Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16025
Title: Abordagens utilizadas na assistência de enfermagem ás ist- revisão integrativa de literatura.
Other Titles: Approaches used in nursing care as is- integrative literature review.
Abordajes utilizados en la atención de enfermería a las ITS - revisión literatura integradora.
???metadata.dc.creator???: DINIZ, Brígida Maria.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Sheila Milena Pessoa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GONÇALVES, Roberta Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COLAÇO, Elisabete Oliveira.
Keywords: Assistência de enfermagem;DST;Educação em saúde;Qualidade de vida;Nursing care;STD;Health education;Quality of life;Cuidado de enfermera;ETS;Educación para la salud;Calidad de vida
Issue Date: 1-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DINIZ, Brígida Maria. Abordagens utilizadas na assistência de enfermagem ás ist- revisão integrativa de literatura. 2016. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16025
???metadata.dc.description.resumo???: As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são um dos problemas mais comuns de saúde pública no Brasil e no mundo, além de ser um dos fatores facilitadores para infecções por HIV e possível desenvolvimento da Aids, podendo levar à complicações graves e até ao óbito. Esse grupo de doenças é transmitido, principalmente, por meio de sexo sem preservativos com pessoas infectadas, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura que teve por objetivo conhecer a abordagem de Enfermagem na atenção às IST de acordo com a produção científica, e teve como questão norteadora “Qual a abordagem de Enfermagem na atenção às IST de acordo com a produção científica?”. Os descritores utilizados foram “Assistência” and “Enfermagem” and “DST”, assim como seus respectivos descritores em Inglês e Espanhol (“Nursing Care” and “STD” e “Atención de Enfermería" and "Enfermedades de Transmisión Sexual"). Após leitura completa dos trabalhos selecionados, foram identificadas 3 categorias, sendo elas: 1- Educação em Saúde como principal forma de Abordagem às IST; 2 – As mulheres como enfoque da atenção de Enfermagem; 3 – O preconceito como obstáculo para a qualidade de vida para os indivíduos infectados. Ao fim do trabalho, verificou-se uma deficiência no que concerne a trabalhos que foquem os públicos masculino, idosos e adolescentes, assim como se percebeu que a Enfermagem tem deixado de lado atribuições importantes e focado muito na Educação em saúde que, apesar de sua importância, não pode se resumir a ela apenas. Além disso, a assistência ainda vem sofrendo muita interferência dos conceitos formados por cada profissional, o que acaba atrapalhando a assistência aos portadores de IST e, consequentemente, sua qualidade de vida.
Abstract: Sexually transmitted infections (STIs) are one of the most common public health problems in Brazil and the world, besides being one of the facilitating factors for HIV infection and possible development of AIDS and can lead to serious complications and even to death. This group of diseases is transmitted mainly by sex without condom with infected persons and generally manifest themselves by means of wounds, vaginal discharge, blisters or warts. This is an integrative review of literature that aimed to know the nursing approach in the care of STI according to scientific production, and had as its guiding question "What is the Nursing approach attention to STIs according to scientific production ? ". The descriptors used were "Service" and "Nursing" and "STD", as well as their respective descriptors in English and Spanish ("Nursing Care" and "STD" and "Atención de Enfermería" and "Enfermedades Sexual Transmission"). After full reading of selected works have identified three categories, which are: 1- Health Education as the main form of approach to STIs, 2 - women as a focus of attention of nursing; 3 - prejudice as an obstacle to the quality of life for infected individuals. at the end of work, there was a deficiency in relation to works that focus on the male public, the elderly and adolescents, as it was realized that nursing has left out important and focused assignments much in health education that despite its importance, can not be limited to it alone. in addition, assistance is still suffering too much interference of the concepts formed by each professional, which ends up hindering the assistance to people with STIs and therefore their quality of life.
???metadata.dc.description.resumen???: Las infecciones de transmisión sexual (ITS) son uno de los problemas de salud más comunes la salud pública en Brasil y en el mundo, además de ser uno de los factores facilitadores de las infecciones por el VIH y el posible desarrollo de SIDA, que puede conducir a complicaciones graves e incluso a la muerte. Este grupo de enfermedades se transmite principalmente a través de relaciones sexuales sin preservativo con personas infectadas, y generalmente se manifiesta a través de heridas, secreción, ampollas o verrugas Se trata de una Revisión Integrativa de la Literatura que tuvo como objetivo conocer la abordaje de enfermería para el cuidado de las ITS según la producción científica, y tuvo como pregunta orientadora “¿Cuál es el enfoque de Enfermería en el cuidado de las ITS según con la producción científica? Los descriptores utilizados fueron “Asistencia” y “Enfermería” y “ETS”, así como sus respectivos descriptores en inglés y español (“Cuidados de Enfermería” y “ETS” y “Atención de Enfermería" y "Enfermedades de Transmisión Sexual”). Luego de una lectura completa de las obras seleccionadas, se identificaron 3 categorías, ellas son: 1- La Educación en Salud como principal vía de Abordaje de las ITS; 2 – El la mujer como foco del cuidado de enfermería; 3 – El prejuicio como obstáculo a la calidad de vida de las personas infectadas. Al final de la obra, hubo un discapacidad con respecto a trabajos que se enfocan en hombres, ancianos y adolescentes, así como se percibió que la Enfermería ha dejado de lado las atribuciones importante y muy centrado en la Educación para la Salud que, a pesar de su importancia, no puede simplemente reduzca a eso. Además, la asistencia sigue sufriendo muchas interferencias por parte de los conceptos formados por cada profesional, lo que termina perturbando la asistencia a pacientes con ITS y, en consecuencia, su calidad de vida.
Keywords: Assistência de enfermagem
DST
Educação em saúde
Qualidade de vida
Nursing care
STD
Health education
Quality of life
Cuidado de enfermera
ETS
Educación para la salud
Calidad de vida
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16025
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRÍGIDA MARIA DINIZ - TCC ENFERMAGEM CCBS 2016.pdfBrígida Maria Diniz - TCC Bacharelado em Enfermagem CCBS 2016805.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.