Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1CIRNE, Gianinni Martins Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDCIRNE, G. M. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3631912160699084pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.-
dc.contributor.referee1IDMELO, L. S. A.pt_BR
dc.contributor.referee2BATISTA, Fabiano Ferreira.-
dc.contributor.referee2IDBATISTA, F. F.pt_BR
dc.description.resumoA contabilidade, como linguagem através da evidenciação de suas demonstrações contábeis, tem como principal objetivo, estabelecer uma comunicação entre o profissional contábil e cliente, onde serão fornecidas informações úteis para a tomada de decisão. No entanto percebe-se que nem sempre essas informações são acessíveis aos seus usuários, por serem muitas vezes pouco compreendidas por eles. É neste contexto que estudos têm sido impulsionados e dois novos delineamentos teóricos têm contribuído para tornar as demonstrações contábeis mais compreensíveis, trata-se da Teoria da comunicação e a Semiótica. A pesquisa busca investigar a relação entre a ciência contábil, a teoria da comunicação e a semiótica na percepção dos docentes que lecionam teoria da contabilidade das IES Públicas da Paraíba, investigar se o docente faz ligação entre a ciência contábil, a teoria da comunicação e a semiótica, verificar a importância atribuída à disciplina teoria da contabilidade, mostrar a aplicabilidade dessas três disciplinas e investigar se há alguma relação entre elas, sob a percepção dos docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, documental e bibliográfica e utilização de um questionário para obtenção da percepção dos docentes. Participaram da pesquisa, seis professores das três IES Públicas da Paraíba, a saber, UEPB, UFCG e UFPB. Diante das informações obtidas, observou-se que existe sim uma relação entre a contabilidade, a semiótica e a teoria da comunicação, pois a contabilidade possui uma linguagem própria, e se comunica através dessa linguagem por meio dos seus demonstrativos contábeis, conceitos da teoria da comunicação e da semiótica, respectivamente, e que embora exista essa ligação, os docentes ainda tem pouco ou nenhum conhecimento a cerca da semiótica e da teoria da comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleContabilidade, teoria da comunicação e semiótica: um estudo com os docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas em Ciências Contábeis na Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2014-04-
dc.description.abstractThe accounting as language through disclosure of its financial statements, aims to establish a communication between the accounting professional and client, where useful information will be provided supplied for the socket of decision. However it is noticed that not always those information are accessible to their users, for they be a lot of times little understood by them. It is in this context that studies have been impelled and two new theoretical features have contributed to make the financial statements more understandable it is the Communication Theory and Semiotics. The research aims to investigate the relationship between the accounting science, communication theory and semiotics in the perception of teachers who teach accounting theory in the Public IES of Paraíba, to investigate if the teacher makes connection between the accounting science, communication theory and semiotics, to verify the importance attributed to the discipline of accounting theory. to show the applicability of these three disciplines and investigate if there is any relationship between them under the teachers' perception in theory of the accounting in the Public IES of Paraíba. This is a research of the quantitative, documental and bibliographical character and use of a questionnaire to obtain the teachers´ perceptions. Six teachers of three Public IES of Paraiba participated in the research, to know, UEPB, UFCG and UFPB. Before the obtained information, it was observed that there is a relation between accounting, semiotics and communication theory because accounting has its own language, and communicates through that language through its financial statements, concepts of communication theory and semiotics, respectively and that although there is such a link the teachers still have little or no knowledge about semiotics and communication theory.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16211-
dc.date.accessioned2020-10-22T23:41:31Z-
dc.date.available2020-10-22-
dc.date.available2020-10-22T23:41:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfissional Contábilpt_BR
dc.subjectTeoria da comunicaçãopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectDemonstrativos contábeispt_BR
dc.subjectEvidenciação e informaçãopt_BR
dc.subjectAccounting Professionalpt_BR
dc.subjectCommunication theorypt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectFinancial statementspt_BR
dc.subjectDisclosure and informationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Mônica Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAccounting, communication theory and semiotics: a study with teachers in accounting theory from Public HEIs in Accounting Sciences in Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Mônica Barbosa. Contabilidade, teoria da comunicação e semiótica: um estudo com os docentes em teoria da contabilidade das IES Públicas em Ciências Contábeis na Paraíba. 2014. 54fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÔNICA BARBOSA LEITE - TCC C. CONTÁBEIS 2014.pdfMônica Barbosa Leite - TCC Ciências Contábeis 2014536.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.