Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1603
Title: Uma pesquisa qualitativa das práticas de testes de software no contexto das aplicações móveis.
???metadata.dc.creator???: LUCIANO, Achiles Pedro da Cunha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Wilkerson de Lucena.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: GUERRERO, Dalton Dario Serey.
Keywords: Engenharia de Software;Testes de Software;Aplicações Móveis;Mobile Web Application;Practices of Software Testing
Issue Date: 1-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCIANO, A. P. da C. Uma pesquisa qualitativa das práticas de testes de software no contexto das aplicações móveis. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Contexto: O desenvolvimento de aplicações móveis cresce, acompanhando as constantes evoluções do hardware dos dispositivos. Com esta evolução, mais e mais recursos são adicionados e integrados à vida diária dos usuários. Contudo, a prática de testes de software utilizada pela comunidade para garantir o correto funcionamento das aplicações, incluindo a verificação de aspectos de segurança, portabilidade e compatibilidade, continua sendo um assunto pouco difundido. Objetivo: O objetivo deste estudo é compreender como as equipes lidam com a prática de testes de software aplicada ao contexto móvel, a relação cotidiana dos desenvolvedores com a literatura científica, a automação de testes e os desafios encontrados neste contexto. Método: Foi elaborado um estudo qualitativo, baseado na metodologia de Análise Temática, em três etapas: um survey, de caráter exploratório, que obteve 44 respostas de profissionais da área, seguido de uma seção de entrevistas com 12 profissionais para detalhar as questões levantadas durante o survey e um novo survey, de caráter confirmatório, que obteve 54 respostas e permitiu aos respondentes avaliar as principais conclusões das etapas anteriores. Resultados: Nossos resultados indicam a preferência dos desenvolvedores por testes manuais em detrimento da automação e o uso de testes funcionais automáticos de performance em alternativa, a escassez de referências para criação dos cenários de teste e os meios utilizados pelos profissionais para lidar com desafios como a fragmentação.
Abstract: Context: Mobile WebApplicationdevelopmentincrease,followedbyoftenhardwareevolutions fromdevices.Withthisdevelopment,moreandmorefeatureshasbeenaddedina daily lifeofusers.However,thepracticesofsoftwaretestingusedbydeveloperstoensure the correctexecutionflowoftheapplication,includingsafetyaspects,portabilityandcompatibility,remainsawidespreadissue. Objective: This studyaddresseshowtounderstand teams andhowtheyapplythetestsinthedevelopmentphase.plan. Method: There was elaborated aqualitativestudy,basedonTematicAnalisysmethodology,inthreestages:a exploratorysurvey,thatcollected44answersfromprofessionals,followedbyaninterview with 12professionalstodetailtheanswerscollectedduringtheexploratorysurveyanda newconfirmatorysurvey,thatcollected54answersandallowedtheprofessionalstoevaluate the mainconclusionsfrompreviousstages. Results: Our resultsshownapreferencefrom developersformanualtestingoverautomationanduseofautomaticfunctionaltestsinstead, the lackofreferencestocreatenewtestscenariesandthemethodusedbyprofessionalsto deal withchallengessuchasfragmentation.
Keywords: Engenharia de Software
Testes de Software
Aplicações Móveis
Mobile Web Application
Practices of Software Testing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
Engenharia de Software
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1603
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACHILES PEDRO DA CUNHA LUCIANO – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2017.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.