Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOREIRA JÚNIOR, L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8486650122202626pt_BR
dc.contributor.advisor1CHAVES, Ana Elisa Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDCHAVES, A. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1490237089539626pt_BR
dc.contributor.referee1CLEMENTINO, Francisco de Sales.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Yanna Gomes de.-
dc.description.resumoObjetivo: Investigar quais doenças negligenciadas são abordadas durante a graduação de enfermagem; identificar os componentes curriculares que abordam doenças negligenciadas; selecionar os conteúdos relativos às doenças negligenciadas e identificar tipo e ano das referências bibliográficas recomendadas que abordam doenças negligenciadas. Método: Pesquisa descritiva, natureza qualitativa, modalidade de análise documental, constituída de planos de ensino de um curso de graduação em enfermagem na cidade de Campina Grande, de 3 de setembro a 23 de outubro de 2018. Resultados: São abordadas as seguintes doenças negligenciadas: dengue, leishmaniose, tuberculose, hanseníase e malária. Ministradas em quatro disciplinas teórico-práticas obrigatórias no 3º e 7º período, com uma optativa. Verifica-se planos de ensino concisos e desatualização nas referências recomendadas. Considerações finais: Embora o ensino dessas doenças seja abordado, faz-se necessário refletir sobre fragilidades como a ausência de doenças negligenciadas prioritárias no Brasil; foco do ensino em apenas dois períodos e a limitação descritiva dos conteúdos programáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem-
dc.titleAbordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem.pt_BR
dc.date.issued2018-12-20-
dc.description.abstractAim To investigate which neglected diseases are approached during nursing graduation; to identify the curricular components that approach neglected diseases; to select the relative contents to neglected diseases and to identify type and year of bibliographical references recommended that approach neglected diseases. Method: Descriptive research, qualitative nature, documental analysis modality, constituted of teaching plans of a nursing undergraduate course in the city of Campina Grande, from September 3 to October 23, 2018. Results: The following neglected diseases are addressed: dengue fever, leishmaniasis, tuberculosis, Hansen's disease and malaria. Supplied in four disciplines theoretical-practical subjects in the 3rd and 7th period, with an optional one. It is verified concise teaching plans and desatualização in the recommended references. Final considerations: Although the teaching of those diseases is approached, it is done necessary to reflect about fragilities as the absence of priority negligenced diseases in Brazil; the focus of the teaching in only two periods and the descriptive limitation of the contents programáticos.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923-
dc.date.accessioned2020-10-06T18:29:53Z-
dc.date.available2020-10-06-
dc.date.available2020-10-06T18:29:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGraduação em Enfermagem-
dc.subjectEnsino de Enfermagem-
dc.subjectDoenças negligenciadas - Curso de Enfermagem-
dc.subjectCurrículo - Curso de Enfermagem-
dc.subjectAnálise documental - Enfermagem-
dc.subjectDisciplinas teórico-práticas - Curso de Enfermagem-
dc.subjectConteúdos programáticos - Curso de Enfermagem-
dc.subjectDisciplina optativa - Curso de Enfermagem-
dc.subjectEducação em Enfermagem-
dc.subjectAvaliação educacional - Enfermagem-
dc.subjectAvaliação curricular - Curso de Enfermagem-
dc.subjectSaúde coletiva - Curso de Enfermagem-
dc.subjectDengue - Curso de Enfermagem-
dc.subjectLeishmaniose - Curso de Enfermagem-
dc.subjectTuberculose - Curso de Enfermagem-
dc.subjectHanseníase - Curso de Enfermagem-
dc.subjectGraduation in Nursing-
dc.subjectNursing Teaching-
dc.subjectNeglected diseases - Nursing Course-
dc.subjectCurriculum - Nursing Course-
dc.subjectDocument analysis - Nursing-
dc.subjectTheoretical-practical disciplines - Nursing Course-
dc.subjectSyllabus - Nursing Course-
dc.subjectElective course - Nursing Course-
dc.subjectNursing Education-
dc.subjectEducational Evaluation - Nursing-
dc.subjectAvaliação curricular - Curso de Enfermagem-
dc.subjectSaúde coletiva - Curso de Enfermagem-
dc.subjectDengue - Curso de Enfermagem-
dc.subjectEvaluación educativa - Enfermería-
dc.subjectSalud Colectiva - Curso de Enfermería-
dc.subjectCollective Health - Nursing Course-
dc.subjectEvaluación curricular - Curso de enfermería-
dc.subjectEvaluación educativa - Enfermería-
dc.subjectEducación en enfermería-
dc.subjectCurso electivo - Curso de Enfermería-
dc.subjectPrograma - Curso de Enfermería-
dc.subjectDisciplinas teórico-prácticas - Curso de Enfermería-
dc.subjectAnálisis de documentos - Enfermería-
dc.subjectPlan de estudios - Curso de Enfermería-
dc.subjectEnfermedades desatendidas - Curso de Enfermería-
dc.subjectEnseñanza de Enfermería-
dc.subjectEducación superior en Enfermería-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApproach to teaching neglected diseases in undergraduate nursing courses.pt_BR
dc.title.alternativeAproximación a la enseñanza de las enfermedades desatendidas en un curso de pregrado en enfermería.-
dc.identifier.citationMOREIRA JÚNIOR, Luís Carlos. Abordagem do ensino das doenças negligenciadas em curso de graduação em enfermagem. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15923pt_BR
dc.description.resumenObjetivo: Investigar qué enfermedades desatendidas se abordan durante la graduación de enfermería; identificar los componentes curriculares que abordan enfermedades desatendidas; seleccionar los contenidos relativos a las enfermedades desatendidas e identificar el tipo y el año de las referencias bibliográficas recomendadas que abordan enfermedades desatendidas. Método: Investigación descriptiva, naturaleza cualitativa, modalidad de análisis documental, constituida por planes de enseñanza de un curso de graduación en enfermería en la ciudad de Campina Grande, del 3 de septiembre al 23 de octubre de 2018. Resultados: Se abordan las siguientes enfermedades desatendidas: dengue, leishmaniasis, tuberculosis, lepra y malaria. Ministradas en cuatro disciplinas teórico-prácticas obligatorias en el 3º y 7º período, con una optativa. Se verifican planes de enseñanza concisos y desactualizados en las referencias recomendadas. Consideraciones finales: Aunque la enseñanza de estas enfermedades es abordada, se hace necesario reflexionar sobre fragilidades como la ausencia de enfermedades desatendidas prioritarias en Brasil; el enfoque de la enseñanza en apenas dos períodos y la limitación descriptiva de los contenidos programáticos.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUÍS CARLOS MOREIRA JÚNIOR - TCC ENFERMAGEM CCBS 2018.pdfLuís Carlos Moreira Júnior - TCC Enfermagem CCBS 2018.504.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.