Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16342
Title: Ativo e sua mensuração: um estudo acerca do conhecimento agregado pela disciplina de Teoria da Contabilidade aos discentes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Paraíba.
Other Titles: Assets and their measurement: a study about the knowledge added by the Accounting Theory discipline to students of the Accounting Sciences course in the State of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SUCUPIRA, Francimerio Miguel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BATISTA, Fabiano Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Lucia Silva Albuquerque de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
Keywords: Teoria da Contabilidade;Ativo e Mensuração;Valores e Custos;Balanço Patrimonial;Accounting Theory;Assets and Measurement;Values and Costs;Balance Sheet
Issue Date: 19-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SUCUPIRA, Francimerio Miguel. Ativo e sua mensuração: um estudo acerca do conhecimento agregado pela disciplina de Teoria da Contabilidade aos discentes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Paraíba. 2013. 72fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa buscou verificar o conhecimento agregado sobre a disciplina de Teoria da Contabilidade junto aos discentes dos cursos de Ciências Contábeis do Estado da Paraíba no entendimento do ativo e sua mensuração. Para alcançar seu objetivo, a pesquisa foi realizada através de análises da literatura apresentada nos diversos livros e textos que versam sobre o assunto e de um questionário aplicado aos discentes antes e após terem cursado a disciplina de Teoria da Contabilidade, sendo, portanto, considerada metodologicamente nesses aspectos uma pesquisa bibliográfica e de levantamento. Através das análises dos dados realizadas com o auxílio de uma planilha do Microsoft Excel, buscou-se verificar as percepção dos discentes que ainda não cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade acerca da mesma; averiguar o conhecimento dos discentes que já cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade acerca do ativo e os conhecimentos agregados sobre o mesmo; e identificar as divergências entre a percepção dos alunos antes e depois de cursarem a disciplina de teoria da contabilidade. Nesse sentido, pode ser considerada também uma pesquisa descritiva. Como resultado constatou-se que 70,83% dos que já cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade apresentam conhecimento satisfatório quando foram avaliados sobre o conhecimento que possuem em relação ao conceito e a mensuração de um ativo. Entre os alunos que ainda não cursaram a disciplina de Teoria da Contabilidade apenas 35,89% apresentaram resposta positiva no sentido de ter conhecimento sobre o assunto.
Abstract: This research aimed to verify the amount of knowledge on the discipline Accountancy Theory that the students from the degrees on Accountancy in the state of Paraíba have, especially concerning to the aspects of the asset and its mensuration. To achieving its goal, the research was conducted through analysis of the literature presented in various books and texts which deal with the subject and a questionnaire delivered to the students before and after they have taken the complete course in Accounting Theory. It can be, therefore, regarding to its methodology, considered a bibliographical and data collection /survey research. Through the analysis of data, performed with the means of a Microsoft Excel spreadsheet, we sought to examine the perception of the students who have not attended the discipline of Accounting Theory about the same discipline; investigate the knowledge of the students who already studied on Accounting Theory about active and aggregated knowledge about it; and identify the differences between the perceptions of students before and after attend the discipline of Accounting Theory. Accordingly, it can also be considered a descriptive. As a result, the data showed that 70,83% of the students which had attended Accountancy Theory have a consistent and satisfactory knowledge when evaluated about on the concept and measurement of an asset. On the other hand, the students that have not attended Accountancy Theory yet presented only 35,89% of some understanding on the subject.
Keywords: Teoria da Contabilidade
Ativo e Mensuração
Valores e Custos
Balanço Patrimonial
Accounting Theory
Assets and Measurement
Values and Costs
Balance Sheet
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16342
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIMERIO MIGUEL SUCUPIRA - TCC C. CONTÁBEIS 2013.pdfFrancimerio Miguel Sucupira - TCC Ciências Contábeis 2013421.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.