Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16036
Title: Depoimento sem dano e a promoção à dignidade humana: análise jurídico-social face ao tribunal de justiça da Paraíba
Other Titles: Testimony without harm and the promotion of human dignity: legal-social analysis before the Paraíba court of justice
???metadata.dc.creator???: BITU, Raimunda Vanja Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA, ´Monnizia Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUTO, Ana Flávia Lins.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Francisco César Martins de.
Issue Date: 14-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BITU, Raimunda Vanja Lima. Depoimento sem dano e a promoção à dignidade humana: análise jurídico-social face ao tribunal de justiça da Paraíba, 2017. 91fl. - Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo pretende analisar a aplicabilidade e a efetividade do Projeto “Escuta pra te ouvir”, diante dos casos levados ao Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. A problemática do abuso sexual faz-se presente desde a antiguidade e, a abordagem sobre o tema se mostra relevante em razão da incidência de casos de violação aos direitos dos menores de idade no cenário nacional, no qual se faz necessário a criação de um dispositivo legal que discipline o instituto do Depoimento Sem Dano, como forma de garantir o acesso à justiça e evitar a revitimização de criança e adolescente em situação de violência sexual. Para tanto, utiliza o método hipotético dedutivo como método de abordagem, o histórico evolutivo como método de procedimento, bem como, a pesquisa bibliográfica e documental como técnicas de pesquisa, além de entrevista não estruturada junto a responsável pelo Projeto no Tribunal de Justiça da Paraíba. Assim, questiona-se: Há aplicabilidade e efetividade do Projeto “Escuta pra te ouvir” nas Comarcas do Estado da Paraíba? Desta forma, tal estudo evidencia a existência de lacunas legislativas quanto a sua efetivação, visto que tal instituto é mera recomendação do Conselho Nacional de Justiça, sendo facultativa a aplicação pelos Tribunais.
Abstract: The present study intends to analyze the applicability and effectiveness of the "Listen to hear you" Project, before the cases brought before the Court of Justice of the State of Paraíba. The problem of sexual abuse has been present since antiquity, and the approach on the subject is relevant because of the incidence of cases of violation of the rights of minors in the national scenario, in which it is necessary to create a device Legal that disciplines the Institute of the Testimony without harm, as a way to guarantee access to justice and to avoid the revictimization of child and adolescent in situation of sexual violence. In order to do so, it uses the dialectical method as a method of approach, evolutionary history as a procedure method, as well as bibliographical and documentary research as research techniques, as well as unstructured interview with Project Manager at the Paraíba Court of Justice. Thus, it is questioned: Is there applicability and effectiveness of the "Listen to hear you" Project in the Counties of the State of Paraíba? Thus, this study evidences the existence of legislative gaps as to its effectiveness, since such an institute is a mere recommendation of the National Council of Justice, being optional the application by the Courts.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16036
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIMUNDA VANJA LIMA BITU - TCC DIREITO 2017.pdfRaimunda Vanja Lima Bitu - TCC Direito 20172.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.