Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4856480961305199pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, H. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4993914550234923pt_BR
dc.contributor.advisor2PERKUSICH, Angelo.-
dc.contributor.advisor2IDPERKUSICH, A.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9439858291700830pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Leandro dias da.-
dc.contributor.referee2GORGÔNIO, Kyller Costa.-
dc.description.resumoEm uma sociedade cada vez mais individualista e exigente, o aumento na demanda por produtos personalizados e adaptados às necessidades individuais se reflete diretamente na publicidade. Consumidores estão expostos diariamente a inúmeros meios de comunicação e requerem anúncios de produtos de seu interesse para que a mensagem seja lembrada. ma alternativa para tornar o anúncio relevante é adequá-lo às expectativas do consumidor. A publicidade pervasiva se mostra viável à realização desse processo, por possibilitar a veiculação de anúncios adaptados ao contexto do consumidor. sinalização digital é um exemplo de publicidade pervasiva e vem ganhando destaque pelo seu crescimento, oportunidades apresentadas e pelo barateamento das tecnologias que tornam viável a sua utilização. A sinalização digital possibilita a entrega de anúncios adaptados às necessidades dos consumidores, utilizando elementos gráficos com maior potencial para atrair sua atenção, além de possibilitar a exibição dos anúncios em momentos oportunos. Com o objetivo de tornai- a sinalização digital mais adaptada aos consumidores, diversas abordagens foram propostas. No entanto, a maioria dessas abordagens depende de interações explícitas com o consumidor, o que pode não ocorrer devido à casualidade desse meio de comunicação. trabalho propõe-se um método para tornar mais efetiva a seleção de anúncios sem a necessidade de interação e retorno do consumidor. O método proposto baseia-se no uso da informação sobre o público alvo e interesses relacionados aos produtos. O método foi testado e validado com a comparação a outras abordagens identificadas na literatura e de propósitos similares. Os testes foram realizados em um experimento com a participação de 112 entrevistados, obtendo-se resultados satisfatórios e compatíveis com abordagens que exigem a interação e o retorno explícito do consumidor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleSeleção de anúncios em sinalização digital baseada na segmentação de mercado e comportamento do consumidor.pt_BR
dc.date.issued2012-02-05-
dc.description.abstractworld where the consumer's individual demand is ever growing, the increase in the desire for custom products causes a direct impact in publicity. Consumers are daily exposed to a myriad of communication media and require advertisements for products of interest. An alternative to make advertisement relevant to the interests of the consumers is making it customizable. Pervasive advertising makes feasible that process, because it allows advertisements to be adapted to the consumer's context. Digiital Signage is an example of pervasive advertising and has received increasing attention for its growth in adoption. Price drop on related technologies makes its adoption viable. Digital signage allows adapting and presenting advertisements to the consumers, using graphical elements which can be used to get further attention from the consumers. Also, this media can make the advertisements situational. Several approaches were proposed in order to adapt Digital Signage for the consumers. Most of these, however, depend on the explicit interaction with the consumer which may not take place due to the casualness of the communication media. In this work, we propose a method for making the advertisements selection more effective without the need for interaction with the customers. This method is based on information about the target audience and products of interest. The method was validated, tested and compared with other methods with similar purposes. The tests were performed in an experiment involving 112 interviewed. The results were satisfactory and compatible with approaches that require explicit interaction.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1625-
dc.date.accessioned2018-09-02T13:47:24Z-
dc.date.available2018-09-02-
dc.date.available2018-09-02T13:47:24Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSinalização digitalpt_BR
dc.subjectSegmentação de mercadopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectComputação pervasivapt_BR
dc.subjectPublicidade pervasivapt_BR
dc.subjectSistema de recomendaçãopt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectPervasive computingpt_BR
dc.subjectMarket segmentationpt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Leonardo Soares e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSelecting ads in digital signage based on market segmentation and consumer behavior.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Soares e. Seleção de anúncios em sinalização digital baseada na segmentação de mercado e comportamento do consumidor. 2012. 96f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1625pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEONARDO SOARES E SILVA - DISSERTAÇÃO PPGCC 2012.pdfLeonardo Soares e Silva - Dissertação PPGCC 2012.18.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.