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Title: Análise do acolhimento sob a ótica do programa de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica, no município de Campina Grande - PB.
Other Titles: Reception analysis from the perspective of the program to improve access and quality of primary care in the municipality of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Libna Nobre do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CLEMENTINO, Francisco de Sales.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NUNES, Maria Luísa de Almeida.
Issue Date: 13-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Libna Nobre do Nascimento. Análise do acolhimento sob a ótica do programa de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica, no município de Campina Grande - PB. 2016. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O acolhimento no contexto da Atenção Básica brasileira constitui dispositivo importante no processo de qualificação do modelo assistencial, seja possibilitando aos profissionais o repensar sobre seu processo de trabalho, ou mesmo possibilitando a efetivação de direitos fundamentais do indivíduo, como acesso universal a um cuidado integral na rede pública de serviços de saúde. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a estratégia do acolhimento na Atenção Básica a partir da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com dados secundários produzidos pelo Ministério da Saúde (MS) a partir da avaliação externa do PMAQ-AB, realizada entre 2012 e 2013, em 89 equipes da Estratégia de Saúde da Família. Para viabilizar a coleta de dados utilizou-se um instrumento elaborado pelo MS, contendo variáveis relevantes ao acolhimento tais como: acolhimento implantado na equipe de atenção básica, turno e frequência de realização do acolhimento, profissionais que participam do acolhimento, existência de protocolo para acolhimento, atendimentos de urgência e emergência, avaliação de risco e vulnerabilidade, ações desencadeadas a partir do acolhimento. Os dados foram analisados quantitativamente, e apresentados em forma de tabelas e gráficos. A pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, protocolo de nº 21904. Como resultado observou-se entre as Unidades Básicas de Saúde avaliadas que 70,8% possuem Saúde Bucal. Além disso, identificou-se que o acolhimento ainda não se configura enquanto uma prática efetiva. Os dados apontam que 48,3% das equipes referiram não realizar o acolhimento. 51,7% das equipes informaram executar o acolhimento no turno da manhã, 43,8% no turno da tarde, nenhuma equipe realiza acolhimento durante a noite. Em 46,1% das equipes realiza-se o acolhimento cinco dias da semana. Quanto à existência de protocolos para acolhimento à demanda espontânea/urgência, somente 13,5% das equipes referiram possuir este protocolo, enquanto 43,8% não souberam ou não responderam. Em relação à capacitação dos profissionais das equipes para realização do acolhimento, 48,3% não souberam ou não responderam quando questionados. Concluiu-se que a estratégia do acolhimento vem acontecendo de forma pontual, apoiada ainda na perspectiva do modo hegemônico médico, quando se espera a realização de um trabalho interprofissional com foco nas necessidades dos usuários a partir de uma escuta qualificada.
Abstract: The reception in the context of the Brazilian Basic Attention constitutes an important device in the qualification process of the care model, is allowing professionals to rethink about their working process, or even allowing the realization of the individual fundamental rights, as universal access to an integral care and fair in public services of health. The research had as general objective analyze the strategy of welcome in basic attention from the external evaluation of the Program for the Improvement of Access and Quality of Basic Attention (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ-AB). This is a descriptive and exploratory study with a quantitative approach, performed with secondary data produced by the Ministry of Health (MS) from the external evaluation of the PMAQ-AB, performed between 2012 and 2013, in 89 teams from the Family Health Strategy. To facilitate the collection of data it was used an instrument elaborated by Ministry of Health, containing variables relevant to the host such as: Host deployed in the team of basic attention, shift and frequency of completion of the host state, professionals taking part in the host state, existence of protocol for reception, urgency and emergency room visits, assessment of risk and vulnerability, actions triggered from the host. The data were analyzed quantitatively by means of figures and percentages, and presented in the form of tables and graphics. The research was submitted to the Research Ethics Committee at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil the protocol no. 21904. As a result it was observed between the Basic Health Units evaluated that 70.8% have oral health. Futhermore, it was identified that the host is not yet configures while an effective practice. The data indicate that 48.3% of teams mentioned does not perform the reception. 51.7% of the teams have informed run the reception in the morning shift, 43.8% in the afternoon shift, no team performs reception during the night. In 46.1% of the teams is held the host five days of the week. Regarding the existence of protocols for host to spontaneous demand/urgency, only 13.5% of teams mentioned possess this protocol, while 43.8% did not know or did not respond. In relation to the professional training of teams for realization of the host state, 48.3% did not know or did not respond when was asked. It was concluded that the strategy of the host has been happening in a timely manner, supported even in the perspective of the hegemonic physician mode, when you expect the achievement of a work interprofessional focused on the needs of users from a qualified listening.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16051
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