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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2521697028293600pt_BR
dc.contributor.advisor1MARINHO, Leandro Balby.-
dc.contributor.advisor1IDMARINHO, L. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728312501032061pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE, Nazareno Ferreira de.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Eanes Torres.-
dc.contributor.referee3COUTINHO, Luciano Reis.-
dc.description.resumoApesar da crescente popularidade dos esportes eletrônicos (eSports), ainda há uma escassez de trabalhos acadêmicos que exploram o comportamento de jogo das equipes. Compreender as características que ajudam discriminar entre equipes bem-sucedidas e malsucedidas poderia ajudar as equipes a melhorar suas estratégias, como determinar métricas de desempenho a serem alcançadas. Nesta dissertação, identificamos e caracterizamos padrões de comportamento de equipes com base nos dados de histórico de partidas de League of Legends, um eSport muito popular. Ao aplicar métodos de mineração de dados, como aprendizado da máquina e análise estatística, agrupamos o desempenho das equipes e investigamos para cada grupo como e em que medida essas características influenciam o sucesso e fracasso das equipes. Alguns grupos são mais propensos a terem equipes mais vencedoras do que outros, os resultados do nosso estudo ajudaram a descobrir as características que estão associadas a essa propensão e permitiram modelar métricas de desempenho de perfis de equipe bem sucedidas e malsucedidas. Encontramos ao todo 7 perfis, que foram categorizados em quatro grandes níveis em termos de proporção de equipes vencedoras: Fraco, Mais ou Menos, Bom e Top.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleCaracterização de perfis de comportamento de equipes em League of Legends.pt_BR
dc.date.issued2017-12-15-
dc.description.abstractDespite the increasing popularity of electronic sports (eSports), there is still a scarcity of academic works exploring the playing behavior of teams. Understanding the features that help to discriminate between successful and unsuccessful teams would help teams improving their strategies, such as determine performance metrics to reach. In this dissertation, we identify and characterize team behavior patterns based on historical matches data from League of Legends, a very popular eSport. By applying methods from data mining, such as machine learning and statistical analysis, we clustered teams’ performance and investigate for each cluster how and to what extent these features have an influence on teams’ success and failure. Some clusters are more likely to have winning teams than others, the results of our study helped to discover the characteristics that are associated with this predisposition and allowed us to define performance metrics of successful and unsuccessful team profiles. At all, we found 7 profiles in which were categorized into four big levels in terms of winning team proportion: Weak, So-So, Good and Top.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1617-
dc.date.accessioned2018-08-31T19:40:20Z-
dc.date.available2018-08-31-
dc.date.available2018-08-31T19:40:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeague of Legendspt_BR
dc.subjectLoLpt_BR
dc.subjectComportamento de equipespt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectAnálise de jogospt_BR
dc.subjectJogos MOBApt_BR
dc.subjectDesempenho das Equipespt_BR
dc.subjecteSportspt_BR
dc.subjectTeam Behaviorpt_BR
dc.subjectData Miningpt_BR
dc.subjectMOBA Gamespt_BR
dc.subjectTeam Performancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO JUNIOR, Fernando Felix do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO JUNIOR, F. F. do. Caracterização de perfis de comportamento de equipes em League of Legends. 2017. 62 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1617pt_BR
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