 a junho de 2015 foram aplicados 16 desenhos-estórias, em crianças de ambos os sexos, com idade entre 06 e 11 anos. A experiência de associar o uso desta técnica projetiva as intervenções psicológicas no contexto hospitalar, permitiu verificar que a técnica projetiva do desenho-estória apesar de ser reconhecida como recurso lúdico e investigativo, em ato possibilita efeito terapêutico. Por meio da dimensão imagética ilustrada nos desenhos foi possível dar voz as contingências ocasionadas pelo diagnóstico de câncer infantil; a hospitalização como processo traumático para as crianças; ao sofrimento advindo dos inúmeros procedimentos invasivos, fruto do tratamento oncológico. Por fim, observou-se que esta técnica projetiva otimiza a construção de um espaço acolhedor para crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade frente à sensação de impotência diante do adoecer, outrossim, verificou-se que o recurso lúdico do desenho-estória incita a imaginação e a criatividade, na medida em que possibilita a criança vivenciar de forma lúdica as experiências subjetivas concernentes ao diagnóstico, hospitalização e tratamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.titleO potencial terapêutico do desenho-estória frente á hospitalização da criança com câncer.pt_BR
dc.date.issued2015-09-10-
dc.description.abstractThis article is an experience report about the use of Thematic Drawing with Story as a playful and therapeutic resource to work with hospitalized children for cancer treatment. With support of specific Supervised Internship Practices in Health Psychology area, the use of this projective technique aimed to facilitate the therapeutic opening of a speech space, so that infants could become aware about obscure material related to emotions, cognitions and behaviors that emanate from the disease and cancer treatment, during hospitalization period. Between the period of November 2014 to June 2015 were applied 16 drawings stories, with both sexes children, aged from 06 to 11 years. The experience of linking the use of this projective technique and psychological interventions in the hospital context has shown that the projective technique Thematic Drawing with Story despite being recognized as a playful and investigative feature, in action provides therapeutic effects. Through imagery dimension illustrated in the drawings it was possible to give voice to the contingencies caused by childhood cancer diagnosis; hospitalization as a traumatic process for children; arising to the suffering of countless invasive procedures as a result of cancer treatment. Finally, it was observed that this projective technique optimizes the construction of a welcoming space for children that are in vulnerable situations, facing the feeling of powerlessness front the illness, instead, it was found that the playful feature Drawing with Story incites imagination and creativity, in this way, it allows the child to experience a playful manner subjective experiences about the diagnosis, hospitalization and treatment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15910-
dc.date.accessioned2020-10-06T15:25:54Z-
dc.date.available2020-10-06-
dc.date.available2020-10-06T15:25:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCâncer em crianças-
dc.subjectHospitalização-
dc.subjectCuidadores-
dc.subjectPsicologia da Saúde-
dc.subjectIntervenção Psicológica-
dc.subjectCancer in children-
dc.subjectHospitalization-
dc.subjectCaregivers-
dc.subjectHealth Psychology-
dc.subjectPsychological Intervention-
dc.subjectCáncer en niños-
dc.subjectHospitalización-
dc.subjectSalud psicológica-
dc.subjectIntervención Psicológica-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Josilene do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe therapeutic potential of the cartoon-story facing the hospitalization of children with cancer.pt_BR
dc.title.alternativeEl potencial terapéutico del dibujo de cuentos ante la hospitalización de niños con cáncer.-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Josilene do Nascimento. O potencial terapêutico do desenho-estória frente á hospitalização da criança com câncer. 2015. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15910pt_BR
dc.description.resumenEl potencial terapéutico del dibujo de cuentos ante la hospitalización de niños con cáncer.-
dc.description.resumenEste artículo es un relato de experiencia sobre el uso del dibujo de cuentos como recurso lúdico y terapéutico junto a niños hospitalizados por tratamiento oncológico. Con el apoyo de las prácticas de Internado Específico Supervisado en el área de Psicología Hospitalaria, el uso de esta técnica proyectiva tuvo como objetivo facilitar la apertura de un espacio terapéutico del habla, para que los infantes pudieran oscurecer contenidos relacionados con los afectos, cogniciones y conductas que emanan del paciente consciente e inteligible de la enfermedad y del tratamiento oncológico durante la estancia hospitalaria. Entre noviembre de 2014 y junio de 2015 se aplicaron 16 dibujos-cuentos a niños de ambos sexos, con edades entre 6 y 11 años. La experiencia de asociar el uso de esta técnica proyectiva con intervenciones psicológicas en el contexto hospitalario permitió verificar que la técnica proyectiva del story-drawing, a pesar de ser reconocida como un recurso lúdico e investigativo, en realidad posibilita un efecto terapéutico. A través de la dimensión imaginaria ilustrada en los dibujos, fue posible dar voz a las contingencias provocadas por el diagnóstico de cáncer infantil; la hospitalización como proceso traumático para los niños; al sufrimiento derivado de los numerosos procedimientos invasivos derivados del tratamiento del cáncer. Finalmente, se observó que esta técnica proyectiva optimiza la construcción de un espacio acogedor para los niños que se encuentran en una situación de vulnerabilidad ante el sentimiento de impotencia ante la posibilidad de enfermar la imaginación y la creatividad, ya que permite al niño experimentar experiencias subjetivas sobre el diagnóstico, la hospitalización y el tratamiento de una manera lúdica.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSILENE DO NASCIMENTO RODRIGUES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2015.pdfJosilene do Nascimento Rodrigues -TCC Psicologia CCBS - 2015337.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.