Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16144
Title: | Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb. |
Other Titles: | Analysis of learning styles of students in the Accounting Sciences course at UFCG based on Kolb's inventory. |
???metadata.dc.creator???: | NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MELO, Lúcia Silva Albuquerque de. |
Keywords: | Processo ensino-aprendizagem;Estilo de aprendizagem de Kolb;Adequações no ensino;Diferentes formas de aprender;Interação do educador e educando;Estímulo e motivação;Teaching-learning process;Learning style Kolb;Adjustments in teaching;Different ways of learning;Educator and student interaction;Stimulus and motivation |
Issue Date: | Apr-2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar. Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb. 2014. 62fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
???metadata.dc.description.resumo???: | No âmbito da educação são comuns às distintas formas de aprender e ensinar, esse fato é percebido por parte dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, o que em suma caracteriza certas preferências no modo de processar as informações. O referido estudo teve como embasamento teórico os estilos de aprendizagem segundo a visão de David Kolb, isso implicará diretamente em possíveis adequações de como ensinar e aprender que beneficie a todos os envolvidos nesse processo ensino-aprendizagem num âmbito geral. O presente estudo teve como objetivo principal identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, bibliográfica e estudo de campo, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb, sendo o universo da pesquisa, composto por 253 discentes, a amostra por acessibilidade abrangida por esse estudo é composta por 158 discentes, o que corresponde a 62,45 % da população em análise. No resultado contatou-se que, o estilo que predominou foi o assimilador, com 47,20%. Os portadores desse estilo revelam pessoas com raciocínio indutivo como também por possuírem habilidades para desenvolver modelos abstratos e teóricos. |
Abstract: | In education are common to different forms of learning and teaching , this fact is perceived by those involved in the teaching- learning process, which in short featuring certain preferences in order to process the information. This study had as theoretical foundation learning styles according to the vision of David Kolb, this will involve directly possible compromise of how teaching and learning that benefits everyone involved in teaching-learning process in a general context.The present study aimed to identify the dominant style of learning among students of the degree course in Accounting Sciences from the Federal University of Campina Grande (UFCG) in Paraíba. The methodology used was descriptive and bibliographic study and field research as a tool for data collection the Learning Styles Inventory Kolb was used, with its universe, composed of 253 students , the sample accessibility covered by this study is 158 composed of students, which corresponds to 62.45% of the population under analysis. In results that are contacted, the style that prevailed was the assimilator,with 47.20%. People with this style reveal people with inductive reasoning as well as to possess skills to develop abstract and theoretical models. |
Keywords: | Processo ensino-aprendizagem Estilo de aprendizagem de Kolb Adequações no ensino Diferentes formas de aprender Interação do educador e educando Estímulo e motivação Teaching-learning process Learning style Kolb Adjustments in teaching Different ways of learning Educator and student interaction Stimulus and motivation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Contabilidade |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16144 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HELEEN FABRIZIA RAMALHO DE AGUIAR NUNES - TCC C. CONTÁBEIS 2014.pdf | Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar Nunes - TCC Ciências Contábeis 2014 | 456.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.