Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, M. A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Robevaldo Queiroga da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, R. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6147052034947358pt_BR
dc.description.resumoSabe-se que o instituto da aposentadoria por idade visa salvaguardar o indivíduo do infortúnio da velhice, e para tanto o legislador previu critérios de determinação específicos que devem ser preenchidos pelo segurado para obtenção do referido beneplácito. Nesse viés, o §3º do art. 48 da Lei 8.213/91, com redação dada pela Lei 11.718/08, instituiu nova modalidade de aposentadoria por idade que permite ao trabalhador rural, detentor desta condição quando do requerimento administrativo, e que não atingiu a carência necessária para deferimento da aposentadoria rural, contabilizar o período de atividade desempenhada em outra categoria de trabalho para obtenção da aposentação híbrida ou mista, como esta restou batizada pela doutrina. Isto é, autorizou-se por meio de tal dispositivo a soma de tempo urbano e rural para efeitos de integralização da carência. Contudo, negou aos trabalhadores urbanos o direito de contagem do tempo de atividade desenvolvida no meio rural, excetuando-os da percepção do beneplácito, em evidente afronta ao princípio da isonomia. Nesse particular, o presente trabalho tem o propósito de analisar a possibilidade de extensão da aposentadoria híbrida aos segurados urbanos, com fundamento nos princípios descansados no art. 194 da Constituição Federal, notadamente no princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais (inciso II), sendo este desdobramento da isonomia. Objetiva-se demonstrar que o acréscimo legal deve ser interpretado de forma mais favorável ao segurado, bem como em consonância com os preceitos da Carta Magna. Vislumbra-se, portanto, a necessidade social de ampliação dos destinatários da aposentadoria híbrida, suprindo a inconsistência imposta pelo parágrafo mencionado, como forma de realização da justiça social e da efetivação da dignidade da pessoa humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.titleA aplicabilidade da aposentadoria híbrida aos trabalhadores urbanos sob á luz do principio da isonomia.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractIt is known that the age for retirement institute aims to safeguard the individual of the misfortune old age, and for this, the legislator predicted criteria of specific determinations that must be completed by the insured for the obtainment of referred blessing. This bias, the §3º of the art 48 of the Law 8,213/91, as amended by Law 11,718 / 08 instituted new age for retirement mode that allows the rural worker, detent this condition during the administrative requirement, and that did not reach the necessary grace period for acceptance of rural retirement, count the period of activity performed in other work category for the obtainment of hybrid or mixed retirement, as this remains baptized by the doctrine. That is, it was authorized by means of such a device the sum of urban and rural time for effects of the integration of the deficiency. However, denied to urban workers the right to timing of activity developed in rural areas, except the perception of the blessing, in evident affront to the principle of equality. This particular, the present paper is intended of to analyze the extension possibility of hybrid retirement to the urban insured with fundament in the present on the basis of principles rested in art. 194 of the Federal Constitution. Notably on the principle of uniformity and equivalence of benefits and services for urban and rural populations (item II), being and this offshoot of equality. The objective is to demonstrate that the legal increase should be interpreted more favorably to the insured, as well in consonance with the precepts of the Constitution. Therefore, it sees the social necessity of extension to the recipients of the hybrid retirement, supplying the inconsistency imposed by that paragraph as a way of the social justice and the realization of human dignity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16293-
dc.date.accessioned2020-11-01T20:28:08Z-
dc.date.available2020-11-01-
dc.date.available2020-11-01T20:28:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrincípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e ruraispt_BR
dc.subjectAposentadoria híbrida ou mistapt_BR
dc.subjectRealização da justiça socialpt_BR
dc.subjectPrinciple of uniformity and equivalence of benefits and services to urban and rural populationspt_BR
dc.subjectHybrid or mixed retirementpt_BR
dc.subjectRealization of social justicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Maria Albanyse Carvalho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe applicability of hybrid retirement to urban workers in the light of the principle of isonomy.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Albanyse Carvalho. A aplicabilidade da aposentadoria híbrida aos trabalhadores urbanos sob á luz do principio da isonomia. 2015. 57fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALBANYSE CARVALHO SANTOS - TCC DIREITO 2015.pdfMaria Albanyse Carvalho Santos - TCC Direito 2015517.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.