Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16054
Title: Análise do acolhimento à demanda espontânea baseado no perfil de atendimentos da atenção básica.
Other Titles: Analysis of welcoming spontaneous demand based on the profile of primary care.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Javanna Lacerda Gomes da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Sheila Milena Pessoa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GONÇALVES, Roberta Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COLAÇO, Elisabete Oliveira.
Issue Date: 23-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Javanna Lacerda Gomes da Silva. Análise do acolhimento à demanda espontânea baseado no perfil de atendimentos da atenção básica. 2016. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16054
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivou-se caracterizar o perfil da demanda espontânea em um serviço da atenção básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Utilizou-se um formulário estruturado, aplicado aos/as usuários/as de uma USF. O cálculo da amostra baseou-se na média de atendimentos do semestre, resultando em 104 usuários/as. A amostra foi probabilística do tipo aleatória simples. Os dados foram tabulados e analisados pelo software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) versão 12. Os resultados mostraram um atendimento centrado na demanda espontânea e um grande número de satisfação quanto a resolução dos problemas, porém este último está diretamente relacionado com as queixas de baixa complexidade dos/as usuários/as nos atendimentos que em sua maioria são do tipo queixa-conduta. Sendo assim, destacou-se a necessidade de uma reeducação sobre o objetivo e função da atenção básica, para que haja uma mudança no processo de organização do serviço, contemplando estratégias de planejamento e gerenciamento dos atendimentos com foco na promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação da saúde.
Abstract: The study aimed to characterize the spontaneous demand at a primary health care service. Therefore, it was done a descriptive research with quantitative approach. It was utilized a structured form, applied to the patients of a primary health care Unit. The calculus of the sample was based on an average of a semester attendance, resulting in 104 patients. The sample was probabilistic with simple random. The data was charted and analyzed by the software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) version 12. The results showed an attendance based on spontaneous demand and also a big number of clients satisfaction related to problems resolution, but the last one was related directly with low complexity complaints on the attendances, which is in its majority classified as complaints conduct service. As a result, it was highlighted the necessity of a reeducation about the goal and function of a basic health, so it would be great a change in a process of service organization, and also about the importance of following the strategies of planning and management of attendance with focus on promotion, prevention, early diagnosis, treatment and rehabilitation of health.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16054
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAVANNA LACERDA GOMES DA SILVA FREITAS - TCC ENFERMAGEM CCBS 2016.pdfJavanna Lacerda Gomes da Silva Freitas - TCC Enfermagem CCBS 2016. 952.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.