Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16211
Title: Contabilidade, teoria da comunicação e semiótica: um estudo com os docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas em Ciências Contábeis na Paraíba.
Other Titles: Accounting, communication theory and semiotics: a study with teachers in accounting theory from Public HEIs in Accounting Sciences in Paraíba.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Mônica Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Fabiano Ferreira.
Keywords: Profissional Contábil;Teoria da comunicação;Semiótica;Demonstrativos contábeis;Evidenciação e informação;Accounting Professional;Communication theory;Semiotics;Financial statements;Disclosure and information
Issue Date: Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Mônica Barbosa. Contabilidade, teoria da comunicação e semiótica: um estudo com os docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas em Ciências Contábeis na Paraíba. 2014. 54fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A contabilidade, como linguagem através da evidenciação de suas demonstrações contábeis, tem como principal objetivo, estabelecer uma comunicação entre o profissional contábil e cliente, onde serão fornecidas informações úteis para a tomada de decisão. No entanto percebe-se que nem sempre essas informações são acessíveis aos seus usuários, por serem muitas vezes pouco compreendidas por eles. É neste contexto que estudos têm sido impulsionados e dois novos delineamentos teóricos têm contribuído para tornar as demonstrações contábeis mais compreensíveis, trata-se da Teoria da comunicação e a Semiótica. A pesquisa busca investigar a relação entre a ciência contábil, a teoria da comunicação e a semiótica na percepção dos docentes que lecionam teoria da contabilidade das IES Públicas da Paraíba, investigar se o docente faz ligação entre a ciência contábil, a teoria da comunicação e a semiótica, verificar a importância atribuída à disciplina teoria da contabilidade, mostrar a aplicabilidade dessas três disciplinas e investigar se há alguma relação entre elas, sob a percepção dos docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, documental e bibliográfica e utilização de um questionário para obtenção da percepção dos docentes. Participaram da pesquisa, seis professores das três IES Públicas da Paraíba, a saber, UEPB, UFCG e UFPB. Diante das informações obtidas, observou-se que existe sim uma relação entre a contabilidade, a semiótica e a teoria da comunicação, pois a contabilidade possui uma linguagem própria, e se comunica através dessa linguagem por meio dos seus demonstrativos contábeis, conceitos da teoria da comunicação e da semiótica, respectivamente, e que embora exista essa ligação, os docentes ainda tem pouco ou nenhum conhecimento a cerca da semiótica e da teoria da comunicação.
Abstract: The accounting as language through disclosure of its financial statements, aims to establish a communication between the accounting professional and client, where useful information will be provided supplied for the socket of decision. However it is noticed that not always those information are accessible to their users, for they be a lot of times little understood by them. It is in this context that studies have been impelled and two new theoretical features have contributed to make the financial statements more understandable it is the Communication Theory and Semiotics. The research aims to investigate the relationship between the accounting science, communication theory and semiotics in the perception of teachers who teach accounting theory in the Public IES of Paraíba, to investigate if the teacher makes connection between the accounting science, communication theory and semiotics, to verify the importance attributed to the discipline of accounting theory. to show the applicability of these three disciplines and investigate if there is any relationship between them under the teachers' perception in theory of the accounting in the Public IES of Paraíba. This is a research of the quantitative, documental and bibliographical character and use of a questionnaire to obtain the teachers´ perceptions. Six teachers of three Public IES of Paraiba participated in the research, to know, UEPB, UFCG and UFPB. Before the obtained information, it was observed that there is a relation between accounting, semiotics and communication theory because accounting has its own language, and communicates through that language through its financial statements, concepts of communication theory and semiotics, respectively and that although there is such a link the teachers still have little or no knowledge about semiotics and communication theory.
Keywords: Profissional Contábil
Teoria da comunicação
Semiótica
Demonstrativos contábeis
Evidenciação e informação
Accounting Professional
Communication theory
Semiotics
Financial statements
Disclosure and information
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16211
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÔNICA BARBOSA LEITE - TCC C. CONTÁBEIS 2014.pdfMônica Barbosa Leite - TCC Ciências Contábeis 2014536.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.