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dc.creator.IDOLIVEIRA, K. P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1119195305623130pt_BR
dc.contributor.advisor1LELLIS, Marina Figueira.-
dc.contributor.advisor1IDLELLIS, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4409530958001408pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Priscila Maria Castro da.-
dc.contributor.referee2MELO, Erik Cristovão Araújo de.-
dc.description.resumoO sofrimento psíquico pode ser definido como uma dificuldade instalada em lidar com a vida cotidiana ou com determinada situação, causando assim um sofrimento de dimensão ampla, e é algo que surge como consequência de todo o estresse gerado com o ingresso no ensino superior e a tentativa de adaptação ao mundo acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar possível sofrimento psíquico nos acadêmicos do curso de bacharelado em Enfermagem em uma instituição pública. Para tanto, utilizou-se dois instrumentos, o Self Repoarting Questionare (SQR-20) e o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de LIPP (ISSL) unidos em um só questionário, em uma abordagem quantitativa. Obteve-se uma amostra de 68 acadêmicos. 78% dos participantes da pesquisa são de gênero feminino, a média de idade é de 20,92 anos e 75% moram com a família. Confirmou-se a hipótese de que os acadêmicos de Enfermagem apresentam um alto nível de possível sofrimento psíquico e estresse. O percentual encontrado de acadêmicos em possível sofrimento foi de 82,4%; acerca do estresse, observou-se que a maior parte dos acadêmicos (86%) encontra-se na Fase II do estresse, chamada fase de resistência, e que acadêmicas são mais propensas tanto ao estresse quanto ao sofrimento psíquico. Concluímos de fato que as pesquisas acerca da saúde mental dos acadêmicos deste curso e quiçá desta instituição precisam ser aprofundadas, aprimoradas e incentivadas, para que tenhamos condições de avaliar de forma mais completa a saúde mental dos acadêmicos e gerar um plano de ação para diminuir os níveis de estresse e o possível sofrimento psíquico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem Psiquiátrica-
dc.titleSofrimento psiquico em acadêmicos: um despertar para a saúde mental dentro da academia.pt_BR
dc.date.issued2017-08-28-
dc.description.abstractPsychic suffering can be defined as an existent difficulty in handling daily life or a certain situation, thus causing a suffering of wide dimension, and it is something that appears as a consequence of all the stress created with the entry into higher education and the attempts of adapting to the academic world. The main goal of this research was to identify possible psychic suffering in academics from the bachelor of science in nursing course in a public university. To do so, two instruments were used, the Self Reporting Questionnaire (SQR-20) and the Lipp's Inventory of Stress for Adults (ISSL) gathered in one questionnaire, using a quatitative approach. A sample of 68 academics was obtained, with 78% of the participants being female, with an age average of 20,92 years old, in which 75% live with their families. The hypothesis that nursing academics present a high level of possible psychic suffering and stress was confirmed. The percentage of academics in possible psychic suffering was 82,4%; on stress, it was observed that most part of the academics (86%) is in Phase II of stress, also called resistance phase, and that female academics are most inclined to both stress and psychic suffering. We conclude in fact that research on the mental health of the academics of this course and perhaps this institution needs to be deepened, enhanced and encouraged so that we can more fully evaluate the mental health of academics and generate an action plan to decrease stress levels and possible psychic suffering.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15990-
dc.date.accessioned2020-10-07T18:54:31Z-
dc.date.available2020-10-07-
dc.date.available2020-10-07T18:54:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSofrimento psíquico-
dc.subjectSofrimento psíquico em acadêmicos-
dc.subjectSaúde mental-
dc.subjectEnfermagem-
dc.subjectPsychic suffering-
dc.subjectPsychic suffering in academics-
dc.subjectMental health-
dc.subjectNursing-
dc.subjectSufrimiento psíquico-
dc.subjectSufrimiento psíquico en académica-
dc.subjectSalud mental-
dc.subjectEnfermería-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Karla Pollyana Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePsychic suffering in academics: an awakening to mental health within the academy.pt_BR
dc.title.alternativeAngustia psíquica en académicos: un despertar para la salud mental dentro de la academia.-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karla Pollyana Silva de. Sofrimento psíquico em acadêmicos: um despertar para a saúde mental dentro da academia. 2017. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15990pt_BR
dc.description.resumenEl sufrimiento psíquico puede definirse como una dificultad instalados en el trato con la vida cotidiana o con una determinada situación, provocando así un sufrimiento de amplia dimensión, y es algo que surge como consecuencia de todo el estrés que genera ingresar a la educación superior y intentar adaptarse al mundo académico. El objetivo general de esta investigación fue identificar posibles padecimientos psíquicos en los académicos de la Licenciatura en Enfermería en una institución pública. Para eso se utiliza si son dos instrumentos, el Cuestionario de Autoevaluación (SQR-20) y el Inventario de Síntomas de Estrés para Adultos LIPP (ISSL) fusionados en uno cuestionario, en un enfoque cuantitativo. Se obtuvo una muestra de 68 académica. El 78% de los encuestados son mujeres, el la edad promedio es de 20,92 años y el 75% vive con su familia. fue confirmado a hipótesis de que los estudiantes de enfermería tienen un alto nivel de posible sufrimiento psíquico y estrés. El porcentaje encontrado académicos en posible padecimiento fue 82,4%; sobre el estrés, se observó que la mayoría de los académicos (86%) se encuentran en la Fase II de estrés, llamada la fase de resistencia, y que los académicos son más propensos tanto al estrés como a la angustia psicológica. Concluimos de hecho de que la investigación sobre la salud mental de los académicos en este curso y tal vez esta institución necesita ser profundizada, mejorada y fomentada, para que podamos evaluar más completamente la salud salud mental de los académicos y generar un plan de acción para reducir los niveles de estrés y posible sufrimiento psíquico.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

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