Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, D. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3194058975034536pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, L. S. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135220151360318pt_BR
dc.description.resumoO grande boom tecnológico alcançou todas as áreas e vem modificando até a maneira de como nos comunicamos, nos relacionamos, estreitando fronteiras e tornando mais dinâmico um mundo que outrora pairava apenas pela imaginação de autores de ficção científica. Neste cenário as instituições de ensino vêm se modificando e alterando suas metodologias e técnicas pedagógicas gradativamente, utilizando recursos tecnológicos que busquem inovar e melhorar as práticas adotadas na educação e com isto obter resultados positivos na construção do saber. As TICs assumem papel relevante na sociedade moderna, influenciando a constituição e incorporações de novos métodos na atividade educativa, provocando uma nova relação entre professores e alunos fazendo com que estes interajam na organização institucional e na comunidade profissional. Frente a isso o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos docentes e discentes de Contabilidade quanto à Influência da Tecnologia da Informação no Processo Ensino Aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi à descritiva, com abordagem quantitativa, quanto aos meios à pesquisa é bibliográfica e estudo de campo, no qual foi se elaborado dois tipos de questionário para dois sujeitos da pesquisa: os discentes regularmente matriculados no curso de Ciências Contábeis no período 2013.2 e os docentes que lecionam componentes curriculares no curso de Ciências Contábeis, lotados na Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis da UFCG, visando atingir os objetivos propostos. Como resultados principais identificou-se no estudo que a TIC já está incorporada ao dia-a-dia dos alunos e professores dos quais tem acesso em casa no trabalho e na própria instituição. Essa instituição pesquisada tem um expressivo percentual de alunos e professores que tem acesso a qualquer hora a estes recursos. Pelos dados da pesquisa houve concordância por parte de alunos, professores que a utilização da tecnologia da informação no curso de ciências contábeis trouxe melhorias no processo ensino/aprendizagem das instituições. Quanto à política formal de utilização e incentivo ao uso da TI nas instituições percebe-se que há muita necessidade de maior divulgação para que todos os docentes e alunos saibam exatamente como usar e o quanto usar a tecnologia no curso de ciências contábeis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleAnálise das percepções dos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis quanto a influência tecnológica da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2014-04-
dc.description.abstractThe major technological boom reached all areas and has been changing up the way we communicate, relate, tightening borders and becoming more dynamic a world that once hung only by the imagination of science fiction writers. In this scenario the educational institutions have been changing and changing their methodologies and pedagogical techniques gradually, using technological resources that seek to innovate and improve practices in education and thereby achieve positive results in the construction of knowledge. ICTs assume an important role in modern society, influencing the formation and incorporation of new methods in educational activities, provoking a new relationship between teachers and students by making them interact in institutional organization and the professional community. In view of this the present study was to analyze the general perception of teachers and students regarding the Accounting Influence of Information Technology in Teaching Learning Process. The methodology used in this study was a descriptive study with a quantitative approach, on the means of study and research literature is a field in which it was prepared two types of questionnaire for two research subjects: the students enrolled in the Accounting course in period 2013.2 and the teachers who teach curriculum components in the Accounting course, crowded at the Academic Unit of Accounting UFCG, aiming to achieve the proposed objectives. The main results of the study it was identified that ICT is already incorporated into the day-to -day lives of students and teachers of whom have access at home and at work in the institution . This research institution has a significant percentage of students and teachers who have anytime access to these resources. By survey data there was agreement on the part of students, teachers that the use of information technology in accounting sciences course brought improvements in the teaching / learning institutions. Regarding formal policy use and encourage the use of IT in the institutions themselves realize that there is much need for further dissemination to all teachers and students know exactly how to use and how to use technology in the course of accounting sciences.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16091-
dc.date.accessioned2020-10-12T15:44:08Z-
dc.date.available2020-10-12-
dc.date.available2020-10-12T15:44:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProcesso Ensino Aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectRelação Professor e alunopt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectTeaching-Learning Processpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectTeacher and student relationshippt_BR
dc.subjectHigher education institutionspt_BR
dc.subjectTechnological resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Daniele Vieira dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the perceptions of students and professors of the Accounting course regarding the technological influence of information and communication in the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Daniele Vieira dos. Análise das percepções dos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis quanto a influência tecnológica da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. 2014. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELE VIEIRA DOS SANTOS - TCC C. CONTÁBEIS 2014.pdfDaniele Vieira dos Santos - TCC Ciências Contábeis 20141.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.