Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16055
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, K. K. A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5816895781537863pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Taciana da Costa Farias.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, T. C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9761604442874914pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROZ, Xênia Sheila Barboza Aguiar.-
dc.contributor.referee2MENDES, Jogilmara Macêdo S.-
dc.description.resumoA participação de um acadêmico de enfermagem na iniciação cientifica permite o fortalecimento de sua identidade profissional e conquista da autonomia em suas ações, com consequente qualificação de seu processo de trabalho, pois possibilita a formação crítica e comprometida do futuro profissional. Trata-se de um relato de experiência com uma abordagem qualitativa e descritiva dos aspectos vivenciada pela autora na oportunidade de sua participação em dois Programas Institucional de Voluntários em Iniciação Científica e em um grupo de estudo enfatizando a pesquisa sobre a medida pressão arterial, em uma universidade pública de ensino superior. Ao longo das vivencias relatadas muitas foram as dificuldades encontradas, desde a falta de tempo para se dedicar ainda mais ao processo de pesquisa, pela grande demanda que advém da universidade perante o aluno, além da pouca experiência na escrita científica. A oportunidade enquanto discente em participar de um programa de iniciação científica fez com que novos horizontes abrissem dentro da minha visão na universidade e futura carreira profissional. Dentre tantos aprendizados, destacou-se a inquietação diante de varias situações/problemas, no sentido de tentar resolve-las, estuda-las e procurar entender como e porque acontecem. Foi possível desmistificar a metodologia cientifica e processo de pesquisa que antes me parecia tão distante e complicado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA iniciação científica na formação do discente de enfermagem: enfoque na medida da pressão arterial.pt_BR
dc.date.issued2016-09-14-
dc.description.abstractThe participation of the nursing student in the scientific initiative enables the strengthening of their professional identity and achievement of autonomy in their actions , with consequent qualification of their work process , because it enables the critical and committed training of future professionals . This is an experience report with a qualitative and descriptive approach to matters experienced by the author on the occasion of his participation in two Institutional Program Volunteers in Scientific Initiation and a group of study emphasizing research on blood pressure measurement in a public university of higher education. Over the reported vivencias many were ace difficulties from the lack of time to devote further the research process , the great demand that comes from university to the student , as well as limited experience in scientific writing. The opportunity as an undergraduate student to participate in a scientific initiation program made new horizons were opened in my vision at the university and professional future . Among many learnings , stood out unrest before various situations / problems to try to solve them , study them and try to understand how and why they happen. It was possible to demystify the scientific methodology and research process that previously seemed so distant and complicated.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16055-
dc.date.accessioned2020-10-09T11:10:48Z-
dc.date.available2020-10-09-
dc.date.available2020-10-09T11:10:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Kelle Karolina Ariane Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeScientific initiation in the training of nursing students: focus on blood pressure measurement.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Kelle Karolina Ariane Ferreira. A iniciação científica na formação do discente de enfermagem: enfoque na medida da pressão arterial. 2016. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16055pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELLE KAROLINA ARIANE FERREIRA ALVRS - TCC ENFERMAGEM CCBS 2016.pdf Kelle Karolina Ariane Ferreira Alves - TCC Enfermagem CCBS 2016.331.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.