Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. S. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044107547950128pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, V. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4754499535748686pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo Verificar a percepção dos graduandos do Curso de Ciências Contábeis do CCJS/UFCG sobre a contabilidade Criativa. Levando-se em consideração a falta de compromisso por parte de alguns profissionais contábeis, ressalta-se a contabilidade criativa, voltada para discussão do papel da Contabilidade, na prevenção de ações antiéticas e nos procedimentos de controle contra práticas de manipulação de dados contábeis, após a grande divulgação de escândalos. Foi explorado o conceito de Ética como ciência da moral, associando esses conceitos com o Código de Ética do Profissional Contabilista, e o conceito de contabilidade criativa, ainda uma reflexão sobre a ética profissional envolvendo a contabilidade criativa, e ao mesmo tempo atentar sobre a importância dos valores morais incutidos dentro de cada indivíduo que compõe a organização. Como procedimentos metodológicos destacam-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a pesquisa de campo com a aplicação de um questionário. Ao fim desse estudo tem-se como resultado que o conhecimento dos alunos concluintes sobre esse assunto ainda é insuficiente, deixando lacunas sobre o assunto abordado e que as características encontradas na contabilidade criativa são opostas aos princípios da ética profissional, onde os auditores deveriam refletir sobre a possibilidade de considerar em seus pareceres a indicação específica da inexistência de contabilidade criativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleContabilidade Criativa x Fraude Contábil: a percepção do conhecimento dos graduandos de Ciências Contábeis do Campus de Sousa - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-03-14-
dc.description.abstractThis research aims to ascertain perception of graduating students of Accounting Sciences from the CCJS / UFCG on Creative Accounting. Taking into account the lack of commitment by some accounting professionals, we highlight the creative accounting, discussion focused on the role of accounting in the prevention of unethical actions and control procedures against practices of handling accounting data after the ubiquity of scandals. The concept of ethics as a science of morality, associating these concepts with the Code of Ethics of Professional Accountant, and the concept of creative accounting, even a reflection on professional ethics involving creative accounting was explored, and at the same time pay attention to the importance moral values instilled within each individual composing the organization. The methodological procedures stand out bibliographical research, desk research and field research with a questionnaire. At the end of this study has as a result that the knowledge of the graduating students on this subject is still insufficient, leaving gaps on the subject matter and that the features found on creative accounting are opposed to the principles of professional ethics, where the auditors should reflect on opportunity to consider their opinions in the absence of specific indication of creative accounting.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16207-
dc.date.accessioned2020-10-22T21:57:11Z-
dc.date.available2020-10-22-
dc.date.available2020-10-22T21:57:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectContabilidade Criativapt_BR
dc.subjectProfissionais Contábeispt_BR
dc.subjectCódigo de Ética do Profissionalpt_BR
dc.subjectFraudept_BR
dc.subjectAções antiéticaspt_BR
dc.subjectÉtica e moralpt_BR
dc.subjectCreative Accountingpt_BR
dc.subjectAccounting Professionalspt_BR
dc.subjectProfessional Code of Ethicspt_BR
dc.subjectFraudpt_BR
dc.subjectUnethical actionspt_BR
dc.subjectEthic and moralpt_BR
dc.subjectEstudo de percepção-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria do Socorro Araújo da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCreative Accounting x Accounting Fraud: the knowledge of undergraduate students of Accounting Sciences at Campus de Sousa - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria do Socorro Araújo da. Contabilidade Criativa x Fraude Contábil: a percepção do conhecimento dos graduandos de Ciências Contábeis do Campus de Sousa - PB. 2014. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO ARAÚJO DA SILVA - TCC C. CONTÁBEIS 2014.pdfMaria do Socorro Araújo da Silva - TCC Ciências Contábeis 2014435.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.