Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
Title: Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.
Other Titles: Approach to teaching neglected diseases in undergraduate nursing courses.
Aproximación a la enseñanza de las enfermedades desatendidas en un curso de pregrado en enfermería.
???metadata.dc.creator???: MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CHAVES, Ana Elisa Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CLEMENTINO, Francisco de Sales.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Yanna Gomes de.
Keywords: Graduação em Enfermagem;Ensino de Enfermagem;Doenças negligenciadas - Curso de Enfermagem;Currículo - Curso de Enfermagem;Análise documental - Enfermagem;Disciplinas teórico-práticas - Curso de Enfermagem;Conteúdos programáticos - Curso de Enfermagem;Disciplina optativa - Curso de Enfermagem;Educação em Enfermagem;Avaliação educacional - Enfermagem;Avaliação curricular - Curso de Enfermagem;Saúde coletiva - Curso de Enfermagem;Dengue - Curso de Enfermagem;Leishmaniose - Curso de Enfermagem;Tuberculose - Curso de Enfermagem;Hanseníase - Curso de Enfermagem;Graduation in Nursing;Nursing Teaching;Neglected diseases - Nursing Course;Curriculum - Nursing Course;Document analysis - Nursing;Theoretical-practical disciplines - Nursing Course;Syllabus - Nursing Course;Elective course - Nursing Course;Nursing Education;Educational Evaluation - Nursing;Avaliação curricular - Curso de Enfermagem;Saúde coletiva - Curso de Enfermagem;Dengue - Curso de Enfermagem;Evaluación educativa - Enfermería;Salud Colectiva - Curso de Enfermería;Collective Health - Nursing Course;Evaluación curricular - Curso de enfermería;Evaluación educativa - Enfermería;Educación en enfermería;Curso electivo - Curso de Enfermería;Programa - Curso de Enfermería;Disciplinas teórico-prácticas - Curso de Enfermería;Análisis de documentos - Enfermería;Plan de estudios - Curso de Enfermería;Enfermedades desatendidas - Curso de Enfermería;Enseñanza de Enfermería;Educación superior en Enfermería
Issue Date: 20-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos. Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivo: Investigar quais doenças negligenciadas são abordadas durante a graduação de enfermagem; identificar os componentes curriculares que abordam doenças negligenciadas; selecionar os conteúdos relativos às doenças negligenciadas e identificar tipo e ano das referências bibliográficas recomendadas que abordam doenças negligenciadas. Método: Pesquisa descritiva, natureza qualitativa, modalidade de análise documental, constituída de planos de ensino de um curso de graduação em enfermagem na cidade de Campina Grande, de 3 de setembro a 23 de outubro de 2018. Resultados: São abordadas as seguintes doenças negligenciadas: dengue, leishmaniose, tuberculose, hanseníase e malária. Ministradas em quatro disciplinas teórico-práticas obrigatórias no 3º e 7º período, com uma optativa. Verifica-se planos de ensino concisos e desatualização nas referências recomendadas. Considerações finais: Embora o ensino dessas doenças seja abordado, faz-se necessário refletir sobre fragilidades como a ausência de doenças negligenciadas prioritárias no Brasil; foco do ensino em apenas dois períodos e a limitação descritiva dos conteúdos programáticos.
Abstract: Aim To investigate which neglected diseases are approached during nursing graduation; to identify the curricular components that approach neglected diseases; to select the relative contents to neglected diseases and to identify type and year of bibliographical references recommended that approach neglected diseases. Method: Descriptive research, qualitative nature, documental analysis modality, constituted of teaching plans of a nursing undergraduate course in the city of Campina Grande, from September 3 to October 23, 2018. Results: The following neglected diseases are addressed: dengue fever, leishmaniasis, tuberculosis, Hansen's disease and malaria. Supplied in four disciplines theoretical-practical subjects in the 3rd and 7th period, with an optional one. It is verified concise teaching plans and desatualização in the recommended references. Final considerations: Although the teaching of those diseases is approached, it is done necessary to reflect about fragilities as the absence of priority negligenced diseases in Brazil; the focus of the teaching in only two periods and the descriptive limitation of the contents programáticos.
???metadata.dc.description.resumen???: Objetivo: Investigar qué enfermedades desatendidas se abordan durante la graduación de enfermería; identificar los componentes curriculares que abordan enfermedades desatendidas; seleccionar los contenidos relativos a las enfermedades desatendidas e identificar el tipo y el año de las referencias bibliográficas recomendadas que abordan enfermedades desatendidas. Método: Investigación descriptiva, naturaleza cualitativa, modalidad de análisis documental, constituida por planes de enseñanza de un curso de graduación en enfermería en la ciudad de Campina Grande, del 3 de septiembre al 23 de octubre de 2018. Resultados: Se abordan las siguientes enfermedades desatendidas: dengue, leishmaniasis, tuberculosis, lepra y malaria. Ministradas en cuatro disciplinas teórico-prácticas obligatorias en el 3º y 7º período, con una optativa. Se verifican planes de enseñanza concisos y desactualizados en las referencias recomendadas. Consideraciones finales: Aunque la enseñanza de estas enfermedades es abordada, se hace necesario reflexionar sobre fragilidades como la ausencia de enfermedades desatendidas prioritarias en Brasil; el enfoque de la enseñanza en apenas dos períodos y la limitación descriptiva de los contenidos programáticos.
Keywords: Graduação em Enfermagem
Ensino de Enfermagem
Doenças negligenciadas - Curso de Enfermagem
Currículo - Curso de Enfermagem
Análise documental - Enfermagem
Disciplinas teórico-práticas - Curso de Enfermagem
Conteúdos programáticos - Curso de Enfermagem
Disciplina optativa - Curso de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Avaliação educacional - Enfermagem
Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
Dengue - Curso de Enfermagem
Leishmaniose - Curso de Enfermagem
Tuberculose - Curso de Enfermagem
Hanseníase - Curso de Enfermagem
Graduation in Nursing
Nursing Teaching
Neglected diseases - Nursing Course
Curriculum - Nursing Course
Document analysis - Nursing
Theoretical-practical disciplines - Nursing Course
Syllabus - Nursing Course
Elective course - Nursing Course
Nursing Education
Educational Evaluation - Nursing
Avaliação curricular - Curso de Enfermagem
Saúde coletiva - Curso de Enfermagem
Dengue - Curso de Enfermagem
Evaluación educativa - Enfermería
Salud Colectiva - Curso de Enfermería
Collective Health - Nursing Course
Evaluación curricular - Curso de enfermería
Evaluación educativa - Enfermería
Educación en enfermería
Curso electivo - Curso de Enfermería
Programa - Curso de Enfermería
Disciplinas teórico-prácticas - Curso de Enfermería
Análisis de documentos - Enfermería
Plan de estudios - Curso de Enfermería
Enfermedades desatendidas - Curso de Enfermería
Enseñanza de Enfermería
Educación superior en Enfermería
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUÍS CARLOS MOREIRA JÚNIOR - TCC ENFERMAGEM CCBS 2018.pdfLuís Carlos Moreira Júnior - TCC Enfermagem CCBS 2018.504.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.