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Title: Acolhimento: satisfação de usuários da atenção básica.
Other Titles: Reception: satisfaction of primary care users.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Laianne Santos Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRANDÃO, Gisetti Corina Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAIS, Gilvânia Smith da Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASIL, Mikael Lima.
Issue Date: 26-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Laianne Santos Barbosa de. Acolhimento: satisfação de usuários da atenção básica. 2016. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O acolhimento propõe o protagonismo de todos os sujeitos envolvidos no processo de produção de saúde, a reorganização dos serviços a partir da problematização dos processos de trabalho, além de mudanças na forma de gestão para ampliar os espaços de escuta e decisões. Objetivo: Conhecer os saberes e compreender a satisfação do usuário a respeito do acolhimento na Estratégia Saúde da Família. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, através de questionário semiestruturado, com usuários de uma UBSF no município de Campina Grande- PB. As falas foram analisadas pelo método de Bardin. Esse estudo faz parte da extensão de uma tese de doutorado já aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisada Universidade Federal de Campina Grande, conta ainda com Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) em duas vias. Resultados: Verificou-se que, para o usuário o tratamento recebido ao chegar à unidade é relacionado ao acolher bem, ser bem atendido. A UBSF só é procurada pelos moradores da área adscrita quando estão em processo de doença e à satisfação do usuário está intimamente ligada à marcação de exames, agilidade no atendimento, prescrição de medicamentos e resolutividade durante a consulta. Conclusão: Após esse estudo, foi possível compreender que o acolhimento ainda é visto como uma triagem, além de um processo demorado e como um impedimento até a consulta médica. O acolhimento precisa ser trabalhado entre equipe e usuários, de forma que estes entendam a importância de um espaço de conversação para troca de experiências e saberes, proporcionando assim a resolução dos nós críticos que possam estar interferindo no processo.
Abstract: The host proposes the role of all subjects involved in the health production process, the reorganization of services from the questioning of work processes, as well as changes in management to enlarge the listening spaces and decisions. Objective: Knowing the knowledge and understand user satisfaction regarding care in the Family Health Strategy. Method: This is a field research, qualitative approach, through semi-structured questionnaire with users of a UBSF in Campina Grande- PB. The reports were analyzed by the method of Bardin. This study is part of the extension of a doctoral thesis already approved by the Ethics Committee and Researched Federal University of Campina Grande , also has Term of Informed Consent Form (ICF ) in two-way. Results: It was found that, for the user the treatment received to reach the unit is related to the welcome, be well attended. Residents of the enrolled area when in the disease process only seek the UBSF and user satisfaction is closely linked to the marking of exams, timeliness of care, prescription drugs and resoluteness during the consultation. Conclusion: After this study, we understand that the host is still seen as a screening, as well as a lengthy and as a deterrent to the medical consultation. The host needs to be worked between staff and users, so that they understand the importance of a conversation space for exchanging experiences and knowledge, providing the resolution of critical nodes that may be interfering with the process.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16056
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