Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16112
Title: O ethos do professor da educação básica em Campina Grande-PB na contemporaneidade.
Other Titles: The ethos of the teacher of basic education in Campina Grande - PB in contemporary times.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Denise Cristina.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Vanderlan Francisco da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de,
???metadata.dc.contributor.referee2???: LADOSKY, Mario Henrique Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SOUZA, Alessa Cristina Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: BÉLENS, Jussara Natália Moreira.
Keywords: Educação Básica;Educação - Campina Grande;Professor;Profissão;Trabalho;Escola;Basic Education;Education - Campina Grande;Teacher;Profession;Job;School
Issue Date: 3-Apr-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, D. C. O ethos do professor da educação básica em Campina Grande-PB na contemporaneidade. 2020. 177 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta tese é analisar as narrativas do ser professor da educação básica na rede pública de ensino de Campina Grande - PB. A partir dos relatos sobre a escolha da profissão docente, o trabalho com os alunos e as peculiaridades do ser professor da rede pública estadual, procuramos traçar um quadro sobre experiências docentes na contemporaneidade. Dentro desse desenho, foi preciso conhecer algumas pesquisas que estão em pauta no que diz respeito aos temas que tratam sobre o trabalho docente, tanto discussões em nível nacional, como internacional. A perspectiva teórica da presente investigação situa-se no universo das pesquisas que refletem sobre o trabalho docente no Brasil, levando em consideração aspectos sobre profissão, formação e seu ofício. Como referencial teórico, contemplamos uma variedade de campos de saberes, dando ênfase a uma visão multidisciplinar do tema. Dessa forma, procuramos dar ao trabalho docente uma contextualização que perpassou desde a Sociologia, Antropologia, Pedagogia, Filosofia e a Psicologia, tendo como referência as leituras de Bourdieu (2013), Codo (1999), Canário (2005), Dubet (1997), Tarfid e Lessard (2014), entre outros. A escolha pelas escolas pesquisadas deu-se a partir de um viés geográfico da cidade para apresentar um panorama amplo e peculiar do que é ser professor na educação básica da rede pública. Como percurso metodológico, foram desenvolvidas entrevistas, seguidas da observação participante e do uso da etnografia, a fim de perceber como os professores constroem suas experiências e como se configuram as sociabilidades presentes no cotidiano escolar. Dessa forma, refletir sobre cotidiano escolar e os sentidos que os professores dão a sua prática docente associada aos relatos da sua trajetória enquanto professores nos permite alcançar dados fundamentais para se pensar nas particularidades dos professores na cidade de Campina Grande-PB. Através da contribuição da etnografia, é possível identificar traços culturais e sociais que são fundamentais para o entendimento das vivências e experiências do ser professor.
Abstract: The aim of this thesis is to analyze the narratives of being a teacher of basic education in the public-school system of Campina Grande - PB. From the reports on teaching career’s choice, the work with students and the peculiarities of being a teacher in the state publicschool, we seek to obtain a picture about contemporary teaching experiences. Within this layout, it was necessary to realize some researches that are on the agenda regarding the themes that deal with teaching work, both discussions at national and international level. The theoretical standpoint of the present investigation is in the research universe that reflects on teaching work in Brazil, considering aspects about profession, training and their work. As a theoretical framework, we contemplate a variety of knowledge fields, emphasizing a theme’s multidisciplinary view. In this approach, we try to contextualize the teaching work spanned from Sociology, Anthropology, Pedagogy, Philosophy and Psychology, come up with as reference the readings of Bourdieu (2013), Codo (1999), Canário (2005), Dubet (1997), Tarfid and Lessard (2014), along with others. The researched schools’ choice was based on a geographical perspective of the city to present a broad and peculiar panorama of what it means to be a teacher in basic education in the public system. As a methodological path, interviews were developed, followed by participant observation and the use of ethnography, with the intention of understand how teachers construct their experiences and how the sociability present in daily life school is arranged. Thus, reflecting on school routine and the meanings that teachers give to their teaching practice associated to their trajectory reports as teachers allows us to reach fundamental data to think about the teachers’ particularities in the city of Campina Grande-PB. Through ethnography contribution, it is possible to identify cultural and social features that are fundamental for understanding the experiences of being a teacher.
Keywords: Educação Básica
Educação - Campina Grande
Professor
Profissão
Trabalho
Escola
Basic Education
Education - Campina Grande
Teacher
Profession
Job
School
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16112
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DENISE CRISTINA FERREIRA – TESE (PPGCS) 2020.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.