Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15967
Title: Educação permanente em saúde (EPS): ferramenta no controle do AEDES AEGYPTI.
Other Titles: Permanent health education (EPS): tool in the control of AEDES AEGYPTI.
Educación permanente en salud (EPS): herramienta en el control de AEDES AEGYPTI.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Antonio Ialy.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRANDÃO, Gisetti Corina Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Priscilla Maria de Castro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Tuanny Gonçalves Benjamim de.
Keywords: Agente comunitário de saúde;Educação permanente em saúde;Processo de trabalho;Aedes aegypti;Community health agent;Permanent health education;Work process;Agente de salud comunitaria;Educación permanente en salud;Proceso de trabajo
Issue Date: 24-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Antonio Ialy. Educação permanente em saúde (EPS): ferramenta no controle do AEDES AEGYPTI. 2017. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15967
???metadata.dc.description.resumo???: O mosquito Aedes aegypti é proveniente do Egito, na África, e se espalhou pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século XVI. O combate do vetor Aedes aegypti tem sido um importante desafio, sobretudo nos países em desenvolvimento. Uma das consequências negativas da deficiência no controle deste mosquito, é o surto das moléstias transmitidas pelo Aedes aegypti, como consequência, no ano de 2015 houve o aumento inesperado do nascimento de crianças com microcefalia. Objetivo: Promover a discussão através da Educação Permanente em Saúde para o combate e controle do vetor Aedes aegypti. Estimular através da EPS o desenvolvimento de novas práticas dos Agentes Comunitários de Saúde. Percurso Metodológico: estudo exploratório, descritivo e interventivo, com abordagem qualitativa baseado na Pesquisa-Ação. A coleta de dados aconteceu através de oficinas de trabalho e instrumento de coleta de dados. Para tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Fizeram parte da pesquisa sete ACSs, com faixa etária entre 31 e 50 anos. Seis possuíam ensino médio completo e uma possui ensino superior incompleto, 02(duas) dessas profissionais fizeram curso técnico de enfermagem, 04 ACSs afirmam não ter concluído o curso de capacitação para exercer a função de ACS. Nesse estudo foram utilizadas quatro oficinas de trabalho, nas quais foram abordados os seguintes temas: Práticas de combate ao mosquito Aedes aegypti; Microcefalia; Síndrome de Guillain-Barré; A importância do pré-natal. Verificou-se no material empírico produzido nas oficinas, que os/as profissionais possuíam conhecimento limitado acerca das temáticas trabalhadas, devido insuficiência de capacitação direcionada a esses profissionais, fator esse limitante da execução do trabalho educativo de promoção da saúde na comunidade. Conclusão: As oficinas de trabalho na modalidade de rodas de conversa junto aos ACSs do estudo, mostraram-se como uma alternativa acessível e eficaz para o aprimoramento do conhecimento técnico/cientifico desses profissionais. As atividades podem ser realizadas na própria unidade de saúde, com recursos de baixo custo, dentro do horário de trabalho. O mediador da roda de conversa pode ser o enfermeiro ou outro profissional que domine os temas a serem abordados.
Abstract: The Aedes aegypti vector comes from Egypt, Africa, and has spread to the tropics and subtropics of the planet since the 16th century. Combating the Aedes aegypti vector has been a major challenge, especially in developing countries. One of the negative consequences of the deficiency in the control of this vector, is the outbreak of the diseases transmitted by Aedes aegypti, as a consequence, in the year 2015 there was an unexpected increase in the birth of children with microcephaly. Objective: To promote the discussion through PHE for the control and control of the Aedes aegypti vector. To stimulate through the PHE the development of new practices of the Community Health Agents(CHA). Methodological path: exploratory, descriptive and interventional study, with qualitative approach based on Research-Action. The data collection took place through workshops and data collection instrument. Data analysis was performed using Bardin content analysis. Results: Seven CHAs, aged between 31 and 50 years, were included in the study. Six of them had completed high school and one had incomplete higher education, 02 of these professionals did a nursing technical course, 04 CHAs affirm that they did not complete the training course to perform the CHA function. In this study four workshops were used, in which the following topics were addressed: Practices to combat the vector Aedes aegypti; Microcephaly; Guillain-Barré syndrome; The importance of prenatal care. It was verified in the empirical material produced in the workshops that the professionals had limited knowledge about the topics studied, due to the lack of training directed at these professionals, a limiting factor in the execution of educational work in health promotion in the community. Conclusion: Workshops in the form of talk wheels with the CHAs of the study, have proved to be an accessible and effective alternative for the improvement of the technical / scientific knowledge of these professionals. The activities can be carried out in the health unit itself, with low-cost resources, within working hours. The mediator of the conversation wheel can be the nurse or other professional who master the topics to be addressed.
???metadata.dc.description.resumen???: Introducción: El mosquito Aedes aegypti proviene de Egipto, África, y se ha propagado por el regiones tropicales y subtropicales del planeta desde el siglo XVI. La lucha contra el vector Aedes aegypti ha sido un desafío importante, especialmente en los países en desarrollo. Una de la consecuencias negativas de la deficiencia en el control de este mosquito, es el brote de las enfermedades transmitida por Aedes aegypti, como consecuencia, en 2015 hubo un aumento Nacimiento inesperado de niños con microcefalia. Propósito: promover la discusión. a través de la Educación Permanente en Salud para combatir y controlar el vector Aedes aegypti. Estimular, a través de la EPS, el desarrollo de nuevas prácticas por parte de los Agentes Comunitarios de Salud Salud. Ruta metodológica: estudio exploratorio, descriptivo e intervencionista, con enfoque cualitativo basado en la Investigación-Acción. La recolección de datos se llevó a cabo a través de talleres sobre instrumento de trabajo y recogida de datos. Para el tratamiento de datos, el análisis de Contenido de Bardin. Resultados: Siete SCA, con edades comprendidas entre 31 y 50 años. Seis tenían estudios secundarios completos y uno tenía estudios superiores incompletos, 02 (dos) de estos profesionales realizaron un curso técnico de enfermería, 04 ACS afirman no tener completó el curso de capacitación para ejercer la función de ACS. En este estudio, utilizamos cuatro talleres, en los que se abordaron los siguientes temas: Prácticas de combate al mosquito Aedes aegypti; microcefalia; Síndorme de Guillain-Barré; La importancia de la pre- Navidad. Se verificó en el material empírico producido en los talleres, que los profesionales tenían un conocimiento limitado sobre los temas trabajados, debido a la insuficiente formación dirigida a estos profesionales, factor que limita la ejecución del trabajo promoción educativa de la salud en la comunidad. Conclusión: Los talleres en el modo de círculos de conversación con los ACS en el estudio, resultó ser un alternativa accesible y eficaz para mejorar el conocimiento técnico/científico de estos profesionales Las actividades pueden ser realizadas en la propia unidad de salud, con recursos de bajo costo, dentro de las horas de trabajo. El mediador de la rueda de conversación puede ser el enfermera u otro profesional que domine los temas a tratar.
Keywords: Agente comunitário de saúde
Educação permanente em saúde
Processo de trabalho
Aedes aegypti
Community health agent
Permanent health education
Work process
Agente de salud comunitaria
Educación permanente en salud
Proceso de trabajo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem de Saúde Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15967
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO IALY FERREIRA - TCC ENFRMAGEM CCBS 2017.pdfAntonio Ialy Ferreira - TCC Enfermagem CCBS 2017504.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.