Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15934
Title: Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.
Other Titles: Curricula for Accounting Sciences courses at Paraíba Public IES: comparative analysis with the global curriculum structure proposed by the ONU..
???metadata.dc.creator???: VENCESLAU, Marcília do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SAMPAIO, Francisco Jean Carlos de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
Keywords: Currículo Mundial;Instituições de Ensino Superior;Diretrizes Curriculares;Profissional Contábil;Processo de Harmonização;Normas Contábeis;World Curriculum;Higher education institutions;Curricular Guidelines;Accounting Professional;Harmonization Process;Accounting Standards
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VENCESLAU, Marcília do Nascimento. Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU. 2015. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve como objetivo principal verificar a similaridade entre as disciplinas ofertadas nos currículos do Curso de Ciências Contábeis na Paraíba e a estrutura curricular mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em documentos e bibliografias sobre o assunto em estudo. Foram selecionados os Projetos Pedagógicos Curriculares das cinco instituições de ensino superior públicas da Paraíba. Para alcançar o resultado, utilizou-se como metodologia a pesquisa de levantamento de dados, onde se obteve junto aos profissionais de ensino superior das IES’s os currículos disposto nos PPC’s (Projeto Pedagógico Curricular) de cada instituição relacionada. Deste modo, efetuou-se uma comparação entre os PPC’s e analisou-se a similaridade com o currículo proposto pela ONU para Instituições de Ensino Superior no Curso de Ciências Contábeis. As Instituições apresentaram, em média, cerca de 63 disciplinas compondo suas estruturas curriculares. No estado da Paraíba quem apresentou maior similaridade ao Currículo Mundial, foi a UFPB Campus João Pessoa com 83% e a que menos apresentou similaridade foi a UEPB Campus Monteiro com 51%. Observou-se que, por outro lado, a UFPB Campus Mamanguape possui a maior quantidade de disciplinas associadas ao Conhecimento Prático sendo relacionadas a área de Contabilidade de Estágio. Observa-se que algumas disciplinas encontradas nas Estruturas Curriculares das IES’s não são disponibilizadas na estrutura do Currículo Mundial. Por fim, a média do nível de similaridade obtida na comparação das Estruturas Curriculares das IES’s e o Currículo Mundial foram de 74%. Diante do pressuposto, as Instituições pesquisadas apresentam um nível considerável de oferta de disciplinas similares ao Currículo Mundial, tendo em vista que os resultados atingiram um alto nível de consonância entre as disciplinas.
Abstract: The research has as main objective to verify the similarity between the disciplines offered in the curricula of Public Higher Education Institutions of Accounting Course of Paraíba and the World Curriculum proposed by the UN / UNCTAD / ISAR. We performed a literature search, based on documents and bibliographies on the subject under study. The pedagogical projects Curriculum of Accounting Courses of IES's Public Paraíba, precisely the current 05 institutions were selected. To achieve the result, it was used as a methodology to data collection research, which revealed with professionals of higher education of the IES's willing curricula in PPC's (Education Program Curriculum) of each related institution. Thus, we performed a comparison between PPC's and analyzed the similarity to the curriculum proposed by the UN for Higher Education Institutions of the Accounting Course. The institutions had, on average, about 63 disciplines composing their curriculum structures. In the state of Paraíba who showed a greater similarity to the World Curriculum, was UFPB Campus João Pessoa with 83% and the least similarity was presented to UEPB Campus Monteiro with 51%. It was observed that, moreover, UFPB Campus Mamanguape has the largest number of subjects associated with Practical Knowledge related to accounting stage area. It is observed that some subjects found in the Curriculum Frameworks of HEI 's are not available on the World Curriculum structure. Finally, the average level of similarity obtained by the comparison of the structures of the Course and IES 's World CV was 74%. Given the assumption, the surveyed institutions have a considerable level of supply of similar disciplines the World Curriculum, given that the results achieved a high level of similarity. Key Words:
Keywords: Currículo Mundial
Instituições de Ensino Superior
Diretrizes Curriculares
Profissional Contábil
Processo de Harmonização
Normas Contábeis
World Curriculum
Higher education institutions
Curricular Guidelines
Accounting Professional
Harmonization Process
Accounting Standards
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15934
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCÍLIA DO NASCIMENTO VENCESLAU - TCC C. CONTÁBEIS 2015.pdfMarcília do Nascimento Venceslau - TCC Ciências Contábeis 2015256.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.