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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814983860861046pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPELO, C. E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042247762832979pt_BR
dc.contributor.advisor2BAPTISTA, Cláudio de Souza.-
dc.contributor.advisor2IDBAPTISTA, C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0104124422364023pt_BR
dc.description.resumoA demanda constante por melhorias na qualidade de vida dos habitantes das grandes cidades, somado à crescente urbanização desses centros, torna imprescindível a utilização de meios tecnológicos para um melhor entendimento da dinâmica dos centros urbanos e como seus habitantes interagem nesses ambientes. Nesse sentido, o aumento na utilização de dispositivos eletrônicos equipados com sistemas GPS e o constante anseio da humanidade por comunicação e, mais atualmente, por conexão à internet, vem criando novas oportunidades de estudo e também grandes desafios, especialmente no que tange a grande quantidade de dados gerados pelas redes sociais. Diversas pesquisas vêm utilizando esses dados para realizar estudos que buscam compreender traços do comportamento humano, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana e trajetórias. Porém, grande parte das pesquisas que utilizam dados georreferenciados se restringem às dimensões espaciais e temporais, desconsiderando outros aspectos que podem influenciar na mobilidade humana. Este trabalho propõe um método computacional capaz de extrair padrões de mobilidade oriundos de mensagens georreferenciadas de redes sociais e correlacioná-los com indicadores sociais, econômicos e demográficos fornecidos por órgãos governamentais, buscando assim, analisar quais possíveis fatores poderiam exercer alguma influência sobre a mobilidade dos moradores de uma grande cidade. Para validar o método proposto, foram utilizadas mensagens postadas no Twitter e um conjunto de indicadores sociais, ambos oriundos da cidade de Londres. Os resultados mostraram a existência de correlações entre padrões de mobilidade e indicadores sociais, especialmente os relacionados com condições de emprego e renda, como também com características étnico-religiosas dos indivíduos em estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAnalisando padrões de mobilidade a partir de redes sociais e de dados sociodemográficos abertos.pt_BR
dc.date.issued2017-07-07-
dc.description.abstractThe constant need for improvements in life quality of inhabitants of big cities, together with the increasing urbanization of these centers, demands the use of technological means for a better understanding of the dynamics of urban centers and how their inhabitants interact in these environments. In this sense, the adoption of electronic devices equipped with GPS systems, the human need for communication and, more recently, for Internet connection, have brought new research opportunities and great challenges, especially due to the huge amount of data generated by social networks. Several studies have used this data to carry out research that seek to understand traces of human behavior, especially with respect to urban mobility and trajectories. However, much of the research that uses georeferenced data are restricted to spatial and temporal dimensions, disregarding other aspects that may influence human mobility. This work proposes a model capable of extracting mobility patterns from georeferenced messages of social networks and correlating them with social, economic and demographic indicators provided by government agencies, seeking to analyze which factors may impact in urban mobility. To evaluate the model, we used messages posted on Twitter and a set of social indicators, both related to the city of London. The results revealed the existence of correlations between mobility patterns and social indicators, especially those related to employment and income conditions, as well as ethnic and religious characteristics of the individuals under study.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1606-
dc.date.accessioned2018-08-30T17:25:22Z-
dc.date.available2018-08-30-
dc.date.available2018-08-30T17:25:22Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de Correlaçãopt_BR
dc.subjectDados Abertospt_BR
dc.subjectDados Espaciais e Temporaispt_BR
dc.subjectPadrões de Mobilidadept_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectCorrelation Analysispt_BR
dc.subjectMobility Patternspt_BR
dc.subjectOpen Datapt_BR
dc.subjectSocial Networkspt_BR
dc.subjectSpatio Temporal Datapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJERÔNIMO, Caio Libânio Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationJERÔNIMO, C. L. M. Analisando padrões de mobilidade a partir de redes sociais e de dados sociodemográficos abertos. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1606pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

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CAIO LIBÂNIO MELO JERÔNIMO – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2017.pdfCaio Libânio Melo Jerônimo - Dissertação PPGCC 20173.74 MBAdobe PDFView/Open


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