Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16001
Title: A percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis e de Administração, da UFCG do campus de Sousa, sobre a ética no setor público.
Other Titles: The perception of students in the Accounting and Administration course at UFCG on the Sousa campus about ethics in the public sector.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Harrison Alexandre.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: REIS, Cristiane Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE, Janeide Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SAMPAIO, Francisco Jean Carlos de Souza.
Keywords: Ética no setor público;Princípio da moralidade;Serviço Público;Gestão Pública;Código de Ética;Ethic;Principle of morality;Public service;Public Management;Code of Ethics;Estudo de percepção
Issue Date: 19-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Harrison Alexandre. A percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis e de Administração, da UFCG do campus de Sousa, sobre a ética no setor público. 2015. 42fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A qualidade do ser humano está relacionada à sua conduta moral, bem como, aos valores éticos em relação ao seu comportamento na sociedade. No contexto profissional, observa-se, entre várias diretrizes, que é importante evitar atitudes desonestas ou corruptas, que causem prejuízo a terceiros. Dessa forma, no setor público a ética é considerada a partir do princípio da moralidade relacionada a ideia de que não deve limitar-se às motivações individuais ou particulares, mas sim da sociedade em geral. Diante desses fatos, esse estudo teve como objetivo principal de analisar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis e Administração da UFCG, Campus de Sousa, quanto a Ética no setor público. Para tanto, utilizou de uma pesquisa de campo, por meio da metodologia descritiva e bibliográfica. Verificando nos resultados da análise que, o servidor público é responsável pelos seus atos dentro da organização, e seus valores passa a ser uma referência importante para a sociedade. Assim, torna-se essencial que os servidores formem uma consciência pautada em princípios morais, tornando-os dignos e merecedores de respeito e confiança, pois só assim, proporciona serviços de qualidade. Diante do exposto, pode-se concluir que a pesquisa demonstrou a percepção dos alunos, quanto a ética no Setor Público, obtendo um resultado positivo, que em sua maioria relacionam o conceito de ética à honestidade e respeito, mas possuem uma boa imagem dos serviços prestados desse setor, por acharem insuficientes as ações do Estado quanto a promover a ética no serviço público. Em geral, os discentes tem consciência de que a conduta ética no serviço público está relacionada aos princípios morais do indivíduo, no qual envolve uma boa formação social e familiar.
Abstract: The quality of the human being is related to his moral conduct as well as to ethical values in relation to their behavior in society. In a professional context, it is noted, among several guidelines, it is important to avoid dishonest or corrupt attitudes, causing injury to others. Thus, in the public sector ethics is considered from the principle of morality related to the idea that it should not be limited to individual or particular motivations, but of society in general. Given these facts, this study aimed to analyze the perception of the students of Accounting and Management UFCG, Campus de Sousa, as the Ethics in the public sector. For this, we used a field research, using descriptive and bibliographic methodology. Checking the results of the analysis, the civil servant is responsible for their actions within the organization, and values becomes an important reference for society. Thus, it becomes essential that the servers form a conscience guided by moral principles, making them worthy and deserving of respect and trust, for only thus provides quality services. Given the above, it can be concluded that the survey showed perceptions of students about ethics in the Public Sector, getting a positive result, which mostly relate to the concept of ethics honesty and respect, but they have a good picture of services in this sector, because they feel inadequate as the State's actions to promote ethics in public service. In general, these students are aware that ethical conduct in public service is related to the individual's moral principles, which involves a good social and family background.
Keywords: Ética no setor público
Princípio da moralidade
Serviço Público
Gestão Pública
Código de Ética
Ethic
Principle of morality
Public service
Public Management
Code of Ethics
Estudo de percepção
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16001
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HARRISON ALEXANDRE GOMES - TCC C. CONTÁBEIS 2015.pdfHarrison Alexandre Gomes - TCC Ciências Contábeis 2015283.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.